Kamen Rider Geats chegou ao seu fim neste último domingo (27) e aqui está a nossa análise da série.
A série Kamen Rider Geats estreou no dia 04 de setembro de 2022, sendo a 33ª série da franquia Kamen Rider e a 4ª série da era Reiwa. No começo dividia o quadro Super Hero Time junto a série Avatro Sentai Donbrothers e logo depois passou a dividir com Ohsama Sentai King-Ohger.
O enredo da série gira em torno de um jogo chamado Desire Grand Prix (DGP), organizado e gerenciado por uma empresa de mesmo nome. O jogo consiste em defender a cidade das ameaças misteriosas conhecida como Jyamato. As regras do jogo são bastante simples, após selecionados, os participantes devem escrever o que desejam. E assim, que fizerem isso podem começar a jogar o DGP como um Kamen Rider.
Os jogadores devem continuar até morrerem ou serem eliminados e o vencedor ganha o prêmio de “criar o seu mundo ideal“. Em outras palavras, apenas os verdadeiros heróis podem vencer o jogo e se tornarem a entidade dos desejos, para criar o seu próprio mundo.
Os personagens
Aqui vamos focar nos personagens principais e aqueles que aparecem no primeiro arco da série. Vamos evitar grandes spoilers da série, já que isso é apenas uma análise de Kamen Rider Geats.
Ace Ukiyo/Kamen Rider Geats
O protagonista da série e um homem misterioso, um campeão invicto no DGP desde sua primeira participação no jogo e compete como Kamen Rider Geats. No começo surge como alguém arrogante, que não se importa muito em usar a ingenuidade dos outros jogadores para ganhar o jogo.
Além disso, Geats possui uma habilidade passiva de seu personagem que é o Sentido Situacional, que ele utiliza como um radar. Bem como, seu personagem tem como base uma kitsune, uma raposa branca do folclore japonês.
Ace Ukiyo/Kamen Rider Geats é interpretado pelo ator Hideyoshi Kan.
Michinaga “Micchy” Azuma/Kamen Rider Buffa
O rival de Geats e um eterno segundo lugar do DGP, pois sempre acaba sendo vencido por Ace. Micchy trabalha como empreiteiro em uma empresa de construção e compete Kamen Rider Buffa. Na parte inicial da trama, o personagem tem o desejo de acabar com todos o Kamen Riders, por conta que aconteceu um amigo que morreu durante o DGP. Apesar disso, não é de primeira um antagonista da série e sim, um grande rival do Kamen Rider Geats.
As habilidades passivas de Buffa são Espírito de Luta e Habilidades de Combate Aprimoradas, o personagem é casca grossa e aguenta muita porrada. Seu personagem é baseado em um búfalo, que tem significado de força para os asiáticos.
Michinaga “Micchy” Azuma/Kamen Rider Buffa é interpretado por Kazuto Mokudai.
Keiwa Sakurai/ Kamen Rider Tycoon
O Kamen Rider secundário da série, um jovem que acabou de se formar no ensino médio e está em busca de um emprego, para poder realizar seu sonho, A Paz Mundial. Keiwa mora com sua irmã, Sara, pois seus pais morreram quando ainda era criança. E assim, compete como Kamen Rider Tycoon. No começo, o personagem ainda é meio ingênuo e se deixa acreditar em algumas das mentiras que Ace conta. Mas, mesmo assim, considera Ace e Neon grandes amigos no DGP.
A habilidade passiva de Tycoon é a Sorte Aprimorada, conseguindo sempre achar as melhores fivelas para as partidas do DGP. Sempre achando a fivela Boost, que ajudava a finalizar os jogos rapidamente. Seu personagem é baseado em um cão-guaxinim ou tanuki, que no folclore japonês surge como uma criatura mística, mestre dos disfarces e travessa. Combinando muito, com o fato que Tycoon possui como forma principal a Ninja.
Keiwa Sakurai/ Kamen Rider Tycoon é interpretado por Ryuga Sato.
Neon Kurama/Kamen Rider Na-Go
A Kamen Rider feminino da série e grande aliada de Geats e Tycoon. Neon Kurama é uma influencer que vive gravando lives em que foge de casa, apenas para ser pega pelos seguranças da família Kurama. Apesar disso, seu grande objetivo é encontrar o amor, já que acredita que sua família não a ama de verdade. Neon compete como Kamen Rider Na-Go. No começo da série, a personagem é a tipica garota rica que não conhece, muito bem, o mundo. Mas, após diversas experiências no DGP, Neon passa a querer conhecer mais o mundo e as pessoas.
