Multicampeão, o brasileiro Anderson Silva marcou seu nome na história do MMA internacional, dentro e fora do octógono
Anderson Silva, também conhecido como “Spider”, é uma figura icônica no mundo das artes marciais mistas (MMA). Nascido em 14 de abril de 1975, em São Paulo, Brasil, o atleta é um dos maiores nome do esporte nacional e internacional. Silva é ex-campeão do UFC na categoria Peso Médio e detém até então o recorde de maior reinado na história da organização, com 2.457 dias.
Início da vida e carreira de Anderson Silva
Silva passou a maior parte de sua infância em Curitiba, criado por seus tios, os quais considera como pais. Seu primeiro contato com as artes marciais começou quando criança, treinando taekwondo aos 5 anos de idade. Anderson alcançou a faixa preta da modalidade com apenas 18 anos. Além disso, Anderson treinou também jiu-jitsu e muay thai, onde também se tornou faixa e prajed (corda usada no braço de lutadores de muay-thai e que representa o nível do lutador) pretas, respectivamente.
O brasileiro tentou ainda se tornar jogador de futebol, e chegou a marcar um teste para o Corinthians. Contudo, chegou atrasado e perdeu a oportunidade, que acabou se tornando uma porta de entrada para outra paixão, o boxe. Mesmo com a falha em se tornar jogador, Anderson recebeu um convite para treinar boxe na academia do clube paulista pouco tempo depois. Desde então, Anderson nunca mais deixou o universo das artes marciais.
História no MMA
Silva fez sua estreia profissional no MMA em 1997, aos 22 anos de idade no Brazilian Freestyle Circuit, onde tinha o apelido de “Aranha”, pois usava com frequência a fantasia do Homem-Aranha quando criança. Após sua primeira derrota no evento Mecca, em 2000, para Luiz Azeredo por decisão, teve uma sequência de nove vitórias, vencendo seis dessas lutas por nocaute ou finalização. O brasileiro chegou a lutar e ser campeão do Shooto, no Japão, em 2001. Além disso, também foi competidor do extinto Pride, um dos mais famosos eventos de artes marciais dos anos 90 e 2000, precursor do UFC.
A partir de 2006, Anderson Silva estabeleceu um domínio incontestável na categoria peso médio do UFC. Em sua estreia na organização, venceu Chris Leben por nocaute técnico aos 49 segundos do primeiro round. Com seu estilo de luta acrobático e sobretudo imprevisível, o Spider logo se tornou um dos lutadores mais populares do UFC. Suas defesas de título contra nomes como Rich Franklin, Dan Henderson e Vitor Belfort não apenas reforçaram seu reinado, mas também destacaram sua capacidade técnica única.
Em 2010, o mundo testemunhou um dos momentos mais emblemáticos da carreira de Silva. Contra Chael Sonnen, enfrentou desafios inesperados, mas no quinto round, uma finalização espetacular provou não apenas sua técnica, mas também sua resiliência.
Derrotas dolorosas e saída do UFC
O ex-campeão da categoria Peso Médio detém o recorde de maior reinado na história do UFC, com 2.457 dias. O lutador bateu o recorde do UFC de 16 vitórias consecutivas nesse período vitorioso. Este reinado começou em 2006 e terminou em 2013, com sua primeira derrota para Chris Weidman, porém não foi o suficiente para abalar o Spider. Em sua primeira revanche, em dezembro do mesmo ano, outra derrota, na qual teve a pior lesão de sua carreira, uma fratura na tíbia.
Anderson foi novamente derrotado pelo mesmo lutador em 2015. Silva lutou mais duas vezes pelo cinturão dos pesos-médios, mas foi perdeu para Michael Bisping em 2016 e para Uriah Hall em 2020. Após esta última derrota, o Spider se aposentou do MMA e retornou ao boxe.
Aventuras no boxe
Depois de se aposentar do MMA em 2020, Anderson Silva decidiu então se aventurar no boxe mais uma vez. O brasileiro, que já havia lutado profissionalmente no esporte em 1998 e em 2005, antes de se tornar um astro do MMA, voltou aos ringues aos 46 anos de idade. Sendo assim, estreou no boxe profissional em junho de 2021, derrotando o ex-campeão mundial Julio Cesar Chavez Jr. por decisão unânime. Em sua segunda luta, em novembro de 2021, ele venceu o também ex-lutador de MMA Tito Ortiz por nocaute técnico no primeiro round.
Em junho de 2022, Silva enfrentou o youtuber americano Jake Paul, que também estava estreando no boxe profissional. A luta foi bastante equilibrada, mas Paul acabou vencendo por decisão dividida. Em setembro de 2022, Silva empatou com o ex-campeão do UFC Julio Cesar Peña. O brasileiro informou que ainda não se aposentou dos ringues e pretende lutar até os 49 anos de idade.
Recordes e realizações
O lutador tem várias realizações notáveis em sua carreira. Silva detém a maior sequência de vitórias na história do UFC: 16. Além disso, é dono do maior reinado de título na história do UFC: 2.457 dias. Também é dono do maior número de knockdowns na história do peso médio do UFC, com 13 feitos, e está até então empatado no ranking de mais vitórias por nocaute na história do peso médio do UFC , são 8 em sua carreira.
O legado de Anderson Silva
Silva é amplamente considerado um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Não só o presidente do UFC, Dana White, como também o comentarista do UFC, Joe Rogan, e vários especialistas em MMA nomearam Silva como um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Silva entrou no Hall da Fama do UFC em julho de 2023.
Por fim, a carreira de Silva no MMA é uma história de determinação, habilidade e sucesso sem precedentes. Ele deixou sua marca no esporte e continua a ser uma inspiração para lutadores não apenas no Brasil como em todo o mundo. O brasileiro ganhará ainda uma série original do Paramount+: Anderson Spider Silva, que estreia no dia 16 de novembro de 2023.
Veja o trailer oficial da série:
Realmente uma lenda do esporte, um dos melhores de todos os tempos sem dúvidas!
Com certeza!!