Oscar 2023 acontece neste domingo (12) e Ana de Armas concorre em uma das categorias mais aguardadas da noite. Indicada à estatueta de Melhor Atriz por sua performance como Marilyn Monroe em Blonde, a artista espanhola-cubana estrelou em grandes produções ao longo de sua carreira.

Filmografia

Ana de Armas fez sua estreia como atriz em 2006, aos 18 anos. Atuou na televisão espanhola por cerca de dez anos até conseguir seu primeiro papel em Hollywood, em 2016, com Knock Knock – Perigosas Tentações, ao lado de Keanu Reeves, com quem também estrelou em Exposed. Ainda no mesmo ano, teve um papel de destaque no filme War Dogs, que conta com nomes como Miles Teller e Bradley Cooper no elenco.

No entanto, sua grande ascenção veio em 2017, quando se destacou em em Blade Runner 2049. Além disso, a atriz teve mais de suas performances aclamada ao interpretar uma das protagonistas do suspense criminal Knives Out, filme 2019 da Netflix que conta com um elenco estrelado por nomes como Daniel Craig, Jamie Lee Curtis e Chris Evans.

  • Ana de Armas Blade Runner
  • Ana de Armas Knives Out
  • Ana de Armas Agente Oculto

No mesmo ano, Ana de Armas esteve nos filmes The Informer, Yesterday e contracenou com o brasileiro Wagner Moura em Wasp Network, com quem voltou a atuar em Sergio, de 2020, e Agente Oculto, em 2022. No longa, que foi o filme de ação mais caro da Netflix – e já teve sua sequência confirmada – a atriz interpretou um papel importante ao lado de Chris Evans e Ryan Gosling novamente.

Além disso, em 2021, Ana teve uma breve aparição em 007 – Sem Tempo Para Morrer, onde viveu uma personagem escrita especialmente para ela pelo diretor. Mais recentemente, também esteve no elenco do thriller Águas Profundas, com Ben Affleck.

O próximo projeto da atriz será, mais uma vez, ao lado de Chris Evans no filme de ação Ghosted confira o trailer.

Blonde – polêmicas e indicação ao Oscar

Enfim, chegamos ao filme pelo qual Ana de Armas recebeu sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz: Blonde. Com direção de Andrew Dominik, Ana interpretou a icônica figura de Marilyn Monroe em um longa que foi ovacionado no Festival de Veneza.

Contudo, o filme foi alvo de polêmicas na internet pela maneira com o qual abordou assuntos delicados e, também, por não ser fiél à história de Monroe. Isso porquê, na verdade, a obra é uma adaptação do livro homônimo de Joyce Carol Oates, que se trata de uma releitura fictícia da vida da artista. Porém o público contestou que o longa foi divulgado aparentemente como uma “cinebiografia” a princípio.

Apesar das controversas relacionadas ao projeto, a performance de Ana recebeu muitos elogios do público e da crítica especializada, lhe rendendo a indicação da Academia. Em outras categorias, no entanto, Blonde não obteve destaque na premiação.

Reprodução: Netflix

O Oscar 2023 acontecerá no dia 12 de março, a partir das 21h (horário de Brasília). Sua transmissão no Brasil será pela TNT e HBO Max.

Leia também: Oscar 2023: onde assistir aos filmes indicados