“Águias da República” chega aos cinemas brasileiros nesta semana
O filme Águias da República, de Tarik Saleh, estreia no Brasil amanhã (08). A produção já passou pelos festivais de Cannes e Toronto, além de integrar programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2025.
O thriller político acompanha George Fahmy (Fares Fares), astro do cinema egípcio que se envolve em um um conflito direto com o governo do país. Ameaçado, ele é obrigado a protagonizar um filme de propaganda política sobre o presidente do Egito, o general Abdel Fattah el-Sissi.
Além disso, o ator começa um relacionamento amoroso secreto com a esposa de um dos militares responsáveis por sua vigilância, o que agrava ainda mais sua situação. Assim, George é sugado pelo jogo de poder da política egípcia, correndo perigos cada vez maiores.
Dessa maneira, o longa faz duras críticas ao autoritarismo, expondo as manipulações promovidas pelo Estado. O filme também revela como a indústria cinematográfica do Egito é controlada e utilizada como ferramenta de propaganda governamental.

Trilogia do Cairo
Ao lado de The Nile Hilton Incident (2017) e Garoto dos Céus (2022), “Águias da República” encerra a Trilogia do Cairo, realizada por Tarik Saleh. Os três filmes exploram a nuances do regime político egípcio. Inclusive, o ator Fares Fares protagoniza as três produções.
Enquanto “The Nile Hilton Incident” aborda a corrupção policial e o submundo do crime, “Garoto dos Céus” examina as conexões entre política, religião e manipulação institucional. O primeiro longa venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance. Já o segundo rendeu a Saleh o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes.
Dessa forma, a Trilogia do Cairo consolida-se como um projeto cinematográfico de forte crítica ao governo autoritário do Egito. Em entrevista ao OkayAfrica, Tarik Saleh afirmou: “Os três filmes retratam homens que tentam controlar seu destino e fracassam. Eles são subjugados até se quebrarem”.
Aliás, devido ao teor crítico de suas obras, o diretor é proibido de entrar no país e considerado persona non grata pelo regime. Por isso, seus filmes são produzidos fora do Egito. Vale ressaltar que Saleh nasceu na Suécia, mas é descendente de egípcios.
LEIA MAIS: 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia filmes selecionados
Destaque nos festivais
“Águias da República” fez sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2025, onde concorreu à Palma de Ouro. Após boa recepção no circuito internacional, incluindo os festivais de Toronto e Estocolmo, o longa foi selecionado pela Suécia como seu representante na disputa por uma vaga no Oscar 2026. No entanto, acabou ficando fora da pré-lista da Academia na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, o filme conquistou 11 indicações ao Prêmio Guldbagge, a principal premiação do cinema sueco, concorrendo em categorias como Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro.
Assim, “Águias da República” se firma como uma forte recomendação para o público que busca um cinema político denso e atual. O longa estreia nos cinemas brasileiros amanhã (08).
Imagem de capa: Reprodução/Mostra de Cinema Internacional de São Paulo
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.