Vinland Saga 2 conseguiu ser um dos melhores animes da temporada, mesmo com todas as adversidades o estúdio Mappa entregou um trabalho belíssimo e aqui fica nossa análise.

A segunda temporada de Vinland Saga veio e mesmo com toda polêmica envolvida, tanto pela parte da produção, quanto dos fãs, o anime conseguiu ser um dos melhores dessa temporada. O MAPPA acertou com êxito adaptar um dos melhores arcos do mangá, com uma qualidade técnica incrível. E com isso, Vinland Saga 2 entra para a lista de melhor anime do ano, facilmente, na minha humilde opinião.

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

O anime de Vinland Saga é a adaptação do mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Makoto Yukimura. Sendo publicado desde 2005 e contando com 203 capítulos, que seguem sendo lançados até hoje. Apesar disso, o autor já informou que o mangá entrou em seu arco final e que contará com 50 capítulos, sendo que 37 deles já foram lançados. No Brasil, o mangá vêm sendo lançado pela editora Panini, nos formatos Tankobon e Deluxe.

A vida de um escravo

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Vinland Saga 2 adapta o segundo arco do mangá, o Arco do Escravo, sucedendo o Arco da Guerra. Entretanto, este arco acaba sendo conhecido como o arco do Thorfinn fazendeiro, pelos fãs da obra.

Então, no primeiro episódio somos apresentados a uma breve recapitulação do episódio final, da primeira temporada. E após isso, o episódio segue a vida de Einar, um dos novos personagens dessa temporada, desde os seus dias de paz até ser capturado. Einar vê sua família sendo morta na sua frente e não consegue fazer nada para impedir, assim acaba sendo vendido como um escravo.

Contudo, logo depois dessa introdução Thorfinn retorna ao anime, onde vemos que ele acabou sendo comprado por Ketil, que é a mesma pessoa que comprou Einar. A partir daqui, acompanhamos as vidas de escravo dos dois personagens. Apesar disso, Thorfinn e Einar possuem um acordo com seu mestre, no qual o mesmo prometeu liberdade a eles, caso cumprissem uma tarefa imposta. E mesmo com todos esses desafios, os dois se empenham muito em cumprir tal tarefa e nisso, uma grande amizade surge entre eles.

Aqui vemos um Thorfinn diferente do que conhecíamos, o personagem está inerte ao mundo a sua volta e apenas trabalha por trabalhar. Após perder seu grande objetivo de vida, a vingança pelo seu pai, Thorfinn se tornou vazio e sem objetivos, com uma vontade nula de viver.

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Em determinado momento do anime, conhecemos o filho mais novo de Ketil, Olmar, um jovem extremamente imaturo e com o desejo de ser um grande guerreiro. Mas, por conta de ser um covarde e sem habilidades, jamais conseguirá realizar tal sonho e por causa disso, acaba caindo em uma provocação barata e tentar matar os escravos de seu pai, Einar e Thorfinn. E aqui, surge outro personagem importante para a história, Cobra, ele acaba apartando a briga e impedindo a morte dos dois. Além disso, vemos que uma ideia plantada, que Thorfinn está confuso, sobre a relação de não querer viver mais.

Então, acompanhamos a evolução de Thorfinn de alguém que não desejava nada, para um homem que deseja alcançar um mundo sem guerras e escravidão. Toda essa evolução vem sendo criada aos poucos e a medida que vemos Thorfinn evoluir, vemos também suas feições mudarem e se tornando um pouco mais feliz. Afinal de contas, ele é um homem que viveu tanto o caminho da guerra, quanto o da escravidão e percebeu que isso não jeito de se viver. Agora, tudo o que deseja é se abdicar da violência e criar um mundo melhor.

O caminho de sangue para se tornar um rei

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Em contrapartida, a vida como escravo de Thorfinn, acompanhamos a ascensão de Canute, para se tornar o rei da Inglaterra. Bem como, vemos o quanto o personagem amadureceu desde o fim da primeira temporada até sua estreia na segunda. Afinal de contas, desde a morte de seu pai, o rei Sweyn, Canute tem encontrado desafios para reivindicar o seu trono por direito.

Por longos 03 anos, uma terrível guerra vem sendo travada no território da Inglaterra, contra o rei Ethelred II. E apesar de todos os esforços, que o antigo rei tenta recuperar o trono, não consegue ser páreo para Canute e seu exército. E assim, começa a ascensão desse personagem, que deixa de ser um garoto assustado para se tornar um dos maiores rei dos vikings.

