A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda (23), que “Ainda Estou Aqui” irá concorrer à indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar pelo Brasil. O filme foi aclamado em sua estreia no Festival de Veneza e venceu a categoria de Melhor Roteiro na premiação.

Com direção de Walter Salles (Central do Brasil) e roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, o longa é baseado na história real contada do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. Na trama, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, mãe de cinco filhos que se torna uma ativista na época da Ditadura Militar quando seu marido é sequestrado pela Polícia e desaparece sob sua custódia.

Créditos: Alile Dara Onawale 

O filme foi ovacionado por 10 minutos após sua exibição no Festival de Veneza e a crítica internacional aclamou a atuação de Fernanda Torres, que inclusive foi apontada como possível candidata ao Oscar. Além de Torres, o elenco de Ainda Estou Aqui ainda conta com grandes nomes como Selton Mello e até mesmo uma participação de Fernanda Montenegro – que é mãe da protagonista – como a Eunice mais velha.

O filme venceu uma lista de 12 longa-metragens selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Contudo, Ainda Estou Aqui ainda não possui data de estreia oficial no Brasil até o momento.