Prepare-se para uma análise bombástica

Chegou ao fim a 48ª série Super Sentai, Bakuage Sentai Boonboomger, a série que se iniciou cheia de dúvidas e falta de expectativas, mas que entregou uma das melhores séries da franquia.

Bakuage Sentai Boonboomger é a segunda série dessa nova onda dos Super Sentai, que se iniciou com Ohsama Sentai King-Ohger. Boonboomger inicialmente causou uma certa estranheza entre os fãs da franquia e aqueles que acompanham tokusatsu, devido ao design dos personagens. Um julgamento sem sentido, visto que as séries são feitas para chamar a atenção do público infantil japonês e não para essa galera que reclamou.

Mesmo assim, a série conseguiu trazer uma história consistente e boa, mostrando que os julgamentos que eram feitos sobre ela não faziam sentido. Boonboomger, certamente, será lembrado por conta de seus personagens carismáticos e a mensagem que a obra aborda. Bakuage Sentai Boonboomger com certeza é uma das melhores séries da franquia e, facilmente, configura o top 5 dessa lista.

Personagens:

Nesse tópico, daremos um foco aos personagens principais de Boonboomger, mostrando como começaram e terminaram a série.

Taiya Hando / Bun Red

Taiya Hando / Bun Red
Imagem: Toei Company

O personagem era descrito como alguém confiável e digno de confiança, no qual possuía um coração intenso e cheio de paixão. De certa forma, essa descrição é, exatamente, o que o personagem é por quase toda a série. Taiya não possui uma grande evolução como personagem. Ele já estava pronto para o que Boonboomger ia ser e se manteve assim até os últimos episódios, onde depois de um acontecimento chocante, faz o personagem ter uma virada.

Mesmo com seu trabalho de entregador ou como filantropo, tudo que ele transmite é meio superficial, se não for relacionado a Bundorio e, de vez em quando, com algum membro da equipe. Porém, de todos os personagens que Boonboomger apresenta e aborda, na minha opinião, Taiya é o pior deles e, se não fosse o Red da equipe, seria facilmente esquecido.

Ishiro Meita / Bun Blue

Ishiro Meita / Bun Blue
Imagem: Toei Company

O informante da equipe e sendo a peça crucial para o enredo do último arco da série. O personagem começa como alguém arrogante e que não confia em ninguém, além de Taiya, mas que aos poucos vai se abrindo aos outros membros da equipe.

Apesar de querer se manter afastado dos outros, devido ao seu passado, Ishiro acaba se mostrando um dos personagens que mais evoluiu ao decorrer dos episódios. Podemos perceber isso, nos episódios que parecem colocar o personagem como foco principal, mas, na realidade, ele deixa que os outros Boonboomger assumam a frente, devido à confiança que ele passou ter neles.

Além disso, existe um mangá spin-off que coloca o Bun Blue como protagonista, no qual mostra como ele conheceu Taiya e entrou para os Boonboomger, vale a pena a leitura.

Mira Shifuto / Bun Pink

Mira Shifuto / Bun Pink
Imagem: Toei Company

A verdadeira personagem principal de Boonboomger, Mira, é a personagem que dá o pontapé inicial na série. Ela é o primeiro trabalho que vemos, de Taiya, como entregador. A personagem também é quem mais coloca em choque algumas questões da equipe, assim fazendo com que a história corra na direção correta.

Não é à toa que a primeira coisa que ela fala, quando decide fazer algo por si mesma, é: “Eu assumi o meu volante.”. A personagem, que inicia como alguém sem muito controle da vida, acaba sendo aquela que serve de exemplo para os momentos em que os personagens se perdem no caminho do decorrer da história.

Mira é a engrenagem principal da série, sem ela, eu diria que Boonboomger não seria a série que é, mostrando que podemos estar próximos de um Super Sentai onde o Red pode ser uma mulher desde o início.

Jou Akuse / Bun Black

Jou Akuse / Bun Black
Imagem: Toei Company

Jou surge na história como o alívio cômico da série, sendo o policial que acaba sempre se ferrando por causa dos Hashiriyan. Mas, a partir do momento em que conhecemos mais o personagem e vemos o seu crescimento, percebemos o quão bom foi a razão de tê-lo introduzido assim.