A evolução de Canute nesta temporada é algo extremamente bem feito, diferente de Thorfinn que não possuía nenhuma grande objetivo até certa parte da história, ele deseja unificar os reinos de sua família. O personagem acredita que só assim, conseguirá criar um reino forte e próspero para seu povo. E que por isso, deve eliminar todos que seriam um empecilho aos seus planos e utilizando todos os métodos possíveis.

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

As partes do Canute, na história, conseguem nos enganar muito bem, o personagem passa uma imagem de rei bondoso e benevolente. Mas, quando descobrimos quais são suas verdadeiras intenções e o que supostamente ele fez com seu próprio irmão, rei Harald, percebemos o caminho que Canute fez. Um paralelo interessante que o anime faz, são as alucinações que Canute e Thorfinn tem ao longo da histórias. Thorfinn esta sempre sendo assombrado pelas pessoas que ele matou e por conta disso não consegue dormir em paz. E Canute acaba sendo assombrado pelo seu pai, que apesar disso, mostra a ele que esse é o caminho que rei deve seguir.

Todos esse acontecimentos culminam para as verdadeiras intenções de Canute e para o que ocorre no final da temporada. O personagem deseja tomar a fazenda de Ketil e para isso, usa de provocações em Olmar, para conseguir o que deseja. Neste momento, vemos toda a imaturidade do personagem e como recebe seu primeiro choque de realidade. Onde Olmar percebe que não nasceu para ser um guerreiro e que essa vida nunca foi para ele.

O que significa liberdade?

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Durante os momentos em Ketil e Olmar estão fora da fazenda, surge um escravo fugindo de outras terras e ele se revela como o marido de Arnheid, Gardar. Essa parte do anime consegue ser uma das melhores, além de ser as partes mais tensas da história. Gardar aparece na história, após matar seu antigo mestre, seus filhos e queimar a casa deles, o personagem é declarado como um monstro por aqueles que passam no seu caminho. Na sua tentativa de fuga, ele acabou atacando e matando alguns homens que trabalham para Cobra.

Então, nesse ponto da história, a cada episódio que passa a te prende mais e te faz querer saber o que aconteceu entre Arnheid e Gardar. Aqui acompanhamos mais sobre Arnheid, desde o seu passado até o momento em que virou escrava e concubina de Ketil. Também descobrimos que ela está esperando um filho e o pai é Ketil, por isso, não consegue fugir com Gardar. Então, a personagem acaba ficando em dúvida se foge com o marido ou se fica na fazenda, para poder criar seu filho em paz.

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Porém, todo esse momento da história entre Arnheid e Gardar termina em tragédia. Gardar acaba sucumbindo aos ferimentos que sofreu durante a escapada e pela falta de cuidados. Todo esse momento em que o personagem morre, é muito tocante e triste, vendo que o mesmo se arrepende de ter deixado a esposa e o filho, anos atrás. O arco de Arnheid também se encerra neste momento da história e conhecemos o verdadeiro Ketil, nesse ato final da personagem. Algo que é realmente triste, pois, quando sabemos de sua história nos apegamos a ela e só queremos que ela tenha seu final feliz.

Além disso, vale a menção, sobre a luta entre Thorfinn e Cobra, como os dois se analisam e entendem que são fortes. Essa parte serve para vermos que Thorfinn não perdeu suas habilidades como guerreiro e mesmo se abdicando da violência, ele lutará se for para proteger aquilo que acredita. Já Cobra, vemos aqui que ele tem uma habilidade incrível para batalha e até tendo dificuldades para vencer Thorfinn. Por mais, que o anime não explore o passado desse personagem, podemos ver que ele foi um exímio guerreiro antes de chegar a fazenda.

A realidade tende a ser dolorosa

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Bom e aqui chegamos a parte final da temporada e o momento mais brutal, a Batalha da Fazenda Ketil. Após, a fuga da capital, com o auxílio de Leif, e ao chegarem a fazenda seu filho mais velho, Thorgill, começa os preparativos da batalha. Eles reúnem o maior número de servos possíveis para entrar em confronto contra o rei Canute e o seu exército. Ao chegarem na fazenda, Canute passa uma mensagem a Ketil e seu bando para que rendam ou serão massacrados. O exército do rei contava com 100 soldados, tanto da guarda real e Jomsvikings, enquanto Ketil disponibiliza de 350 servos, no seu “exército”.

Acreditando que era uma vitória fácil, Ketil decide avançar em confronto contra o exército do rei. Em determinado momento antes da batalha iniciar, Cobra conta a verdade para seus homens sobre Ketil Punho de Ferro e sobre os motivos de continuar nesta batalha. Apesar dos avisos e preocupações de Cobra, Ketil insiste em lutar contra o rei e aqui vemos o abismo de diferença entre os Jomsvikings e o exército da fazenda. A sincronia que eles possuem, o massacre que eles proporcionam e tudo isso acontece tão rápido, que ninguém consegue acreditar.

