James Franco foi escalado para interpretar o líder cubano Fidel Castro no filme ‘Alina de Cuba’. Assim, o ator se junta a Mía Maestro na produção, que irá interpretar Natalia “Naty” Revuelta, a socialite cubana com quem ele teve um caso de amor e à atriz Ana Villafañe, que será Alina Fernandez, filha de Castro.

O projeto conta com direção de Miguel Bardem e roteiro de José Rivera, indicado ao Oscar e e vencedor do Prêmio Pulitzer. Assim, a trama irá acompanhar a história real da defensora social cubana Alina Fernandez, filha de Fidel Castro e Natalia Revuelta. A socialite sacrificou seus pertences e finanças pessoais e de seu marido médico para ajudar a financiar o início da revolução comunista.

Alina Fernandez soube que ela era filha de Fidel Castro aos 10 anos de idade. Após anos de visitas secretas à sua casa, sua mãe finalmente revelou que “El Comandante” era seu pai biológico. Então, Alina cresceu e se tornou uma das críticas mais sinceras de Castro. Ela foi presa em mais de uma ocasião por tentar sair e foi classificada como dissidente proibida de viajar para fora de Cuba. Por fim, ela desertou em 1993, um evento que atraiu as manchetes de todas os principais jornais do mundo.

Ana Villafañe

John Martinez O’Felan, líder criativo do projeto, falou sobre a escalação de James Franco em entrevista:

“Encontrar e convencer James Franco a interpretar Castro foi um processo divertido e desafiador e tem sido o trabalho colaborativo do universo; A ordem original do nosso diretor era encontrar um ator que tivesse uma semelhança física com o verdadeiro Castro para construir, sendo alguém que Alina Fernandez endossaria fortemente. Então, para chegar em um visual tão difícil, usamos a antiga heráldica galega de Fidel Castro como nossa bússola focal. Depois vasculhamos todas as fileiras de atores com raízes latinas em Hollywood para encontrar alguém que tenha uma estrutura facial semelhante.

Ao fazer uma busca atenta aos nossos aspirantes através do olhar da genealogia espanhola e portuguesa que os galegos mantinham, descobrimos que James, de longe, tinha a semelhança facial mais próxima dos protagonistas da nossa Indústria, o que significa que o foco seria construir o seu sotaque do personagem e teríamos uma combinação impressionante na tela para intrigar o público e dar vida à história com verdadeira integridade visual. Ao todo, trabalhar com um elenco tão solidário e emocionante foi uma verdadeira bênção para nossa equipe e projeto.”