As habilidades passivas de Na-Go são Superaudição e Poder de impacto Aprimorado, apesar de explorarem mais a primeira habilidade, a segunda acaba sendo usada em momentos críticos. Seu personagem é baseado em um gato e Na-Go seria a junção dos kanjis de gato, “neko“, e a onomatopéia de miado, “nya“.
Neon Kurama/Kamen Rider Na-Go é interpretada por Yuna Hoshino.
Tsumuri & Girori
Tsumuri é a navegadora do DGP e aquela que convoca os jogadores para participar do jogo. Contudo, sua função é explicar como funciona as rodadas do DGP e algumas vezes, acaba por participar do jogo, quando necessário.
Já Girori é o primeiro Game Master do DGP, mas nos primeiros episódios se disfarça como um dos membros auxiliares do DGP. Tanto que quase sempre ele está na sala de espera, onde os Kamen Rider ficam entre partidas.
Tsumuri é interpretada por Kokoro Aoshima e Girori por Shugo Oshinari.
A trama
A história de Kamen Rider Geats é dividida em 06 arcos, com exceção de Daybreak que serve como prólogo e epílogo da série. Assim como, todos os arcos servem uma cobertura de todas as temporadas do DGP. Aqui vamos falar, brevemente, de cada arco e como eles funcionam na história de Kamen Rider Geats.
Daybreak – Prologue (Episódio 01):
O primeiro episódio da série e ao mesmo tempo o final de uma temporada do DGP, aqui conhecemos os principais personagens da série. Além disso, o grande vencedor desse jogo é Ace Ukiyo, o Kamen Rider Geats, e seu desejo, como grande vencedor, é se tornar uma celebridade.
Encounter Arc (Episódios 02 – 09):
Após eventos do primeiro episódio, Neon e Keiwa se juntam ao DGP como Kamen Riders e enquanto isso, Ace e Michinaga retornam da temporada anterior para essa nova. Esta parte também apresenta novos Kamen Riders e serve como um “tutorial“, para os espectadores, de como funciona o DGP.
Neste arco conhecemos um membro da administração do DGP, Kamen Rider PunkJack, e uma outra maneira de sair do jogo sem ser morto, a desclassificação. Algo que acontece com Keiwa, por não poder continuar a jogar devidos aos ferimentos recebidos na penúltima fase do DGP.
Este arco se encerra com uma nova fivela sendo revelada, a Monster, e o grande vencedor desta temporada é Ace. Além disso, seu desejo desta vez é que Girori e Tsumori, dois membros do staff do DGP, sejam parte de sua família. E também, descobrimos que o verdadeiro desejo de Ace não pode ser concedido, no qual deseja se reencontrar com sua mãe Mitsune.
Conspiracy Arc (Episódios 10 – 16):
Temendo que Ace possa se tornar um dos membros da gerência do DGP, Girori começa seu plano para eliminar Geats, permanente, do jogo. Então, para isso convoca um dos administradores do DGP, Win Hareruya, o Kamen Rider PunkJack. Além disso, neste arco de alguma forma os Jyamato ganham a habilidade de se transformarem em Jyamato Riders.
Mas, ao final, Girori perde sua posição e é removido do DGP, por abusar de seus poderes como Game Master e assim, indiretamente, causando a morte de Micchy e sacrificar Win em prol da eliminição de Ace. Contudo, surge a revelação que o DGP é um reality game show interdimensional, essa temporada termina sem nenhum vencedor.
Divergence Arc (Episódios 17 – 24):
Uma nova temporada do DGP e a primeira no formato reality game show, um novo Game Master surge, Chirami. Nesta nova temporada surge o formato de popularidade, no qual o jogador que tiver menos votos da audiência é eliminado do jogo. Além disso, entre os participantes tem um infiltrado, conhecido como “Estrela do Desejo” e seu objetivo é sabotar os outros jogadores para chegar ao final do jogo. E se conseguir ser um dos dois últimos finalistas, ganha essa temporada do DGP. Nessa temporada são apresentados os apoiadores dos Kamen Riders.
Enquanto isso, descobrimos que Micchy conseguiu sobreviver a sua morte, na temporada anterior, devido ao uso da fivela Zumbi e com isso, pode ressuscitar. Ele está no Jardim dos Jyamtos e lá conhece Archimedel, o jardineiro, onde nutre os Jyamatos com as ID Core dos jogadores do DGP. E conhece Beroba, a apoiadora dos Jyamato e com isso, decide apoiar Micchy já que ele se tornou um hibrído humano-Jyamato.
