Neste sábado (08), Ainda Estou Aqui venceu o principal prêmio do cinema espanhol, levando o Goya de Melhor Filme Íbero-Americano. O longa brasileiro do diretor Walter Salles concorria na categoria junto com o uruguaio Agarrame Fuerte, o argentino El Jockey, o chileno No Lugar da Outra e o costa-riquenho Memorias de un Cuerpo que Arde.

Dessa forma, a 39ª cerimônia do Prêmio Goya, apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, aconteceu no Centro de Conferências e Exposições de Granada, em Granada, Andaluzia. Ainda Estou Aqui tem em seu elenco Fernanda Torres, que venceu como Melhor Atriz no Globo de Ouro. O elenco ainda conta com Selton Mello, Fernanda Montenegro, Dan Stulbach, entre outros.

No entanto, Ainda Estou Aqui fez história, sendo o primeiro representante brasileiro na premiação espanhola em todos esses anos.

A trama do vencedor do Prêmio Goya narra a história real de Eunice Paiva (papel de Fernanda Torres), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). No entanto, o ex-deputado federal foi assassinado durante a ditadura militar.

Vale ressaltar que o longa brasileiro vem conquistando cada vez mais o cinema mundial. Em 2024, levou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, além do prêmio ecológico Green Drop. Já no Satellite Award, Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz de Drama.

O longa é o primeiro filme brasileiro a ser indicado à prestigiosa categoria de Melhor Filme no Oscar. Além disso, está disputando Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Por fim, a cerimônia do Oscar acontece em 2 de março.