A segunda temporada de Baki Hanma estreou no final de julho, no dia 26, e logo mais sua segunda parte chegará. Sendo assim, aqui fica a nossa análise da primeira parte dessa segunda temporada de Baki Hanma.

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Nesse novo arco do anime vemos a adaptação do terceiro arco do mangá Hanma Baki (2005 – 2012), intitulado de “Pickle Wars Saga“. Essa segunda temporada será dividida em 2 partes, sendo a primeira “The Tale of Pickle & The Pickle Wars Saga” e a segunda “The Father vs. Son Saga“, na qual finalmente veremos o combate final entre Yujiro e Baki Hanma.

Toda a história do mangá e anime Baki Hanma, foca nessa preparação que Baki faz antes de enfrentar a criatura mais forte do planeta, se pai Yujiro Hanma. O desafio ocorreu no final do anime anterior a esse Baki (2020), que também está disponível na Netflix. E assim, resta a Baki aumentar todos os seus atributos, técnica, convicção e determinação, para poder encarar seu pai de frente. Já que na última vez, as coisas terminaram de uma maneira muito diferente e terrível.

Recapitulando…

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Na temporada anterior vemos as adaptações dos arcos “Combat Shadow Fighting Saga” e “Great Prison Battle Saga“, os dois primeiros arcos do mangá. Os dois servem para contextualizar o que aconteceu na série anterior, Baki (1999 – 2005), e mostrar como vai ser a história da atual série Hanma Baki (2005 – 2012).

No primeiro arco e, o mais curto do mangá, vemos o treinamento de Baki para tentar superar seu pai. Após ficar sabendo que Yujiro derrotou um Elefante Africano Gigante, só com suas mãos, Baki passa a focar em seu Shadow Boxing. Mas, seu Shadow Boxing é diferente do normal, já que ele sente os golpes aplicados pelo adversário imaginário. E assim, para superar seu pai ele imagina um Louva-a-deus gigante de 100kg, como seu adversário. Baki consegue vencer, com algumas dificuldades, seu adversário imaginário e quando Yujiro fica sabendo, zomba de seu filho. Já que um alguém imaginário, não é um adversário de verdade e então esse arco acaba e parte para o próximo.

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Já no segundo arco, vemos que Baki precisa provar que está mais forte para seu pai e para isso embarca até os Estados Unidos. Seu objetivo é simples, enfrentar o homem mais forte da América, Biscuit Oliva, também conhecido como O Inimigo Público Número 0 ou a segunda Criatura mais forte do Planeta. Mas, para isso tem que se deixar ser preso e encaminhado para a Prisão Estadual do Arizona. Já que Oliva, é um prisioneiro especial do local e dificilmente sai de lá, apenas se o governo requisitar seus serviços. Baki achou que seria algo fácil de realizar, porém Oliva não tinha interesse em lutar contra o garoto e vive recusando seus desafios. Só depois de muitas provocações e deboches é que Baki consegue sua luta e mesmo com todas as dificuldades e desvantagens, ele vence Oliva. Baki consegue o perdão da prisão e retorna ao Japão.

A trama: Quem é Pickle?

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Ao final da temporada anterior, vemos que os cientistas encontraram Pickle congelado junto a um Tiranossauro e isso intrigou os pesquisadores. Já que de acordo com os dados levantados, o personagem estava vivo durante o período cretáceo e acabou sendo congelado quando o meteoro que extinguiu os dinossauros, caiu na Terra.

No primeiro episódio somos apresentados a história de Pickle e como ele conseguiu esse nome. E sim, é uma referência a picles, os vegetais em conserva, já que o laboratório quer conservar o corpo dele para estudos. Porém, Pickle acorda e está confuso, pois não está mais em seu tempo e tudo está diferente de como ele se lembra. Acontece até uma batalha contra o exército americano, com direito a super traje.

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Então cabe ao General Strydum apaziguar a situação, além disso, o mesmo, promete levar Pickle ao Japão para encontrar pessoas fortes que nem ele. A partir disso, vemos todo o elenco de Baki reagindo a existência do personagem, a maioria deles até invade a base americana com o intuito de enfrentar tal criatura. Até mesmo Yujiro, quer testar a força de Pickle, mas tudo acaba dando errado e todos os personagens são mandados embora e não podendo enfrentá-lo.

Então, ao decorrer dos episódios vemos o desejo de todos enfrentar o Homem Primitivo, Pickle, e os poucos que conseguiram tiveram grandes mudanças em suas vidas. Também, vemos o quão difícil foi esta etapa na vida de Baki e dos outros personagens, já que a presença de Pickle, no mundo deles, mudou tudo o que eles conheciam.

