O universo das adaptações está cada vez mais em alta, sendo um fenômeno ”multiplataforma” que movimenta o público e fãs entre as modalidades da história, incluindo os fãs de jogos. Além disso, é importante destacar a experiência que cada uma dessas modalidades pode apresentar para o seu público.
A adaptação de jogos para livros, filmes, séries e animes é uma prática relativamente comum na indústria de entretenimento, pois podem oferecer histórias ricas e complexas. Assim, é comum que criem uma nova perspectiva ou complementem o imaginário com uma profundidade maior.
Jogos que viraram livros
A adaptação de jogos para livros ainda é um mercado em expansão, mas que já movimenta um público considerável entre as plataformas. Então, alguns jogos que foram adaptados para livros são:
- Assassin’s Creed
A série de jogos de ação-aventura deu origem a série de livros de ficção histórica de Oliver Bowden. Os livros contam a história de Desmond Miles, um homem que viaja no tempo para viver as memórias de seus ancestrais, que eram assassinos.
Assim, a publicação do primeiro livro ocorreu em 2011 e as outras 4 de 2012.
- God of War
Um dos jogos mais famosos e queridos do universo gamer, God Of War recebeu a adaptação literária dos primeiros jogos em 2012 e 2013 respectivamente.
Os livros contam a história do próprio jogo e trazem um aprofundamento em algumas partes da mitologia presente no jogo.
- Halo
A série de jogos Halo, desenvolvida pela Bungie e publicada pela Microsoft Studios, é uma das mais populares e aclamadas da história dos videogames. Assim, os jogos se passam no século 26, onde a humanidade está em guerra com uma raça alienígena conhecida como Covenant.
A série Halo tem adaptações para livros de diversas ocasiões. A primeira adaptação foi o romance “The Fall of Reach”, de Eric Nylund, lançado em 2001.
Filmes que viraram jogos
As adaptações de filmes e séries para jogos não são tão comuns, sendo que a maioria das adaptações de filmes que viraram jogos também viraram livros.
Em alguns casos, os jogos e a adaptação cinematográfica já possuem visibilidade devido à produção literária.
- Jumanji
A adaptação de Jumanji para jogo foi lançada em 2019 para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Microsoft Windows. Além disso, o jogo é baseado no filme de 2017, Jumanji: Bem-vindo à Selva.
- Maze Runner
A adaptação de Maze Runner para jogo foi lançada em 2014 para dispositivos móveis Android e iOS, no entanto jogo é baseado somente no filme de 2014, Maze Runner: Correr ou Morrer.
Assim, Na história, Thomas acorda em um labirinto sem fim, sem memória de quem é ou como chegou lá. Então, ele se junta a outros jovens que estão presos no labirinto, e juntos eles precisam encontrar uma maneira de escapar.
Animes com adaptações para jogos
Não é novidade nenhuma que muitos animes se tornam jogos. Então, com um público relativamente mesclado, é comum encontrarmos fãs de games e animes entusiastas das duas modalidades.
Muitos jogos de animes são famosos e chegam a conquistar até mesmo quem nunca assistiu o anime de fato.
É um jogo de luta baseado na série de anime e mangá Naruto. Assim, o jogo segue a história da série Naruto Shippuden, começando com a Quarta Guerra Ninja e terminando com o casamento de Naruto e Hinata. O jogo apresenta mais de 100 personagens jogáveis, incluindo Naruto, Sasuke, Sakura, Kakashi, Madara Uchiha e Kaguya Otsutsuki.
- Sword Art Online: Alicization Lycoris
Sword Art Online possui uma série de jogos que seguem a história da série de anime e mangá. Os jogos geralmente apresentam um sistema de combate baseado em ação, onde os jogadores podem usar uma variedade de habilidades para lutar contra seus oponentes.
Sword Art Online: Alicization Lycoris é um JRPG de ação ambicioso que mergulha no arco Alicization da série, levando você ao mundo virtual de Underworld. Lançado em 2020 para PS4, Xbox One e PC, o jogo conquistou fãs com sua história original, combate intenso e personagens cativantes.
Adaptar um jogo para outro meio e vice-versa pode ser um desafio. Os jogos são uma forma de arte única com suas próprias regras e expectativas. É importante que as adaptações sejam fiéis aos originais, mas também que sejam capazes de se sustentar por conta própria como obras de arte.
*Essa matéria é uma parceria entre as editorias de Games, Filmes e Séries, Animes e Livros.*