Games no estilo “no sense”, que trazem sentimentos de raiva aos jogadores após muitas horas jogando fazem parte de uma grande conquista para um certo nicho da comunidade há alguns anos e isso se deve graças ao sistema de marcação do Steam que fomenta hábitos diferenciados de jogo.
Goop Loop é o novo garoto deste nicho, trás desafios baseados na física que provavelmente te farão gritar. Tudo isso enquanto um alegre desenvolvedor faz comentários cheios de piadas com você para mantê-lo entretido.
Uma história Lunar
O game começa com a Lua extremamente resfriada, que ao espirrar, libera um “perdigoto lunar” sem nome, que adentrará a Terra e cairá dentro de um loop circular. É de lá que o jogador poderá empurrá-lo para qualquer direção que deseja ir, de fato é como se uma bola de hamster pudesse ser controlada em um jogo plataforma 2-D.
A partir desta premissa, já da para imaginar o grande objetivo do game: seguir em frente saltando com seu perdigoto lunar pegajoso, enquanto tenta não surtar com a necessidade de utilizar a física para ter noção de qual velocidade usar para conseguir realizar grandes saltos. Uma boa analogia talvez seja recorrer ao caso de que um corredor de salto em distância que não conseguirá pular alto o suficiente caso seu último passo seja interrompido por causa da linha de penalidade. O princípio de movimentação do personagem perdigoto é o mesmo.
Jogabilidade
Goop Loop começa com quedas furiosas que dão velocidade ao nosso querido perdigoto lunar, que deverá usar grande parte dos impulsos para pular em grandes montanhas. Obviamente existem pro players em jogos de plataforma deste tipo que passariam todas as dificuldades em apenas 10 minutos, provavelmente Einstein. Infelizmente para uma pessoa comum 2 horas de game seriam o suficiente para talvez alcançar dois terços do caminho.
Na realidade a maior habilidade que deve ser estimulada é a de paciência, pois ao errar um caminho ou cair desenfreadamente de um obstáculo ao outro, o perdigoto será lançado diretamente aos primeiros metros do caminho, e sim, você terá que passar por tudo de novo.
Latas de tinta são encontradas em pontos especiais do mapa, com elas você poderá mudar a cor do personagem principal enquanto passa por novos obstáculos.
Gráficos
A qualidade do jogo apesar de simples, mistura diversas características que dão a impressão de profundidade, além de texturas que se misturam e acabam permeando entre cartoon e uma certa pitada de realismo. Sim a aparência do jogo lembra muito o desenho O incrível mundo de Gumball da Cartoon Network, o que para muitos é um ponto deveras agradável e nostálgico.
Como já ressaltado, mesmo com visual “simplório”, o game não deixa a desejar em fluidez, não há quedas de frames ou qualquer problema relativo a renderização, a única e exclusiva preocupação do jogador é passar por todo o caminho saltando sem perder velocidade e paciência.
Os comentários do desenvolvedor é um diferencial
Durante o jogo provavelmente haverá um momento que a fúria de não conseguir passar um obstáculo ou cair para o início do mapa serão inevitáveis, mas não se preocupe! Frases motivacionais do desenvolvedor irão acalmar seu coração. A presença do desenvolvedor, diferente de outros jogos do gênero é mais como um bate-papo e não um tapa na cara. Piadas ruins, palavras de conforto e situações engraçadas quebram a terceira parede e pode ser considerado um grande elemento do jogo, acaba sendo uma experiência interessante ter o desenvolvedor te dando conselhos engraçados enquanto se quebra a cabeça tentando achar um melhor caminho para algum lugar.
No fim das contas, Goop Loop prega peças em você, apesar de que o elemento física pode ser assustador, todos os elementos contribuem para que você se torne muito bom nisso. Todos podem vencer o desafio, o desenvolvimento de habilidade e paciência serão desenvolvidos mesmo que se leve mais tempo que a média. Respire fundo e divirta-se, vale a pena!
Goop Loop foi desenvolvido pelo Lone Wulf Studio LLC e pode ser adquirido no Steam por R$8,69 clicando aqui.