Você é fã de Scott Pilgrim? Então você não pode perder o novo anime da Netflix, Scott Pilgrim: Takes Off, que adapta a história em quadrinhos de Bryan Lee O’Malley lançada em 2004. Vamos analisar o anime e compará-lo com o quadrinho original e o filme de 2010 ou o game lançado no mesmo ano. Será que a Netflix acertou na adaptação ou decepcionou os fãs? Vamos descobrir!

Por que falsa expectativa?

Primeiramente, antes de dar a análise, vamos explicar a bagunça que o trailer da animação junto a seu título proporcionou. O título da série original é Scott Pilgim: Takes Off. Ou seja, traduzido seria algo como, “Scott Fora”, o que justifica o scott sumir após o segundo episódio, fazendo com que a Ramona fosse em busca dele, dando protagonismo a ela.

Acontece que a aqui a série veio com o simples nome Scott Pilgrim – a Série, dando a entender que seria uma adaptação mais fiel dos quadrinhos, como o game e o Live-action foram. Para finalizar, o trailer exibido, também demonstra que a série seria apenas uma adaptação, mostrando mais trechos dos primeiros episódios, que são mais fieis aos quadrinhos. Certamente se o título fosse melhor adaptado, esse mal entendo não ocorreria. Pois o “Plot” do Scott sumido, e a surpresa disso para narrativa deve ter sido intencional por parte dos criadores

Confira o trailer e entenda:

Agora sim, vamos para Análise

O anime Scott Pilgrim: Takes Off conta a história de Scott, um jovem canadense que se apaixona por Ramona Flowers, uma garota misteriosa que tem sete ex-namorados malignos que ele precisa derrotar para ficar com ela. O anime segue a mesma estrutura do quadrinho, dividindo-se em seis episódios que correspondem aos seis volumes da obra original. Cada episódio tem cerca de 40 minutos de duração e mistura comédia, ação, romance e referências à cultura pop e aos videogames.

Uma das principais diferenças entre o anime e o quadrinho é o estilo de animação. Enquanto o quadrinho tem um traço simples e cartunesco, o anime opta por um visual mais detalhado e realista, inspirado nos animes japoneses. O resultado é uma animação fluida e dinâmica, que valoriza as cenas de luta e as expressões dos personagens. Além disso, o anime também usa cores mais vivas e variadas, contrastando com o preto e branco do quadrinho.

New Game +

Imagem: Netflix

Outra diferença é o desenvolvimento dos personagens secundários, que ganham mais destaque e profundidade no anime. Por exemplo, Kim Pine, a baterista da banda de Scott, tem um papel mais importante no anime, revelando mais sobre seu passado com Scott e sua personalidade sarcástica. Outros personagens que têm mais espaço no anime são Wallace Wells, o melhor amigo e colega de quarto de Scott, Knives Chau, a ex-namorada obcecada de Scott, e Envy Adams, a ex-namorada famosa de Scott.

Essas diferenças ocorrem pois após o segundo episódio, todo o enredo foge da história original, como um enredo alternativo, não ignorando o original, mas mostrando um futuro alternativo. Em outras palavras, trata-se de viagem no tempo e multiverso. Pois segundo o autor, ele não queria que a história tivesse outra adaptação sem nenhuma novidade, por isso escolheu uma narrativa onde os personagens secundários tivessem mais tempo e aprofundamento. Principalmente alguns Ex-namorados da Ramona, mostrando mais do término deles, evidenciando que toda história possui dois lados, onde a Ramona também teve sua parcela de culpa, e os ex-namorados malvados, não foram sempre malvados.

No entanto, nem todas as diferenças chegaram bem aos fãs. Algumas mudanças na trama e nos diálogos foram criticadas por alterar o tom e o humor do quadrinho. Por exemplo, no anime, Scott é mais sério e menos bobo do que no quadrinho, perdendo um pouco do seu carisma. Alguns fãs também reclamaram que o anime cortou ou modificou algumas cenas icônicas do quadrinho, como a batalha entre Scott e Todd Ingram, o terceiro ex-namorado de Ramona.

Pontos +

Mas nem tudo é crítica. O anime também recebeu elogios por sua fidelidade ao quadrinho em vários aspectos, como a trilha sonora, que usa as mesmas músicas da banda fictícia Sex Bob-Omb, e as onomatopeias, que imitam os sons dos videogames ( Já no trailer temos a Trilha sonora de Mortal Kombat para dar aquele Hype). A famosa música Black Sheep, tocada no Live-Action também aparece. A dublagem trouxe de volta o elenco original no filme também, que apesar de agradar pela nostalgia, algumas não combinaram

  • Michael Cera como Scott Pilgrim
  • Mary Elizabeth Winstead como Ramona Flowers
  • Satya Bhabha como Matthew Patel
  • Kieran Culkin como Wallace Wells
  • Chris Evans como Lucas Lee
  • Anna Kendrick como Stacey Pilgrim
  • Brie Larson como Envy Adams
  • Alison Pill como Kim Pine
  • Aubrey Plaza como Julie Powers
  • Brandon Routh como Todd Ingram
  • Jason Schwartzman como Gideon Graves
  • Johnny Simmons como Young Neil
  • Mark Webber como Stephen Stills
  • Mae Whitman como Roxie Richter
  • Ellen Wong como Knives Chau

Comparação com Live-Action

scott pilgrim filme
Imagem: Universal

E como o anime se compara ao filme de 2010? Bem, o filme foi dirigido por Edgar Wright e estrelado por Michael Cera (Scott) e Mary Elizabeth Winstead (Ramona). O filme condensou os seis volumes do quadrinho em um único filme de duas horas, o que resultou em um ritmo acelerado e muitas cenas cortadas ou alteradas. O Longa também teve um estilo visual mais estilizado e colorido do que o quadrinho, usando muitos efeitos especiais e transições criativas.

O filme foi bem recebido pela crítica, mas não teve muito sucesso nas bilheterias. Muitos fãs do quadrinho gostaram do filme pela sua energia e humor, mas outros acharam que ele perdeu a essência e a emoção do quadrinho. O filme também teve um final diferente do quadrinho, que foi lançado depois do filme.

O anime pode ser visto como uma forma de complementar ou corrigir o filme, dando mais tempo e espaço para a história se desenvolver. O anime também pode ser uma forma de atrair novos fãs para a saga de Scott Pilgrim, que já se tornou um clássico cult da cultura nerd.

Vale a pena assistir Scott Pilgrim?

Por fim, será que vale a pena dar uma chance para Scott Pilgrim sem Scott? A resposta é bem ambígua, para aqueles que nunca assitiram ou jogaram nada de Scott, pode achar o anime muito confuso. Ao mesmo tempo que fãs de quadrinhos, games e animes podem gostar por conta das referências.

Do outro lado temos aqueles que já assistiram o filme, jogaram ou leram os quadrinhos. Esses podem não gostar se queriam apenas uma animação fiel a história original. Ou por outro lado podem gostar de ver um conteúdo novo dos personagens da trama, ambientado em todo o universo de Scott Pilgrim. Servindo assim como uma atualização da obra.

E você, o que achou do anime Scott Pilgrim: Takes Off? Você prefere o quadrinho, o filme ou o anime? Deixe sua opinião aqui.

Imagem: chipuu.com.br/ Netlfix,Universal.

Para saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.