Em comemoração ao dia dos pais, vamos falar um pouco da vida de Akira Toriyama. Criador de Dragon Ball e considerado o “pai” dos animes Shounem, por ter influenciado várias obras depois da sua.

Primeiramente, Akira Toriyama (67 anos) começou sua carreira em 1978, conquistando seu primeiro sucesso com o mangá Dr. Slump de 1980 a 1984, ganhando uma adaptação em anime. Mas foi em 1984 também que lançou seu maior sucesso, Dragon Ball, no qual trabalhou até 1995. Sendo que em 2015, retornou a franquia escrevendo Dragon Ball Super, gerando um anime de sucesso e seu mangá segue em lançamento até hoje.

Além de mangás e animes, ele também ficou conhecido por ser designer de personagens em games. Sendo os seus trabalhos mais famosos nos games: Chrono Trigger, Dragon Quest, Tobal e Blue Dragon. Dragon Quest se tornando uma das maiores franquias de games RPG do Japão, e Chrono Trigger, um dos games RPG mais famosos e importantes da história.

Relação com Airton Senna

É sempre bom lembrar como Akira Toriyama era um grande fã do piloto brasileiro Ayrton Senna. Um dia, os dois se conheceram e Toriyama fez um desenho da equipe McLaren com os personagens de Dragon Ball, sendo pessoas da equipe. São eles: Goku como Ayrton Senna, Gohan, Bulma, Kuririn e Mestre Kame.

  • akira-toriyama-senna
  • Senna

A continuidade de seu legado

Akira tem dois filhos com sua esposa Yoshimi Kato, Sasuke de 35 anos e Kikka Toriyama, 32. Desenhista como o pai, Kikka já ilustrou livros de artes infantis e alguns trabalhos relacionados a Dragon Ball. Contudo, quem está recebendo diretamente a responsabilidade pelo seu legado é Sasuke. Recentemente, um produtor da Toei Animation, informou que o filho de Akira e quem supervisiona os trabalhos recentes de Dragon Ball, como o filme de Dragon Ball Super.

  • Akira Toriyama filhos
  • Sasuke Toriyama

Dessa forma, Akira deixa claro que o legado de sua obra estará em boas mãos, ou seja, a obra de Dragon Ball deve continuar por muitos anos. Vale ressaltar que Sasuke apesar de herdar a supervisão criativa, o atual responsável pelo mangá de Dragon Ball é o mangaká Toyotaro. Do qual Akira nutri grande confiança, e deixa desenhar o mangá de Dragon Ball Super.

Por fim, nesse dia dos pais, a figura de Akira Toriyama se torna bem relevante. Afinal ele é “pai” de uma das obras que influenciou outras que alcançaram o mesmo nível de sucesso, sendo os maiores exemplo, Echiro Oda ( One Piece) e Kishimoto ( Naruto), eles sempre deixaram claro que a obra de Toriyama teve forte influência em seus trabalhos como mangakás.

Sendo assim, podemos ver que Akira se inspirou em seu próprio personagem, Goku, que deixou a salvação da terra nas mãos de seu filho Gohan, após treinar e confiar nele para isso. Da mesma forma, ele deixará futuramente nas mãos de seu filho, o trabalho de “salvar” o mundo com sua obra que marcou a vida de milhares de pessoas.

Imagem: Reprodução Toei