Iniciativa busca reduzir custos de controles adaptados para pessoas com deficiência

A AbleGamers Brasil abriu um abaixo-assinado que pede a isenção de impostos para jogos e controles adaptados usados por pessoas com deficiência. A proposta busca tornar esses equipamentos mais acessíveis e diminuir o alto custo das taxas.

A organização tem o objetivo de proporcionar a inclusão de jogadores com deficiência e conscientizar o público sobre a importância da acessibilidade. O abaixo-assinado surgiu para promover o Projeto de Lei nº 484/2024 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). 

Os controles adaptados vendidos no Brasil custam mais do que no exterior, principalmente por peças importadas e parte do custo é devido a carga tributária aplicada ao produto. Os valores variam de R$ 500 a R$ 7 mil, dependendo da adaptação necessária,

Para jogadores com deficiência, esses dispositivos são fundamentais para que possam jogar com autonomia e envolver-se com os jogos. No entanto, o preço alto deixa essa tecnologia fora do alcance do público. Quem dependem desses equipamentos enfrenta barreiras, já que os jogos também têm funções sociais, terapêuticas e de convivência.

Com o Projeto de Lei nº 484/2024 sendo aprovado, o Poder Executivo passa a autorizar a isenção do ICMS, no Estado de São Paulo, para a compra de componentes, acessórios, adaptações de controles e jogos eletrônicos destinados a pessoas com deficiência.

Sobre a ONG

A AbleGamers atua ampliando oportunidades de diversão em jogos, enfrentando o isolamento social, incentivando comunidades inclusivas e melhorando a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Mais detalhes sobre a AbleGamers Brasil estão disponíveis no site da ONG e nas redes sociais.

Imagem de capa: Divulgação AbleGamers Brasil / BIG Festival