Neste domingo (14) é celebrado o dia dos pais. Então, separamos cinco indicações de livros com pais literários especiais para comemorar a data.

Amor e Azeitonas

Amor e Azeitonas faz parte da trilogia Amor e Sorte da autora Jenna Evans Welch. Assim como os outros livros conhecidos da escritora, ele se destaca pela leitura leve e envolvente. Em Amor e Azeitonas acompanhamos a história de Liv, a jovem deixa tudo para trás para reencontrar o pai, que foi embora de sua vida anos antes, sem deixar explicações. O livro leva o leitor para uma verdadeira viagem pela Grécia, onde a trama acontece.

LivroDiaDosPais (4)

O que a lenda de uma cidade submersa tem a ver com a vida de uma adolescente? No caso da greco-americana Liv Varanakis, a resposta é tudo. Quando era pequena, Liv e seu pai passavam horas tentando descobrir a localização de Atlântida, mas, desde que ele foi embora sem explicação, ela evita pensar na cidade perdida a todo custo. Com dezessete anos, Liv tem uma nova vida, um novo namorado e está muito bem, obrigada.

Até que um cartão-postal amassado chega de Santorini e faz seus planos irem por água abaixo. Nele, seu pai explica que está gravando um documentário a respeito de Atlântida e que mandou uma passagem de avião para Liv ir até a Grécia ajudá-lo. Agora, ela terá que deixar para trás tudo que construiu e embarcar rumo ao desconhecido.

O reencontro dos dois traz à tona milhares de perguntas e emoções, e, para piorar, Theo, o assistente charmoso de seu pai, insiste em filmar esses momentos constrangedores. Pelo menos Liv pode aproveitar a ilha paradisíaca, com seu pôr do sol magnífico, a água turquesa, as casinhas brancas e a culinária deliciosa. Porém, com o passar dos dias, a garota começa a desconfiar de que não foi Atlântida que a trouxe até ali, e sim algo muito mais importante.

Nosso diário: confidências de um pai e uma filha e (quase) tudo que escreveram um ao outro

Escrito por Roberto Basílio de Matos e por sua filha, Rafaela Brandi Matos. O livro é um diário compartilhado entre os dois, onde escrevem sobre suas vivências e impressões. Assim, “Nosso Diário..” mostra dois pontos de vista de gerações diferentes, e por isso é uma ótima opção para todas as idades.

Livros Dia dos Pais: Nosso Diário

Um pai escreve um diário para sua filha. Um diário que poderia ser cartas. Cartas que poderiam ser mensagens em redes sociais. Mensagens que poderiam ser palavras olho no olho. Sua filha responde por linhas de diário também. Essa costura nos traz o mais profundo da relação entre pai e filha. Essa união invisível, as palavras, o colo, o carinho que nos acompanham mesmo na ausência, que nos sustentam a cada degrau. Abra este diário, leia com o coração e, quem sabe, após o ponto final, pense nas linhas que você já escreveu até hoje.

Extraordinário

Auggie nasceu com uma síndrome genética e por consequência desenvolveu deformidade facial. O Best Seller da autora R. J. Palacio narra as dificuldades do garoto indo para escola pela primeira vez, e explora os esforços de sua família e os medos dos pais com os julgamentos e preconceitos que seu filho poderá sofrer.

A história foi adaptada para o cinema em 2017 e a família Pullman foi interpretada por Jacob Tremblay (Auggie), Julia Roberts (Isabel, a mãe), Owen Wilson (Nate, o pai) e Izabela Vidovic (Via, a Irmã).

Livros Dia dos Pais: Extraordinário

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade…

Até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e , sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

A Última Música

A Última Música foi um sucesso em 2010 quando a história recebeu a adaptação para o cinema estrelada por Miley Cyrus, Liam Hemsworth e Greg Kinnear. Assim, livro de Nicholas Sparks acompanha a história de amadurecimento de Ronnie, seu romance com Will e sua relação emocionante com o pai

Livros Dia dos Pais: A última Música

Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte.   

O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida.

Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A Última Música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

Fala Sério, Pai!

Por fim, a autora Thalita Rebouças não poderia ficar de fora da lista. Conhecida por abordar relações familiares, em Fala Sério, Pai! ela narra episódios da vida de Malu e do seu pai, Armando, desde o momento em que ele descobre que será pai pela primeira vez, até o desenvolvimento da garota. Narrado pelos dois, a história é leve, divertida e emocionante.

Livros Dia dos Pais: Fala Sério, Pai!

Para quem se divertiu com Fala sério, mãe!, Fala sério, professor!, Fala sério, amor! e Fala sério, amiga!, best-sellers de Thalita Rebouças, cuja bem-sucedida obra ultrapassa a marca de 1,2 mil exemplares vendidos no Brasil e já chegou em Portugal, chegou a vez de conhecer e dar boas risadas com o jornalista esportivo e peladeiro convicto Armando, pai da amiga de todas as horas – e micos! – Maria de Lourdes, ou melhor, Malu, no lançamento Fala sério, pai!. As desventuras e percalços de um pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava “grávido” até a saída de sua primogênita de casa, aos 21 anos – nada escapa ao texto leve, descontraído, bem-humorado e antenado com a juventude típico da autora carioca. Dividido em pequenas crônicas, imperdíveis e deliciosas, agrupadas conforme a idade da protagonista, Thalita dá voz tanto ao pai quanto à filha – ou vocês acham que Malu deixaria de tagarelar um pouquinho? Impossível!


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.