Com uma personalidade heroica e correta, Jou acaba sendo a base da equipe. Quando tudo parece estar perdido e sem um caminho certo, ele é quem traz a luz de volta aos Boonboomger e assim mostra o que é ser um verdadeiro herói. Algo que é mostrado no episódio 40, que é de longe um dos melhores episódios da série.

Genba Bureki / Bun Orange

Genba Bureki / Bun Orange
Imagem: Toei Company

O personagem surge como um suporte da equipe, sempre os auxiliando em momentos difíceis. Porém, quando percebe que os Boonboomger ficaram mais fortes e não necessitam mais do seu auxílio, decide integrar a equipe para auxiliá-los a realizar seus sonhos.

Apesar de ser um personagem interessante e envolto em um mistério, que só é abordado no 3° arco da série, Genba é um personagem que, facilmente, sustentaria um spin-off sozinho ou ao lado de Jou. O personagem tem um carisma impressionante, que certamente o coloca no patamar de melhor personagem da série.

Sakito Homura / Bun Violet

Sakito Homura / Bun Violet
Imagem: Toei Company

Talvez, o personagem mais caótico da franquia, algo que ele mesmo diz ao longo da série. Ele surge como um humano que abandonou a Terra, por se sentir abandonado. Então, embarca em aventuras com seu fiel companheiro, Byun Diesel, como os maiores “limpadoresdo espaço.

O personagem surge, inicialmente, como alguém que está a trabalho dos vilões, mas que não concorda com os seus métodos. Porém, como todo trabalhador, trabalho é trabalho e ele faz assim mesmo. Tudo muda quando ele se vê num dilema, onde tem que abandonar a pessoa que o ajudou quando criança ou retribuir o favor. Sakito é a versão Senhor das Estrelas dos Super Sentai, mas de um jeito mais interessante de ser abordado.

Bundorio Bunderas

Bundorio Bunderas
Imagem: Toei Company

Inicialmente, passava a ideia de ser um mentor da equipe. Apesar do seu lado cômico, fazia sentido esse papel para ele, já que sempre auxiliava os Boonboomger da base. Mas ele acaba sendo mais o alívio cômico e com uma piada recorrente de curry.

De certa forma, o personagem tem uma profundidade explorada em momentos corretos da série. Na qual entendemos os motivos dele não ser o mentor dos Boonboomger e sim, um companheiro de batalha. Porém, em diversos momentos, o personagem fica sobrando, sendo um recurso de roteiro barato para fazer humor ruim.

Byun Diesel

Byun Diesel
Imagem: Toei Company

O Bundorio do Bun Violet, porém, mais canastrão e malicioso, o personagem tem um passado com Bundorio e queria saber o que havia acontecido com ele. Já que, até então, era acreditado que Bundorio havia morrido.

Apesar dessa fachada, Byun D, como é chamado, acaba sendo um personagem interessante e bastante agregador à história. Já que ele é o ponto fora da curva, tendo informações sobre como os Hashiriyan estão organizados no espaço.

Shirabe Saibu

Shirabe Saibu
Imagem: Toei Company

Provavelmente, o ponto mais decepcionante da série. Mas, não é culpa da personagem, o roteiro não a ajuda ela, resumida a alguém extremamente apaixonado por Bundorio. Tendo em vista o núcleo em que ela estava inserida, sendo o ponto que era trabalhado e esquecido por diversas vezes. Fica claro que Shirabe é alguém que tinha potencial, mas foi sendo freada pelo roteiro, sempre que possível.

A série bem que tenta e até mesmo nos engana, colocando ela como uma possível Boonboomger, porém, nada acontece e seu ponto mais alto é durante o arco final da série, onde é resgatada e acaba sendo utilizada de maneira correta. Uma pena, para uma personagem que demonstrava tanto potencial a ser trabalhado.

