D. Stone acabou, no caso sua primeira parte acabou e deixou um gancho enorme para sua continuação. Bom, só resta analisar essa primeira parte da aventura Senku e sua turma.
Dr. Stone volta para sua 3ª temporada, após vencer a guerra contra o Império de Tsukasa e unificá-lo com o Reino da Ciência, Senku tem uma nova missão, salvar Tsukasa. O rival acabou sendo mortalmente ferido, ao final da 2ª temporada, por um de seus aliados, Akatsuki Hyoga. Então para salvá-lo, Senku não vê outra maneira a não ser petrificá-lo novamente, mas para isso precisa descobrir os mistérios da petrificação. Para isso, precisará embarcar numa jornada onde a humanidade recomeçou, eles precisam ir para a Ilha do Tesouro.
O anime de Dr. Stone é adaptação do mangá de mesmo nome, escrito por Riichiro Inagaki e ilustrado por Boichi, a publicação ocorreu na revista da editora Shueisha, Weekly Shonen Jump. O mangá foi compilado em 26 volumes, lançados entre os anos de 2017 e 2022. No Brasil, a editora Panini publicou todos os volumes do mangá.
Começando antes do começo
Antes de Dr. Stone: New World começar, em 2022 houve o lançamento de Dr. Stone: Ryusui, focado no personagem Ryusui Nanami. Ryusui será um importante personagem para o futuro da obra, portanto, ter um episódio especial focado nele foi uma excelente ideia. Apesar disso, o fato deste episódio ter sido lançado a quase um ano atrás e haver pouca divulgação sobre ele, irá causar uma certa confusão em quem não o assistiu.
E assim, o episódio se inicia com a procura de um capitão para o navio, que o Reino da Ciência está construindo. Por mais que Senku seja um gênio, ele não sabe como velejar e nem como viajar pelos mares, tendo a necessidade de um capitão. Ryusui é o herdeiro do conglomerado Nanami e antes da petrificação, ele era visto como um playboy ganancioso. Sendo assim, Minami recomendou que trazê-lo de volta seria um problema, mas, Senku não liga para essas informações e o despetrifica.
Entretanto, Ryusui se mostra um importante e valioso aliado para Senku e para o Reino da Ciência. Provando a todos o quão boas são suas habilidades para exploração e navegação marítima. Outro personagem muito interessante, que estreia nesse especial, é o mordomo de Ryusui, Francois.
Francois auxilia a tripulação do Reino da Ciência com suas habilidades culinárias, fornecendo as provisões necessárias para a viagem de exploração. Apesar do pouco tempo de tela, o personagem se mostra extremamente interessante e mostra um lado de Ryusui, que poucos conhecem. Então, fica a dica para assistir Dr. Stone – Ryusui, antes de começar a 3ª temporada do anime.
Um novo mundo nos aguarda
Agora vamos começar do começo, a 3ª temporada do anime adaptando “A Saga da Fonte da Petrificação“. No mangá a saga vai do capítulo 83 até o 138, nos volumes 11 e 16. Além disso, esta saga acaba sendo divida em dois grandes arcos, sendo o primeiro “Arco da Era da Exploração” e a segunda parte “Arco da Ilha do Tesouro“, ambos possuem mini arcos, na sua composição.
O primeiro arco, nós dá todo o panorama do Reino da Ciência após a guerra contra o Império de Tsukasa. Senku está decidido a encontrar a fonte da petrificação, para que assim consiga ajudar se antigo rival, Tsukasa. Mas, necessitam chegar a ilha do tesouro, o local onde a humanidade renasceu após a petrificação. Onde o pai de Senku, Byakuya, e os outros astronautas pousaram após saírem da estação espacial.
Sendo assim, este primeiro arco serve para mostrar toda a preparação dos protagonistas, desde a criação de sua fazenda até a montagem do navio Perseu. Além disso, nesse mesmo arco temos a introdução do dinheiro na obra, os Dragos. E com isso, vem a mão-de-obra remunerada no mundo Dr. Stone. Também, surge a criação do combustível após a descoberta dos campos de petróleo japoneses. Porém, a parte mais importante de arco é a primeira aparição de Why-Man, um personagem misterioso segue até o último arco do mangá sem ser revelado, mas sendo o maior suspeito da petrificação da humanidade.
Apesar do arco ser um tanto longo no mangá, o anime decidiu correr com ele e apenas adaptar algumas partes importantes. Sendo assim, o Arco da Era da Exploração tem apenas os 5 primeiros episódios desta temporada e ela acabou sendo divida em duas partes. E agora, nós resta aguardar o que será feito no restante dos episódios.
A ilha do tesouro
A partir do 6º episódio começamos a adaptação do segundo arco, da Saga da Fonte da Petrificação, aqui acompanhamos o início da exploração marítima, no mundo de Dr. Stone. Senku, Ryusui e alguns escolhidos para compor a tripulação do Perseu, embarcam em uma viagem até a Ilha do Tesouro. Contudo, o objetivo dessa missão é encontrar a origem da petrificação e os minérios raros deixados pelos astronautas que pousaram na ilha.
Em direção a ilha, os personagens percebem que tem um tripulante que sabe como chegar ao local e ao mesmo tempo, alguém que eles não lembram o nome. Aqui surge finalmente Soyuz, um personagem que aparecia de vez em quando no mangá e no anime, ele foi adotado por uma moradora da vila Ishigami e assim, um membro antigo da vila. Soyuz revela que fugiu da ilha quando era bebê e que desde então tenta voltar, mas não consegue e que agora auxiliará o time nas suas buscas.
