Neste sábado (04), após muita espera, Attack On Titan finalmente chegou ao final. A questionável jornada de Eren, Armin e Mikasa ganhou sua adaptação para anime em 2013 e somente depois de 10 anos está chegando ao seu final. Um final que vem sendo esperado pelos fãs desde o inicio da 4° temporada que estreou em 2020. Mas será que o final acertou?

Primeiramente, vale lembrar que o anime é baseado no mangá de Hajime Isayama. Com 4 temporadas e mais os episódios especiais que contam o final do anime, a trama já se mostrou por diversas vezes dividir o seu público. Seja pelas reviravoltas inusitadas, ou então pelas decisões do próprio protagonista, Eren. Mas antes de tudo, segue a sinopse:

Em um mundo onde a humanidade vive dentro de cidades cercadas por três enormes muralhas que os protegem dos gigantescos humanóides devoradores de humanos chamados de Titãs, a história segue Eren Jaeger, que jura exterminar os Titãs, após um Titã causar a destruição de sua cidade natal e a morte de sua mãe.

A quarta e última temporada trouxe um outro lado da moeda, abordando o mundo além da ilha, apresentando novos conceitos e a verdadeira história por trás de Attack On Titan. Contudo, em meio a a tantos plots twists e uma história que pode fazer muita gente ficar confusa, será que o final do anime foi bom? Afinal, valeu a pena a esperar?

A espera acabou: o último episódio?

Uma coisa que Attack on Titan ensinou aos seus fãs é o significado de paciência. A quantidade de “final” usado em títulos foi um exagero. Isso é, tanto em temporadas quanto em episódios divididos em partes, ou até mesmo um “episódio final especial parte 1, chegou ao absurdo. O rolê foi tão exagerado, que o final começou a se tornar meme nas redes sociais, ao mesmo tempo que uma justificativa para fãs droparem o anime.

Entretanto, o último episódio não poderia ser diferente do restante da temporada: mais uma vez, os fãs precisaram ter paciência para assistir a sua estreia. Isso porque a própria Crunchyroll caiu igual as muralhas diante a tantos acessos. Dessa forma, mais uma vez, os fãs tiveram a oportunidade de aprender o significado de paciência.

Contudo, a espera finalmente chegou ao fim: o último episódio do anime veio de fato para encerrar a história em si, sendo dividido em 3 atos e com um total de 84 minutos de duração.

Enfim, o fim

colossal titã
Foto: MAPPA

Como já dito, o então Especial Parte 2 do final de Attack On Titan se compõem por 3 atos. Cada ato, se desenvolve em sua urgência e desespero, ao mesmo tempo em que tenta trazer explicações. Aliás, desde o início da 4° temporada e da rebeldia de Eren, ainda se esperava explicações para seu comportamento. Então já adianto: não espere muito, uma vez que as explicações podem ser um tanto quanto rasas.

Aliás, muitas coisas são tratadas de forma rasa ou são cenas rushadas para poder dar algum significado maior. Ou então para um personagem de fato ganhar o seu devido destaque, ou até mesmo para dar segmento ao plano do próprio Eren.

Quanto ao protagonista do anime, Eren tem seus momentos que oscilam entre aquele garotinho da primeira temporada para o homem frio e calculista da quarta. Essa oscilação faz sentido em alguns momentos, mas em outras, parece mais uma chacota com o personagem em si. Mais uma vez, bate a saudade de ver Levi dando uns chutes nele.

Os verdadeiros heróis

E por falar em Levi, ele e os restantes dos personagens do núcleo secundário brilham muito mais que o protagonista em si. Ou melhor, desde um certo evento que rolou na quarta temporada, Eren é deixado mais de lado, servindo como mais como uma presença ameaçadora.

Dessa forma, os outros personagens tem seus momentos, cada um no seu ritmo e respeitando o próprio personagem. Um destaque especial para Levi, Reiner, Pieck e Jean cujas as cenas são incríveis, bem como o próprio desenvolvimento do grupo.

Não podemos deixar de dar os devidos créditos pela Mappa que conseguiu entregar uma narrativa coerente, mesmo quando rushada e uma animação incrível, com cenas bem coreografadas, com movimento e de fato vida. Aparentemente, toda a paciencia dos fãs poderá ser recompensada aqui. Há emoções e adrenalina e momentos de arrepiar.

Um final com problemas

Quando se leva 3 anos para fechar um arco, é preciso ter uma organização e uma visão quanto a obra toda. A quarta temporada estreou em 2020, com um arco que mudou toda a perspectiva do anime em si e só terminou agora, havendo um grande espaçamento de tempo entre os episódios, chegando ao ápice de haver 1 episódio duplo por ano.

Desta forma, a adaptação sofre ao ter que resgatar eventos das temporadas anteriores para justificar situações presente. E essa lacuna criada pelo tempo cria uma falta de explicação, perdendo assim um pouco da emoção momentânea. A situação poderia ser resolvida ou com uma rápida explicação dialogada ou um simples flashback. Porém, a falta de explicação deixa a cena menos tensa.

Entretanto, há um problema ainda maior: a promessa e a busca por justificar as ações do Eren.

Entre rushadas e vilões

Finalmente temos as explicações quanto ao comportamento do protagonista e suas motivações que o levaram a tal. São muitas e muitas conversas na tentativa de se justificar algo, para então tirar parte do peso da culpa.

No entanto, é tanta conversa profunda mas que não chega a lugar nenhum, que a explicação acaba por se resumir em “não sei”. Sim, há uma terceira presença que acaba por levar as culpas, mas nem mesmo o anime explica ao certo suas ações ou seu final. A impressão que fica é que já havia se estendido muito a trama, e que o autor não via a hora de finalizá-la.

Afinal, Attack on Titan teve um final digno?

gabi falco aot
Imagem: Reprodução

Após 10 anos, os fãs aguardaram pelo final de Attack On Titan, com muita paciência e esperança. O último episódio realmente é divertido e tenso, com momentos de se arrepiar e de ficar com medo pelos seus personagens favoritos. Porém, não soa como um final de anime em si, e acaba por ser frustrante por vários motivos.

Contudo, há também grandes motivos que elevam a experiência. E dentre eles, destacam-se aos esforços da Mappa. A animação está incrível, com uma coreografia viva e com movimentos grandiosos. Além disso, destaca-se o modo como adaptaram fielmente ao mangá, mas sabendo onde era possível rushar ou caprichar ou então não se focar.

Por fim, como um final de temporada, o episódio é ótimo. Mas como final de um anime que está há 10 anos sendo produzido, sendo que a temporada final vem sendo aguardada por 3 anos, o fim pode não atender todas as expectativas. Portanto, vale a pena baixá-las para poder ter uma experiência menos frustrante e mais emocionante.

Você já pode conferir todo o anime de Attack On Titan na Crunchyroll. Confira abaixo a primeira opening do anime, de 2003: