A poetisa mineira Adélia Prado é a vencedora do Prêmio Machado de Assis. A Academia Brasileira de Letras (ABL), anunciou a vencedora da edição de 2024, na última quinta-feira (20). Ela foi premiada pelo conjunto da obra e deverá receber 100 mil reais. Adélia Prado é uma das maiores poetisas do Brasil, e já ganhou diversos outros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti. Atualmente ela tem 88 anos e vive em Divinópolis – Minas Gerais.

Após mais de vinte anos trabalhando como professora, Adélia Prado estreou como poetisa em 1976, com o livro “Bagagem”. Desde então já publicou mais de vinte e cinco obras, não apenas poesias, mas também prosas. Seus versos se destacam por abordar o ponto de vista feminino, assim como religiosidade e misticismo. 

Confira abaixo um dos textos da poetisa:

Fragmento

Bem-aventurado o que pressentiu quando a manhã começou: não vai ser diferente da noite.
Prolongados permanecerão o corpo sem pouso, o pensamento dividido entre deitar-se primeiro à esquerda ou à direita
e mesmo assim anunciou o paciente ao meio-dia: algumas horas e já anoitece, o mormaço abranda, um vento bom entra nessa janela.

O Prêmio

Entregue pela ABL, o Prêmio Machado de Assis é a principal premiação da literatura brasileira. Criado em 1941, é entregue anualmente aos escritores pelo conjunto da obra. Dessa forma, o objetivo é reconhecer o trabalho relevante para a cultura brasileira. Os membros da ABL escolhem o vencedor. O escolhido recebe uma premiação em dinheiro. Grandes nomes da literatura já ganharam a honraria como Érico Veríssimo, Carolina Nabuco, Fernando Sabino e Ana Maria Machado.