Biografia e Filmografia

Nascida na cidade de Newcastle em 1981 (41 anos), Andrea Riseborough se interessou pelas artes cênicas desde a infância, iniciando suas aparições nos teatros. Assim, após se graduar pela Royal Academy of Dramatic Arts, em 2005, também iniciou seus trabalhos na TV com A Very Social Secretary e em 2006 participou da comédia Vênus, marcando sua entrada no cinema.

Andrea começou a chamar atenção após atuação no filme Margaret Thatcher: The Long Walk to Finchley (2008), inclusive, foi indicada a Melhor Atriz de TV pelo BAFTA por esse filme. Além dessa indicação, a atriz passou a ter mais destaque e a acumular nomeações e vitórias em premiações britânicas.

No cenário internacional, Andrea ganhou notoriedade após atuar em Oblivion (2013) e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014). Além dessas produções, a atriz também participou de Crocodile, episódio de Black Mirror (2017) e do filme Possessor (2020), sendo bem avaliada pela crítica. Porém, a atriz não havia sido indicada a nenhuma das “grandes premiações” até atuar em To Leslie (2022).

IMDb / Reprodução

Dirigido por Michael Morris, To Leslie (2022) é um drama independente baseado em fatos reais. O filme conta a história de Leslie (Andrea Riseborough), uma mulher e mãe alcoólatra que ganhou $ 190.000 e pretendia dar uma vida melhor ao filho, mas acabou gastando todo o dinheiro com os vícios. No longa, Leslie perde várias oportunidades de se livrar do vício até que um acontecimento específico faz com que ela comece a reavaliar sua vida.

Indicação polêmica

A atuação de Andrea, muito elogiada pela crítica e por outros colegas de profissão, rendeu nada mais nada menos do que uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel interpretado. Contudo, a surpreendente indicação envolveu algumas polêmicas.

O filme não figurou entre os indicados à premiação e não rendeu grande bilheteria nos EUA. Então, rumores sugeriram que a indicação de Riseborough teria burlado regras da Academia. Segundo o ex-editor do The Hollywood Reporter, Matt Belloni, Mary McCormack – esposa do diretor de To Leslie – teria acionado contatos, pedindo apoio à Andrea. O que se sabe é que grandes nomes, como Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow, Edward Norton, entre outros, citaram o filme a atriz em algumas oportunidades. Por fim, após investigar irregularidades na indicação, a Academia manteve a nomeação de Andrea.

Confira a lista de indicados ao Oscar! A cerimônia do Oscar acontece neste domingo (12), às 21h,e terá transmissão da TNT e HBO.