Hashiriyan (Decotrade, Itasha e Yaiyai Yarucar)

Hashiriyan (Decotrade, Itasha e Yaiyai Yarucar)
Imagem: Toei Company

O trio inicial começa como um bando de encrenqueiros e que não tem uma missão concreta estabelecida, tudo isso muda com a chegada de Mad Rex. Apesar disso, os personagens são bastante interessantes e únicos à sua maneira. Conseguindo manter a linha até o final da série. Algo interessante e divertido que fizeram com eles.

A trama

A história de Bakuage Sentai Boonboomger é dividida em 4 arcos, cada arco representa uma volta da corrida. Além disso, os três primeiros arcos apresentam generais dos Hashiriyan. E alguns episódios têm um entendimento melhor, se tivesse assistido ao filme de inverno dos Boonboomger. Mas, diferente de Gotchard, Boonboomger não fica preso aos acontecimentos do filme, para ter uma compreensão maior do público e assim, tendo pontos melhor trabalhados. Aqui, analisaremos arco a arco de Bakuage Sentai Boonboomger.

1st LAP – Team “Bakuage Sentai Boonboomger”, Assembled (Episódio 01 – 09):

Análise | Bakuage Sentai Boonboomger: Os pilotos mais explosivos da franquia
Imagem: Toei Company

O primeiro episódio serve como introdução de Mira e, ao mesmo tempo, também apresenta os Boonboomger como um trio. O episódio já dá uma ideia do que será tratado na série. A partir do terceiro episódio, a série passa a colocar em cena a International Space Agency (ISA), traduzida como Agência Espacial Internacional, que inicialmente parecem ser contra os Boonboomger. Mas Shirabe e Jou conseguem mudar isso.

Esse arco inicial serve como uma apresentação da equipe e dos personagens que seguirão até, mais ou menos, o fim da série. E apresenta o primeiro general Hashiriyan, Mad Rex. Além disso, explica os motivos da criação dos Boonboomger e de seus carros robôs, como também dá uma certa profundidade a Bundorio.

2nd LAP – Heroes And Sidekicks (Episódio 10 – 25):

Análise | Bakuage Sentai Boonboomger: Os pilotos mais explosivos da franquia
Imagem: Toei Company

A segunda parte da série e a que começa os crossover que a série tem, nessa parte temos as participações de Sosuke Esumi e Engine Speedor de Engine Sentai Go-Onger. Entretanto, é nessa segunda fase da série que surge Bun Violet e Byun Diesel, que, inicialmente, parecem estar trabalhando com os vilões. Mas, que rapidamente acabam se aliando aos Boonboomger e se tornando parte crucial da equipe.

Nessa parte também temos o surgimento do segundo general dos Hashiriyan, Cannonborg. Ele não tem tanta presença quanto o seu antecessor, Mad Rex, mas é por causa dele que o modo dos monstros gigantes surgir muda. Ele também deixa preza numa certa crueldade dos monstros da semana, quase sempre sendo um desafio para os Boonboomger.

3rd LAP – Identity And Determination (Episódio 26 – 35):

Análise | Bakuage Sentai Boonboomger: Os pilotos mais explosivos da franquia
Imagem: Toei Company

Essa é a terceira e penúltima parte de Boonboomger, aqui descobrimos um pouco mais sobre o passado de Genba e nos aprofundamos sobre o que está acontecendo na série. Com o surgimento do terceiro general Hashiriyam, Disrace, descobrimos que Genba é um alienígena e que seu planeta foi rendido aos Hashiriyan, por causa de Disrace.

Nessa parte da série, temos um Genba quebrado e afastado de seus amigos, movido apenas pelos seus desejos por vingança. Genba tenta ao máximo se afastar dos Boonboomger, mas vê que sozinho não conseguirá alcançar seus objetivos. Nesse arco, temos o crossover com Ressha Sentai ToQger, com as participações de Right Suzuki e Akira Nijino. Esses dois personagens complementam o enredo que esse arco estava passando.

Além disso, nesse arco descobrimos mais sobre o mistério plantado no segundo arco. No qual coloca a ISA como ponto principal da invasão Hashiriyan no planeta. Ao descobrirmos, por parte das investigações de Ishiro, que os chefes da ISA são os responsáveis por isso e que estão cada vez mais próximos de finalizarem o acordo com os Hashiriyan. Outro ponto interessante do arco é a descoberta de que Bundorio foi integrante dos Hashiriyan.

