O último episódio da 3 temporada de Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) já está disponível na Crunchyroll. Assim, com o tão esperado final do Arco da Vila dos Ferreiros entre nós, finalmente os fãs do anime poderão saber: o que acontecerá com Tanjiro e Nezuko? Ou ainda, este final foi digno de Demon Slayer?

Outros telespectadores poderão ir além e se perguntar: a temporada 3 conseguiu superar a anterior? Antes de chegarmos a essa resposta, vamos relembrar a sinopse desta temporada:

Após sua família ser assassinada e sua irmã mais nova (e única sobrevivente) ser transformada em um demônio, Tanjiro resolve aceitar o árduo treino e tornar-se em um caçador de demônios. Assim, diante a tantas missões e lutas contra outros demônios, o jovem busca uma cura para sua irmã, Nezuko, e enfim matar o Muzan Kibutsuji, demônio que matou sua família.

Após a desafiadora e quase impossível luta no Distrito Vermelho contra o Seis Superior, um dos demônios mais fortes de Muzan, Tanjiro e Nezuko, juntamente de Inosuke e Zenitsu, voltam vivos a Mansão da Borboleta. Após se recuperar, Tanjiro encontra-se com um grande problema: sua espada lascou em meio a luta com o Demônio Superior, e seu raivoso ferreiro se nega a consertá-la. Agora, os irmãos Kamados partem rumo a Vila dos Ferreiros, em busca da lamina que possa derrotar os monstros de Muzan.

Contudo, o que deveria ser uma viagem tranquila, logo torna-se numa jornada de vida ou morte. Tanjiro deverá formar novas alianças e confiar nos desconhecidos hashiras ali presentes, se quiser sobreviver e salvar a todos. Que comece a luta que poderá mudar o curso da guerra contra os demônios.

A história dos irmãos Kamado já ganhou muitos holofotes desde sua estreia, seja graças a alta qualidade da animação, e/ou pela sua história impactante, envolvente e repleta de emoções. Assim, a terceira temporada não poderia ser diferente: com 12 episódios ao todo (a menor temporada até então, sem contar com a adaptação do Arco do Trem do Infinito para a série), dos quais o primeiro e o último episódios são mais longos que no normal.

Leia também: Demon Slayer: Primeiras impressões terceira temporada

Entretanto, será que Demon Slayer conseguiu alcançar o alto padrão de qualidade que estabeleceu com os arcos anteriores? Afinal, a terceira de temporada de Kimetsu no Yaba é boa?

Um arco repleto de novidades e coragem

tanjiro hashiras
Imagem: Reprodução

O novo arco logo inicia-se com coragem ao mudar o “time que está ganhando“.

Isso é, após o tamanho sucesso com os arcos anteriores, com todo o desenvolvimento dos núcleo principal, a história logo tem sua reviravolta, ao modificar o núcleo principal. E, apesar de arriscado, a mudança é tão bem feita, de modo bem efetivo, que o novo núcleo apresenta novos personagens que conseguem ser bem desenvolvidos.

Ok, os fãs de de Inosuke e Zenitsu podem sentir falta da dupla, porém, os quatro novos substitutos conseguem suprir a ausência deles. Há uma química e um desenvolvimento de modo pessoal e no grupo como um todo. Além disso, torna-se uma experiência bem envolvente e dinâmica na forma como os personagens partem de desonhecidos com um objetivo em comum para aliados.

Em outra palavras, tanto ambos os novos hashiras da névoa e do amor – Muichiro Tokito e Mitsuri Kanroji, respectivamente – quanto o caçador Genya Shinazugawa, possuem seus próprios momentos para brilhar, ao mesmo tempo em que suas histórias são contadas de forma emocionante. Contudo, a história consegue tratar tais histórias de modo que caiba com a atual narrativa, além de como tal passado de cada personagem reflete ou se encaixa ao seu papel naquele momento e com o grupo.

As maravilhas da Vila dos Ferreiros

demon slayer vila dos ferreiros
imagem: Reprodução

O novo arco recria das páginas do mangá a tão secreta e escondida Vila dos Ferreiros. São detalhes infinitos contados ora de forma clara ora com maior sutileza, ou então somente pela incrível qualidade da animação que dá vida ao vilarejo e seu povo.

E por falar nos ferreiros, é incrível a forma são retratados. Sim, todos possuem o mesmo rosto coberto por máscaras muito semelhantes umas das outras, porém, mesmo com os rostos iguais, ainda assim é possível distinguir cada morador devido a sua personalidade e atitude.

Dessa forma, a mascara cobre os rostos, mas o comportamento é claro, os personagens mesmo que coadjuvante sou figurantes, são únicos. Assim, Demon Slayer acaba trabalhando com uma camada a mais da sociedade, deixando mais e mais o anime realista e completo.