Enquanto o exército do pai é massacrado, Thorgill e Olmar tentam pegar Canute desprevenido, mas Olmar desiste no meio do caminho e apenas Thorgill segue nessa missão. Ao chegar pelas costas do rei, Thorgill tenta arrancar a cabeça de Canute e com isso, conseguir a vitória. Porém, Canute consegue repelir o golpe e sair vivo, com o auxílio de seu chefe da guarda, Wulf. Falhando em sua missão, Thorgill se vê obrigado a fugir para não morrer.

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Ao final, Thorfinn decide que colocará um fim a esse confronto e se dirige ao acampamento de Canute, para conversar com ele. Decidido a negociar uma trégua e se recusando a retornar, ele se vê obrigado a enfrentar os soldados do rei. Mas, nunca fechando os punhos, mantendo-os abertos para demonstrar que não queria brigar com eles. Sendo assim, Thorfinn passa por um desafio, para falar com o rei, ele deverá receber 100 golpes e se aguentar, terá a permissão de falar com rei e aqui vemos o quão forte Thorfinn é. Einar presencia tudo sem poder reagir, posteriormente Cobra e Olmar chegam e também testemunham isso, ao completar o desafio, Thorfinn com a cara inchada e todo machucado consegue sair vitorioso e pode falar com o rei.

E aqui começa um verdadeiro debate de ideiais fantástico, que só Vinland Saga conseguiria proporcionar. Aqui vemos um primor de roteiro e escrita, a conversa entre Canute e Thorfinn, os motivos que cada um defende seu ponto vista. Canute, sendo a favor da guerra e da conquista, para alcançar seu objetivos, acreditando que assim conseguirá criar sua utopia. E Thofinn, mostrando que esse caminho não leva a lugar nenhum e que esse ciclo de guerra e conquista nunca serão quebrados, a não ser que encontremos a verdadeira paz. E assim, a conclusão de essa discussão consegue convencer Canute a seguir um caminho diferente e assim, talvez, ter um reinado mais próspero do que ele jamais imaginaria.

Para encerrar, no último episódio Thorfinn finalmente retorna para casa, após longos 16 anos longe. Ele retornou a Islândia, reencontrou sua mãe e irmã, que sempre acreditaram que nunca mais o veriam novamente. Thorfinn depois de um longo período de guerras e confrontos, finalmente conseguiu relaxar. Mas, mesmo com esse retorno Thorfinn continua com seus planos para chegar a Vinlândia e assim, construir sua terra sem guerras e escravidão. O anime se encerra com um gancho para a próxima temporada e com uma mensagem de esperança que podemos levar para a vida.

Vale a pena?

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Bom aqui vai o veredito final sobre Vinland Saga 2, sim vale muito a pena assistir essa temporada. Em disparado, consegue ser um dos melhores anime do ano, desde suas qualidades técnicas até sua história. Toda a história que essa temporada de Vinland Saga vem construindo desde o episódio 1, consegue se costurar muito bem e entregar uma temporada sólida e coesa.

Os personagens conseguiram evoluir de maneira estrondosa e todas questões levantadas, trabalhadas na história, entregando um paralelo na vida real. O estúdio MAPPA e a equipe por trás do anime de Vinland Saga, realmente fazer um excelente trabalho. Apesar das polêmicas e dos problemas de produção, o resultado final é muito recompensador.

Entretanto, um dos pontos negativos que a série tem é sobre não trabalhar o passado do personagem Cobra. Apesar do diretor, Shuhei Yabuta, explicar os motivos disso não ocorrer na série, a sensação que fica é que esse personagem perdeu um potencial incrível de ser marcado na história. Acredito que a falta deste background não atrapalhe a história, mas deixa aquele vazio emocional nos fãs.

O final de Vinland Saga 2 , consegue um dos mais honestos possíveis para os animes. Pegando um caminho totalmente contrário, do que a maioria esperava e ao invés de entregar uma batalha épica de grandes proporções, se mantém pé no chão e preso nas suas convicções. E assim, entregando uma das melhores adaptações de arco que poderíamos assistir.

Vinland Saga 2 está disponível na Netflix e na Crunchyroll, com todos os 24 episódios legendados e dublados.

Análise: Vinland Saga 2 | A brilhante saga de um homem vazio
Imagem: MAPPA

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).