Final LAP – Space, Earth, And Your Steering Wheel (Episódio 36 – 48):

Análise | Bakuage Sentai Boonboomger: Os pilotos mais explosivos da franquia
Imagem: Toei Company

Chegamos ao arco final, surge o líder dos Hashiriyan, Waruido Spindo, a grande ameaça da série e com uma grande obsessão em Bundorio. Ele chega à Terra e causa o maior caos, quase acabando de vez com os Boonboomger. Nessa parte, vemos também o fortalecimento dos laços dos personagens e um duro golpe contra eles.

A série sabe alternar entre os climas descontraídos que ela pede, em certos momentos, e os de tensão que um arco final tem. A história em seus últimos três capítulos constrói um ritmo incrível e completamente satisfatório, algo que raramente acontece. E depois do final de King-Ohger, era difícil acreditar que Boonboomger entregaria algo no mesmo nível. Além disso, o crossover dessa parte é com Kaizoku Sentai Gokaiger e a participação de Joe Gibken.

Bakuage Sentai Boonboomger – A análise

Análise | Bakuage Sentai Boonboomger: Os pilotos mais explosivos da franquia
Imagem: Toei Company

Bom, chegamos ao tópico interessante a análise geral da série, ela de certa forma tem mais pontos positivos que negativos e entregou uma boa história. Os personagens são interessantes e carismáticos, além de serem facilmente associáveis, que estarão presentes por bastante tempo na franquia. Boonboomger começou com uma enorme dúvida, por parte de alguns, mas que se tornou uma série brilhante, cheia de referências ao gênero tokusatsu e à cultura pop.

Os personagens são muito bem trabalhados e possuem tempo de tela decente, para terem um desenvolvimento interessante. O destaque fica para Mira e Jou que, inicialmente, parecem que vão ser escanteados, mas isso não acontece e eles seguem tendo um bom destaque até o final da série. Os outros destaques são para Sakito e Genba, que possuem um tempo de tela maior, quando a série colocava eles como foco.

Entretanto, a série consegue trabalhar com os seus personagens secundários e dar uma certa personalidade a eles, não sendo apenas um número a completar. Destaque para a Shirabe, que segue até o final da série com os Boonboomger e consegue criar uma expectativa para uma futura transformação dela em Boonboomger. Outros destaques são os Hashiriyan, Decotrade, Itasha e Yaiyai Yarucar, que começam a série como uns idiotas padrões para ser o alívio cômico. Mas, que na reta final, tem um crescimento dramático e até mesmo se voltam contra os seus companheiros, auxiliando os Boonboomger na batalha final.

Bakuage Sentai Boonboomger é uma grata surpresa, sendo uma série que consegue trazer o melhor de personagens, drama, humor e luta de robôs gigantes. Absolutamente, quando escrevemos as primeiras impressões, esperávamos algo diferente, mas o que foi entregue nos agradou positivamente e que venha o filme Bakuage Sentai Boonboomger vs. King-Ohger.

Vale a pena?

Análise | Bakuage Sentai Boonboomger: Os pilotos mais explosivos da franquia
Imagem: Toei Company

Certamente, vale a pena dar uma chance a Bakuage Sentai Boonboomger, a série pode ser uma excelente porta de entrada para novos fãs ou, até mesmo, para aqueles que nunca viram um tokusatsu. Com uma história divertida e até mesmo complexa, para o padrão da franquia, Boonboomger entrega algo muito diferente e original do que um Super Sentai é.

Com uma temática interessante e personagens extremamente divertidos, a série consegue ser algo divertido e leve para ser assistido a qualquer momento. Tanto que os colecionáveis da obra foram um sucesso e quase sempre estavam fora de estoque, visto o sucesso que ela trazia. Certamente, a Toei vai apostar mais nos personagens, no futuro, e até mesmo os utilize em futura séries da franquia.

Até o momento da matéria, os 48 episódios de Bakuage Sentai Boonboomger não estão disponíveis no Brasil.