As belezas de uma vila oculta

Outro ponto importante quanto a Vila dos Ferreiros está em sua construção gráfica. Ou seja, a animação traz traços 2D e CGI que se misturam de forma natural e bem feita. Assim, a animação proporciona ainda mais empolgação para a história.

O mesmo se faz quanto a coreografia de luta: há um movimento preciso, cada passo ou balançar da espada, todos se casam. Dessa forma, logo o telespectador é presentado por cenas de luta intensas e empolgantes, que chegam a faltar ar.

De modo comparativo, a animação da terceira temporada faz o impossível ao ultrapassar a qualidade gráfica das temporadas anteriores de Demon Slayer, inclusive do próprio filme.

Adaptação fiel: das páginas para a tela

Após termos falado tanto da história e da animação, é necessário deixar claro que a terceira temporada é uma das mais fieis aos ocorridos no mangá. Inclusive, ela consegue elaborar de forma até mais precisa e mais elaborada certos acontecimentos, que na obra original encontram-se de forma mais superficial.

Logo, isso pode ser algo positivo, entretanto, negativo também. Ou melhor dizendo, ao adaptar a história de modo tão fiel e belo, acaba por se tornar um presente aos fãs. Sem dúvida, tanto os leitores do mangá quanto quem não leu, ambos irão se divertir e se deliciar com o anime no todo.

Contudo, ao adaptar de forma tão fiel, com o mínimo de filtro possível, se tem um dos problemas, em especial sob o presente arco.

Quem leu o mangá sabe: o Arco da Vila dos Ferreiros é um arco polêmico no universo de Demon Slayer. Não por tratar de alguma temática específica, mas sim por ser um divisor de águas: nele, ou o leitor abandona o mangá, ou então acaba “devorando-o”. Portanto, ao adaptar tão fielmente, o anime corre o mesmo risco.

Não é que sua história seja ruim ou cansativa, longe disso. A história é empolgante e animadora. Contudo, há uma parte específica que a torna mais arrastada. Por sorte, a Ufotable (estúdio responsável) teve essa percepção e reduziu o tmepo desta passagem em apenas um episódio.

Portanto, o anime de fato adapta com seriedade e fidelidade o respectivo arco. Assim, adapta-se com consciência, sabendo quais momentos eram melhores para se aproveitar, e quais ficariam com menos tempo de tela.

Afinal, a temporada 3 de Demon Slayer é boa?

demon slayer tokito tanjiro nezuko
Imagem: Reprodução

Demon Slayer criou um padrão para seu anime: história divertida, envolvente e dinâmica, contada em uma animação incrível, com traços únicos e de alta qualidade. Dito isso, a terceira temporada não só segue esse padrão, como o eleva.

O novo arco não perde tempo: ele possui sim seus momentos de alívio cômico, porém, da mesma maneira, conta com os momentos de urgência. Com uma ação frenética, o anime retrata o arco de forma a deixar o público com falta de ar em alguns momentos, sentindo a adrenalina na flor da pele.

Melhor que a segunda temporada?

A dúvida se faz importante. Afinal, quem assistiu a temporada anterior, lembra-se o quão frenético e espetacular foi o seu final. Logo, após elevar tanto o nível da adaptação, muitos se questionam se a nova temporada conseguiria alcançar tal nível.

A reposta não é bem clara. Isso porque, na temporada anterior, tivemos 18 episódios ao todo, contando dois arcos bem dinâmicos: o Trem do Infinito e o Distrito Vermelho. Agora, a nova temporada já conta com 11 episódios (mesma quantidade que o Arco do Distrito Vermelho), e com isso precisa apresentar uma nova cultura, um novo núcleo de protagonistas, sem contar com novos grandes inimigos.

Logo, com isso em mente, o Arco da Vila dos Ferreiros tem pouco tempo para apresentar e desenvolver tantos novos personagens que irão estrelar a temporada. E assim é feito de forma rápida mas sem gerar confusão na trama. Dessa forma, quanto a narrativa podemos dizer que a nova temporada alcança o nível da temporada anterior. Agora, quanto a animação, a terceira consegue superar e trabalhar muito bem com tantos elementos gráficos, apresentando um novo nível de animação.

Portanto, com toda certeza, vale muito a pena sim assistir a 3 temporada de Demon Slayer – Kimetsu No Yaba, a qual já encontra-se disponível na Crunchyroll. Confira o seu trailer abaixo:

Para mais notícias, análises e novidades do mundo dos animes, então já sabe: fique de olho no portal e no nosso Instagram!