Nesta sexta-feira (5), o grupo musical ABBA, famosos pelos hits “Dancing Queen”, “Mamma Mia” e muitos outros, lançam um novo álbum de estúdio após 40 anos de “pausa”.
O grupo formado por Anni-Frid Lyngstad (75 anos), Agnetha Fältskog (71), Björn Ulvaeus (76) e Benny Andersson (74) se separou em 1982. Seu álbum “The Visitors”, de 81, foi seu último lançamento. A carreira da banda se estendeu até o próximo século onde suas músicas fazem sucesso até hoje.
A banda sueca começou com os dois B’s Björn Ulveaus e Benny Andersson em 1966, logo após as duas integrantes femininas Anni-Frid Lyngstad e Agnetha Fältskog se juntaram ao grupo em 1969. Assim nasceu o que seria um dos maiores grupos europeus do século XX, “ABBA”.
Bjorn e Agnetha se casaram antes da criação do grupo, já Benny e Anny-Frid se uniram em 1978. Os dois casais seguiam sua escalada histórica no pop dos anos 70, fato que ocasionou para que ABBA fosse a banda que mais vendeu discos naquele ano. Mesmo com as obrigações matrimoniais, os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias. Após o divórcio dos dois casais o grupo entrou em declínio e tiveram uma queda de aceitação do público. Em 1982, após o último lançamento do álbum de 81, o grupo se separou.
O sucesso de suas músicas perduraram outras gerações que cresceram com seus pais ouvindo ABBA. Em 2008 era lançado Mamma Mia, um musical que conta a história de uma moradora de uma ilha na Grécia e seus romances. Com Meryl Streep no papel principal, a produção teve como base os sucessos do grupo ABBA e foi de grande apreço do público, ganhando uma sequência em 2018.
Em 2020 o grupo anunciou seu retornou e agora, em 2021, lançam seu mais novo trabalho “Voyage”, um álbum que contempla os ritmos de sucesso que embalaram os anos 70 e ainda contam um pouco de sua história nas letras.
“Voyage” está disponível em todas as plataformas digitais, confira: