A Amazon anunciou nesta terça-feira (03) um aumento de preço no plano Prime a partir do dia 20 de maio. O plano inclui Prime Vídeo, Twitch Prime, Prime Music e Prime Reading. Atualmente, o valor do pacote é de R$ 9,90 e passará a ser de R$ 14,90. Já o plano anual que hoje custa R$ 89 passa a ser R$ 119. Com isso, os reajustes chegaram a 50% no plano mensal e 33% no plano anual.

Contudo, os assinantes que aderirem aos planos até o dia 19 de maio manterão os preços antigos por 12 meses. Este é o primeiro reajuste que a plataforma faz desde sua chegada no Brasil em 2019. A Amazon justificou o aumento por ter expandido seus serviços e pelo aumento de custos principalmente na Prime Vídeo, com a inclusão de novos filmes e séries no catálogo.

Além disso, a Amazon também incluiu mais cidades em sua política de frete grátis para assinantes, fazendo com que os custos de envio e deslocamento fiquem mais caros para a plataforma. Além disso, houve a inclusão de jogos na plataforma, algo que a Netflix foi pioneira.

Outro fator importante para se levar em consideração é a estratégia de negócios que está sendo utilizada para atrair novos clientes. Uma das diversas estratégias que a empresa de Jeff Bezos utiliza é a de criar uma necessidade de adesão ao seu produto no imaginário da população e um senso de urgência para assinarem os planos o quanto antes.

Essa estratégia faz com que você sinta que precisa assinar logo os serviços, senão no futuro eles ficarão mais caros e você “sairá no prejuízo”. Coisas assim são muito utilizadas em negócios por assinatura, planos de viagens, cursos, etc.

Mesmo com o reajuste, a Amazon prime continua sendo um dos serviços de streaming com maior custo-benefício no país.