Adaptação

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

O arco “Pickle Wars Saga” é o terceiro arco e mais importante arco do mangá Hanma Baki, sendo como um final da preparação para o grande clímax, que é este mangá. Keisuke Itagaki, o mangaká de Baki, conseguiu ser genial nessa parte ao colocar um personagem que ninguém enfrentou ou entendia a extensão de sua força.

Ao longo de 14 volumes vamos conhecendo e entendo mais sobre este novo personagem e como ele se sente neste mundo desconhecido. Como ele evolui ao enfrentar diversos adversários e formar laços com ele, até mesmo a discussão científica por trás de Pickle. Que por um lado é visto apenas como um objeto para ciência, mas para os artistas marciais de Baki ele é alguém formidável e um oponente digno.

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Apesar de todas as discussões que o mangá levanta e tenta abordar, no estilo Itagaki de abordagem, o anime decidiu focar mais nas questões das lutas. Deixando assim, apenas as questões mais importantes na história como o fato de não existir mais comida para Pickle ou até mesmo, se ele deveria viver na sociedade atual.

O anime resolveu focar no que o mangá de Baki é, porradaria franca e sincera. Então, cabe a Retsu Kaioh, Katsumi Orochi, Jack Hammer e Baki Hanma enfrentar Pickle, sabendo que se perderem viram comida. Os personagens mesmo sabendo deste risco, não temem a nenhum momento o adversário e lutam com tudo que sabem e podem. Este seria o melhor trabalho de Itagaki até o clímax do mangá “Strongest Father and Child Quarrel Saga“.

Animação

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Este vem sendo o grande acerto da TMS Entertainment, desde que assumiu o papel de produzir o anime de Baki. No começo, eles tentaram encaixar animação 2D com design 3D, algo que estava muito ruim. Algumas das boas lutas da série, acabaram sendo “mal animadas“, por conta desta mistura e falta de tato dos animadores.

Desde a adaptação do arco “Great Chinese Challenge Saga“, do anime anterior, eles conseguiram se acertar e equilibrar os pontos bons e ruins, para entregar uma excelente animação. E este arco pedia uma excelente animação, todas as lutas, os golpes e todo o sentimento de vitória e/ou derrota, são muito representados e passados pro telespectador.

Outro ponto interessante, durante as lutas contra Pickle parecia que os animadores desenhavam página por página do mangá. O resultado final ficou incrível, a luta entre Katsumi e Pickle ficou sensacional, desde a preparação até a luta de fato. Não tem como não sentir a energia do estádio gritando para Katsumi, como apoio para sua luta e seu golpe definitivo, o soco supersônico, passou a sensação de ser poderoso e ao mesmo tempo, mortal para seu usuário.

Enfim, com a animação neste ápice de qualidade, o próximo arco com certeza será incrível. E certamente, teremos um ótimo final de série e temporada para o anime de Baki Hanma.

Vale a pena?

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Bom, se você acompanha Baki desde a sua estreia na Netflix, acredito que valha a pena sim, dá uma conferida nestes novos episódios. Tudo está muito bem feito e tem tudo aquilo que os fãs do mangá gostam. Agora se você é novo e nunca acompanhou nada de Baki, recomendo pegar os primeiros episódios da Netflix.

O anime de 2018, adapta o mangá Baki (1999 – 2005) e não precisa ter visto os antigos animes para entender a história. Já que nesta nova série do anime e mangá, o intuito é expandir o universo de Baki colocando novos personagens para enfrentar os antigos. Além disso, os episódios tendem a dar breves explicações sobre os novos e antigos personagens da série.

E claro, como foi dito por diversas vezes este é um arco de preparação para o combate entre Yujiro e Baki Hanma, pai e filho. Todo o aprendizado de Baki neste arco, resultarão em diversos frutos e habilidades para este combate vindouro. Além disso, os personagens que enfrentaram Pickle também evoluíram em suas habilidades e agora, terão de se adaptar por conta de suas derrotas.

Entretanto, vale mencionar que a segunda parte de Baki Hanma retorna no dia 24 de agosto, nesta quinta-feira. Ao que tudo indica eles adaptarão os dois últimos arcos do mangá “Warrior’s Struggle Saga” e “Strongest Father and Child Quarrel Saga“, mas aparentemente, com um foco maior no último arco. O que seria uma pena, já este penúltimo arco é muito importante para Retsu na obra, além de ser um arco de pré-preparação para o combate final da obra.

Análise | Baki Hanma: A feroz batalha contra o passado
Imagem: TMS Entertainment/Netflix

Por fim, E se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).