Ao mesmo tempo descobrimos sobre a existência da Deusa da Criação, a fonte de poder do DGP e aquela que realiza os desejos dos vencedores. Assim como, a verdade sobre os apoiadores serem viajantes do tempo que vieram do futuro. Esta temporada termina sem vencedores, por conta de Beroba assumir o controle do DGP.
Lamentation Arc (Episódios 25 – 32):
Este novo arco dá início a um novo jogo o Jyamato Grand Prix (JGP), tudo isso para que Beroba consiga alcançar seus objetivos, a Deusa da Criação. Então os Riders sobreviventes, da temporada anterior, devem competir para vencer esta temporada e se tornar o Jyamashin.
Ao decorrer deste arco descobrimos a verdade sobre Ace, na qual ele é um participante do DGP desde 1AD e que sempre reencarna em participante do jogo. Enquanto isso, também temos a revelação sobre quem é Neon e a sua história com a família Kurama. Este arco serve como o ponto de virada série.
Durante o round final do JGP, Ace descobre a verdade sobre sua mãe, Mitsune, na qual ela foi transformada na Deusa da Criação por Suel. Além disso, revelam que para que a Deusa consiga realizar os desejos dos vencedores, necessita absorver a felicidade dos participantes. O grande vencedor desta temporada é Michinaga e consegue realizar seu desejo para obter “O poder para destruir todos os Kamen Riders“.
Yearning Arc (Episódios 33 – 38):
O Jyamashin Michinaga começa sua caça a todos o Kamen Riders, o DGP até tenta lutar contra ele, mas devido a seu desejo ele se tornou invencível. E como Ace perdeu, na temporada anterior, e foi eliminado, não existe nesse mundo de Micchy. Até que determinado momento, Tsumuri consegue reviver Ace e mostra o despertar de seus poderes, parecidos com a da Deusa da Criação. Mas, Ace se volta contra o DGP, devido ao que fizeram com ele e sua mãe. Assim surge Suel e inicia Desire Royale, um jogo de eliminação que decidirá o destino do DGP.
Nessa parte do jogo vemos uma aliança entre Ace e Micchy, para acabar com o DGP, enquanto os outros Riders, Neon, Keiwa e Sara, lutam para impedir que Micchy mate os outros Kamen Riders. Também temos a revelação que Win, Kamen Rider PunkJack, sobreviveu e quer ajudar Ace e Tsumuri a descobrir mais sobre o passado do DGP.
Ao final do arco é descoberto que Mitsune está morrendo e que Tsumuri seria sua substituta, como a Deusa da Criação. Mas, Tsumuri se recusa e Mitsune libera todo o potencial de Ace, o ajudando a derrotar Suel e encerrar o Desire Royale. Assim, essa temporada acaba com Ace restaurando todos aqueles que perderam no DGP e tornando o jogo de conhecimento público.
Creation Arc (Episódios 39 – 48):
O último arco de Kamen Rider Geats e aquele que responderá todas as questões em aberto da série, além de mudar o status quo de alguns personagens. Um novo Game Master surge, seu nome é Zitt, e decide dar continuidade com plano de Suel e destruir o mundo. Ace monta uma força-tarefa com Win, Micchy e Keiwa para impedir os planos de Zitt e criar um mundo onde todos possam realizar seus desejos.
Ao mesmo tempo Kekera e Beroba trabalham em uma maneira de colocar Keiwa contra os outros Riders. Ao decorrer do arco vemos um Keiwa diferente do começo da série e por fim, acaba sendo salvo por Ace. Zitt então decide colocar em prática os planos do Apocaylpse Game, com o auxílio dos apoiadores VIP do DGP. Já que Ace havia absorvido os poderes da Deusa da Criação e assim, livrando Tsumuri deste fardo, assumindo o lugar da antiga Deusa.
Ao final do arco, os Riders conseguem derrotar os vilões e impedir o Apocaylpse Game, mas Suel retorna para uma última tentativa de realizar seus planos e acabar com o mundo. Essa temporada do DGP não é uma competição e então, não há vencedores e nem ganhadores.
Daybreak – Epílogo (Episódio 49):
A batalha final contra Suel, em sua forma Kamen Rider Regad Omega, para salvar o mundo e acabar de vez com o DGP. Além disso, este é o último episódio da série e onde acontece a cameo com o futuro Kamen Rider, o Kamen Rider Gotchard.
Vilões
Este ponto é um tanto problemático na série, eles conseguiram trabalhar muito bem, na medida do possível, com os diversos Kamen Riders. Mas, os vilões da série são um problema e por conta disso, dificilmente terá algum marcante. Ao longo de 06 arcos, tivemos alguns vilões, mas ao mesmo tempo nenhum deles apresentava uma grande ameaça.
