Os requisitos de sistema elevados de Alan Wake 2 chocaram muitos jogadores de PC no anúncio do ano passado. Eles mostravam a necessidade de uma Nvidia GeForce RTX 2060 ou AMD Radeon RX 6600 GPU para jogar a 1080p / 30 FPS, excluindo GPUs antigas como a série GTX 10 da Nvidia. Quatro meses após o lançamento, a Remedy introduziu um patch para diminuir esses requisitos mínimos, permitindo assim que PCs mais antigos rodassem o jogo.

A empresa divulgou os requisitos atualizados no X/Twitter, junto com a atualização 1.0.16.1. Agora, um GTX 1070 ou RX 5600 XT bastam para atender aos requisitos mínimos. Remedy esclareceu que, possuindo uma dessas GPUs e mantendo as especificações mínimas inalteradas, o jogo rodará a 1080p / 30FPS.

Reprodução: Remedy

No patch 1.0.16.1 de Alan Wake 2, a Remedy otimizou a renderização para GPUs sem suporte a shaders de malha. Isso inclui a série GTX-10, que não possui esse suporte, melhorando o detalhamento nos jogos sem deixar os PCs mais antigos para trás.

Mesmo sem um RTX 1070, usando um RTX 1060 – ainda entre as cinco GPUs mais usadas, segundo pesquisa da Steam de fevereiro de 2024 – os jogadores verão melhorias. Alex Battaglia, da Digital Foundry, retestou Alan Wake 2 com a série GTX-10, notando melhorias: o GTX 1060 agora atinge 26FPS em áreas exigentes, superando os 18FPS iniciais.

O que podemos concluir de Alan Wake 2 no PC?

Ao melhorar a acessibilidade de Alan Wake 2, a Remedy demonstra seu compromisso em expandir sua base de jogadores. Isso não só beneficia quem possui PCs antigos, mas também fortalece a comunidade, incentivando mais pessoas a jogarem sem grandes investimentos em hardware. Dessa forma, esse movimento rumo à inclusão digital amplia o acesso ao entretenimento de alta qualidade e aumenta o mercado para os desenvolvedores.

Adicionalmente, essa otimização reflete uma tendência na indústria de buscar um equilíbrio entre desempenho e qualidade visual. Essa abordagem mira um meio-termo entre acessibilidade e imersão, garantindo que mais jogadores desfrutem de uma experiência satisfatória, independentemente da configuração do hardware, isso não só melhora a imagem das desenvolvedoras diante dos consumidores, mas também promove a inclusão e consideração pela diversidade de jogadores.

Por último, a reação positiva da comunidade ao ajuste feito pela Remedy pode inspirar outras empresas a adotarem estratégias similares. Tal iniciativa poderia tornar a indústria dos jogos mais acolhedora, valorizando tanto lançamentos de alta qualidade gráfica quanto a otimização para equipamentos menos avançados. Essa nova direção poderia cultivar uma base de jogadores mais ampla e engajada, beneficiando jogadores e desenvolvedores a longo prazo.