E assim, uma das questões sobre o local acaba sendo respondida, a Ilha do Tesouro possui uma sociedade e agora resta saber, eles são amigos ou inimigos. Para isso, quando chegam a ilha é decidido criar um grupo de reconhecimento e descobrir os mistérios do local. Nesse momento, descobrimos que Suika está como clandestina no navio Perseu e querendo ajudar, o grupo, decide ir na frente, mas sendo impedida por Ryusui. Sendo assim, o grupo de reconhecimento é formado por Senku, Kohaku, Soyuz e Gen, a formação desta equipe faz muito sentido devido a habilidade cada um.
Entretanto, no navio, Ukyo percebe que existe alguma coisa no fundo do mar e pede para que alguém investigue isso. E assim, acabam descobrindo que há pessoas petrificadas, mas essas pessoas não batem com a idade da primeira petrificação planetária e a partir desse momento surgem os antagonistas dessa saga. E os personagens que permaneceram no Perseu, acabam sendo petrificados novamente e isso causa um desespero na equipe de reconhecimento, pois não sabem como isso ocorreu. Restando para a equipe de reconhecimento salvar seus companheiros.
A ciência da espionagem
Como comentado no tópico anterior, os personagens que ficaram no navio Perseu foram petrificados novamente, assim surge a pergunta: “Quem fez isso?“. Bom, essa pergunta acaba sendo respondida por Amaryllis, primeira pessoa que o grupo conhece na ilha. Ela explica como a ilha funciona e sobre a “magia de congelamento“, que o chefe da ilha tem, e como seus servos trabalham. Amaryllis explica que quando era criança presenciou os generais do mestre, Moz e Kirisame, petrificando os seus amigos. E que desde então, planejou se infiltrar no castelo do mestre e roubar a “arma” que congela as pessoas.
Então a equipe de reconhecimento possui uma nova missão, se infiltrar no castelo e roubar a arma de petrificação. Mas, o plano se torna complicado quando eles devem depender de Kohaku, para completar a tarefa. Restando assim, a opção de ter que acreditar que Amaryllis irá conseguir ajudar ela. Porém, só o auxílio da nova aliada não basta e agora, eles precisam recuperar o laboratório móvel no navio.
Nesse momento, descobrimos que Moz e Kirisame respondem ao ministro e pessoa mais confiável do chefe, Ibara. Ele e os soldados subiram a bordo do navio, com intuito de descobrir o que havia lá e sabemos, o que aconteceu com o pessoal do navio. Também descobrimos que houveram sobreviventes deste ataque, Ginro e Suika, restando a eles a missão de conseguir fugir com o laboratório.
Após conseguirem fugir e escapar do exército de Ibara, com o laboratório, Senku e seus aliados voltam-se ao plano de invasão e espionagem. Com isso, eles decidem trabalhar em como vão conseguir roubar a arma da petrificação e achar a cápsula, com o materiais juntado pelos astronautas.
Enfim, a primeira parte do desse arco termina com um gancho para a continuação. Esse gancho, mostra que Senku com o auxílio de Kohaku, que descobriu onde está cápsula e recuperou alguns materiais, conseguiu criar o líquido de despetrificação. Anunciando assim, que o contra-ataque do Reino da Ciência irá começar.
Vale a pena?
Se você acompanhou todas as temporadas anteriores e leu o mangá, com certeza vale a pena continuar a acompanhar. Agora, se quer começar a acompanhar um anime shonen, com uma pegada diferente do habitual, Dr. Stone é uma excelente recomendação. O anime se reinventa a cada temporada trazendo novos conceitos e ares a sua obra. Entretanto, essa nova temporada possui alguns problemas que pode afastar algumas pessoas.
Primeiro, a divisão da temporada algo que virou recorrente, neste últimos anos, e que de certa forma, não agrada alguns. Assim, demorando para concluir a sua história e fazendo com que o público esqueça a trama inicial. Em compensação, o anime ocupa uma grade maior no ano, o que deve ser bom para empresa que o produz, mas no geral parece ser um tiro no pé.
Segundo, os arcos adaptados e como foram adaptados, ou quase, bom como já comentamos a terceira temporada possui dois grandes arcos. E a maneira que eles acabaram sendo adaptados, de certa forma, se tornou estranha, o arco da Era da Exploração passa por vários capítulos do mangá, no anime acontece muito rápido. Uma decisão errada, já que dividiriam a temporada poderiam trabalhar melhor nos aprofundamentos de laços entre os personagens antes da viagem.
Agora, o arco da Ilha do Tesouro é um pouco mais rápido no mangá e ao que parece, no anime, vão trabalhar mais nessa parte. Ao que se mostra, estão apostando muito na batalha final deste arco, para o restante da temporada. O que pode ser um ideia muito boa, pois no mangá parece ser muito fácil ganhar nessa parte, mas ao mesmo tempo, faltou o aprofundamento que o arco anterior proporciona.
O que podemos esperar para a segunda parte?
Ao que tudo indica, a segunda parte vai abordar a batalha entre o Reino da Ciência e os vilões Ibara com os seus generais. Além disso, se aprofundar nos mistérios não abordados nesta primeira parte do anime. Afinal de contas, não sabemos quem é o Why-Man, ou o que é arma de petrificação, ou quem é o líder da ilha, o passado de Soyuz e quem são as pessoas no fundo do mar.
Bem como, já mencionado anteriormente, o líquido de despetrificação criado por Senku poderá ser a chave de salvar o mundo, não dependendo mais da caverna dos milagres. E claro, não poderíamos esquecer a motivação inicial desta viagem, será que consiguirão salvar Tsukasa?
Será que todas essas dúvidas serão o suficiente para manter Dr. Stone: New World em alta? Bom, só nos resta aguardar pela próxima parte que chega em outubro.
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).