Nem mesmo Suel e Zitt, com seus planos megalomaníacos de destruir o planeta, são marcantes ou memoráveis. Por diversas vezes, eles mal apareciam e representam uma ameaça. E aqui entra um ponto bastante discutido pelos fãs e quem acompanhou a série: “Seria Michinaga, o Kamen Rider Buffa, o grande vilão da série?“.
Essa questão surge quando boas partes das coisas ruins da série, de certa forma, são causadas por ele. O personagem surge ao lado dos vilões a partir do 3º arco de Kamen Rider Geats e seu desejo sempre foi destruir todos os Kamen Riders. Apesar da sua jornada de redenção, essa questão está sempre em tópico quando falamos dos vilões da série.
Kamen Rider Geats – A análise
Kamen Rider Geats, na minha humilde opinião, é a melhor série Kamen Rider desde Kamen Rider Build. A série conseguiu criar uma boa história e enredo, ao mesmo tempo conseguiu ser algo igual, e melhor, que Kamen Rider Ryuki foi na era Heisei. A série traz uma abordagem que está em alta atualmente, que são os games battle royales como exemplos: Fortnite e Apex Legends, além disso, a série Round 6 (Squid Game) teve uma certa influência na criação da série. A modernidade que a série traz, consegue ser atrativa e, provavelmente, conseguiu agradar boa parte dos fãs de longa data.
Outro ponto interessante da série é o roteiro, ele conseguiu trabalhar muito bem com os diversos personagens que ela traz. Por diversos momento, poderíamos pensar que algum acabaria esquecido e escanteado, como ocorreu em Kamen Rider Saber. Mas, mesmo assim o roteiro não perde o gás e consegue resgatar e dar um caminho para todos eles, até para os mais secundários deles como exemplo Kōsei Kurama. O personagem surge do nada e tem toda uma história trágica, ele poderia sumir facilmente que o público não se lembraria, mas o roteiro decide trazer ele de volta e dar um final ao seu arco.
Além disso, Kamen Rider Geats terminou de uma maneira que facilmente pode utilizar seus personagens no futuro. O fato de a série ter um final e ao mesmo, não ser a conclusão dos objetivos de todos os personagens, consegue abrir um precedente para possíveis retornos no futuro. O exemplo disso, é o filme focado no Kamen Rider Buffa, anunciado pós fim de série e que chegará no ano vem. Facilmente, até o presente momento, Kamen Rider Geats consegue e conseguiu ser a melhor série, da franquia Kamen Rider, na Era Reiwa. Pode ser muito cedo para falar isso, mas, acho que será válido para o futuro ter mencionado este ponto.
Vale a pena?
Aqui vai o veredito de Kamen Rider Geats, a resposta é sim. Sim, Kamen Rider Geats vale a pena ser assistido. A série conseguiu adaptar algo que estava muito batido no mainstream, em uma obra simplesmente boa. Parando para pensar aqui, dificilmente encontraremos um episódio, que unanimemente, consiga ser considerado ruim. Apesar dos altos e baixos, Kamen Rider Geats conseguiu entregar um enredo sólido e consistente. Yuya Takahashi conseguiu manter um ótimo enredo e depois dos problemas em Kamen Rider Zero-One, ele precisava mostrar que é um ótimo roteirista.
Kamen Rider Geats também conseguiu quebrar uma “maldição” que as séries tinham desde Kamen Rider Zi-O. Na qual, todas as séries Kamen Rider tinham um final bem abaixo do esperado e entregando algo ruim. Bom, algumas ressalvas a Kamen Rider Zero-One, já que sua reta final acabou sendo afetada por conta da pandemia e o lockdown. Mas, mesmo assim, não sei se Zero-One entregaria um final tão interessante quanto Kamen Rider Geats.
Em conclusão, caso queira começar a assistir uma série Kamen Rider e não sabe por qual começar, recomendaria Kamen Rider Geats. Os personagens são extremamente cativantes e conseguem atrair o público, as formas Rider também estão em nível acima das outras séries.
Kamen Rider Geats tem 49 episódios e acabou neste último domingo, dia 27 de agosto. Entretanto, não existe maneira oficial de assistir a série, porém a Sato Company já anunciou que disponibilizará algumas das séries atuais de Kamen Rider. Então, é questão de tempo até o anunciarem Kamen Rider Geats, em seu catálogo.
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre o mundo Tokusatsu, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.
Tava na dúvida se valia a pena assistir, mas pelo jeito que você descreveu a série parece muito boa.