“A única zebra listrada do mundo” de Maurício Veneza é destinada a leitores iniciantes, de 6 a 7 anos. Logo, o livro apresenta uma narrativa envolvente e ilustrações expressivas. Além disso, é adequado para a leitura mediada oucompartilhada, proporcionando um rico espaço para reflexões e aprendizado.
Sobre a obra
A história narra a origem mítica das zebras listradas, inspirando-se na tradição oral africana e em elementos bíblicos. Em um mundo onde zebras brancas e pretas viviam separadas, o amor proibido entre uma zebra preta e uma zebra branca deu origem a Omokunrin, o primeiro filhote listrado.
Portanto, sozinho após a morte dos pais, Omokunrin embarca em uma jornada de aceitação, busca e autodescoberta.
Com temas transversais como ética e pluralidade cultural, o livro explora valores fundamentais, como tolerância, pertencimento e
resiliência. Assim, apresenta um linguagem acessível e um enredo cativante. O que faz de “A única zebra listrada do mundo” uma leitura ideal para crianças em nível básico, enquanto os temas universais garantem relevância para leitores de todas as idades.
Logo, a história instiga reflexões sobre preconceito, aceitação e a importância de respeitar as diferenças, oferecendo uma
experiência literária enriquecedora.
Sobre o autor
Maurício Veneza nasceu em Niterói. Depois de ter passado pela publicidade, por desenhos de humor e histórias em quadrinhos, passou a dedicar-se com exclusividade aos livros para crianças e jovens, como escritor e ilustrador.
Livros com seus textos e/ou imagens já receberam distinções, como o selo Altamente Recomendável da FNLIJ, e também prêmios, como o da Academia Brasileira de Letras e da revista Crescer.
Além disso, muitos também foram incluídos em programas de leitura, como o PNBE e o PNLD. Entre obras escritas ou ilustradas, são mais de cento e cinquenta títulos publicados. Por fim, ele é também um dos fundadores da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ),
Leia Também: Ficção católica da Paulus Editora ganha adaptação
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram