Morreu nesta terça-feira (13 de maio) o ex-presidente do Uruguai José Alberto “Pepe” Mujica Cordano aos 89 anos. Mujica enfrentava um câncer de esôfago que já estava em estado terminal, e recebia cuidados paliativos. Presidente do Uruguai entre os anos de 2010 e 2015, Mujica é lembrado por sua trajetória como militante ainda jovem, assim como pela defesa de causas sociais.  

Em seu governo, implementou políticas consideradas progressistas, em defesa da sustentabilidade e da justiça social. Ganhou notoriedade também por seu estilo de vida simples, uma vez que, como presidente, doava boa parte de seu salário e continuou vivendo uma vida humilde em sua chácara. 

O estilo e as ideias defendidas por Pepe Mujica foram temas de obras de vários escritores, que buscaram narrar um dos líderes mais carismáticos da América Latina. Veja algumas obras:

“Uma Ovelha Negra no Poder” de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz

Crédito: Difel

O livro é um relato construído ao longo de vinte anos de entrevistas, os autores Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz revelam o que pensa Pepe Mujica sobre o caminho que levou sua chegada ao poder. Eles ressaltam como o autor se sentia “uma ovelha negra em um mundo alheio”. 

Além disso, retomam toda a história da militância do ex-presidente no Movimento de Libertação Nacional durante a década de 1960. Organização que assaltava bancos para distribuir dinheiro aos pobres. 

Retoma a luta contra a ditadura militar instalada no Uruguai entre 1973 e 1985, pela qual ficou preso durante 15 anos. A partir daí, relembra a carreira política que levou Pepe Mujica à Presidência do Uruguai na eleição de 2009.

“Chomsky & Mujica: sobrevivendo ao século XXI” de Saúl Alvídrez

Crédito: Civilização Brasileira

O documentarista mexicano Saúl Alvídrez reuniu Pepe Mujica e Noam Chomsky, onde duas referências do pensamento contemporâneo trocaram ideias. Eles refletem sobre mudanças climáticas, política, corrupção, populismo e capitalismo. Dessa forma, “Chomsky & Mujica: sobrevivendo ao século XXI” fala da importância de caminhar na direção da democracia, liberdade, vida com propósito, amor e amizade.

“Palavras para depois: conversas com Pepe Mujica” de Fabián Restivo

Crédito: Editora Coragem

O livro reúne uma série de diálogos entre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e o jornalista argentino Fabián Restivo. A obra é o resultado de dez dias de conversa sobre muitos temas, como a vida, a militância, a política, assim como o amor, a juventude e a relação com a natureza. 

Mujica compartilha sua perspectiva de que o ser humano está em constante aprendizado, mas sem respostas prontas ou definitivas. Olívio Dutra assina a introdução do livro, e diz: “essa conversa tão humana nos lembra que, apesar de todas as adversidades e injustiças, há sempre um tição aceso debaixo das cinzas, e que precisa ser soprado. Para alimentar essa chama, temos aqui, sem dúvidas, uma leitura fundamental.”