Pode não parecer, mas o fenômeno que explodiu a geração de animes chamada Cavaleiros do Zodíaco, completa hoje 30 anos de estreia no Brasil. O anime estreou na extinta rede Manchete em 1 de Setembro de 1994, superando todas as expectativas, alcançando picos de audiência enormes, abrindo as portas para o poder dos animes na TV.
Para ter uma noção do sucesso, 10 anos depois em 2004, o anime reprisou os episódios agora na Band. O mesmo sucesso retornou e mais uma vez Cavaleiros do Zodíaco conquistou o Brasil.
Por isso, para comemorar e relembrar vamos falar das primeiras sagas que passaram por aqui na Rede Manchete entre 1994 e 1997. Lembrando que originalmente no Japão o anime foi ao ar de 1986 até 1989.
A saga Santuário
A mais lembrada por todas, a saga do santuário com 73 episódios, mostrava toda a origem dos 5 cavaleiros de Bronze, o Torneio Galáctico, a luta contra os cavaleiros Negros e de Prata. Para por fim, chegar na parte da luta das 12 casas contra os cavaleiros de ouro. Indiscutivelmente a melhor e mais lembrada parte de Cavaleiros do Zodíaco.
A saga de Asgard
Em uma época em que os famosos “fillers” nos animes, nem eram tão famosos assim como são hoje em dia em animes como Naruto por exemplo. A saga de Asgard era original, não sendo adaptada do mangá original de Masami Kumurada. Trazendo agora uma luta contra cavaleiros baseados na mitologia nórdica, essa saga também é muito memorável, praticamente sendo considerada canônica por muitos por apresentar tamanha qualidade em seus personagens e batalhas.
A saga de Poseidon
A terceira Saga de Cavaleiros do Zodíaco, essa sim originalmente canônica, coloca os guerreiros de Atena em uma batalha com o Deus dos Mares Poseidon. Agora a luta será contra os generais marinas, cavaleiros baseados em monstros marinhos da mitologia grega. Ficou marcada pela cena da luta final de Seiya contra Poseidon usando a armadura de ouro de Sagitário.
Saga de Hades
Essa “ultima saga” foi animada vários anos depois da série clássica em 2002 no Japão, chegando aqui no Brasil em 2006 diretamente em DVD. A saga é dividida em três: santuário, inferno e Elísios. Sendo essa a ultima parte do material original do manga de Kurumada, os cavaleiros agora enfretam o maior adversário de Atena, o Deus do inferno Hades. Infelizmente a recepção dessa saga não foi tão boa quanto toda a saga clássica devido a sua animação não possuir uma qualidade constante. Mesmo assim ela finaliza toda a historia do anime de Cavaleiros do Zodiaco com a batalha de Seiya contra Hades. Depois disso claro temos o manga Next DImensions, esse sim finalizando toda a história de CDZ, mas isso é história para outro dia …
Caso queira saber mais, temos essa matéria sobre a toda a ordem cronológica de Cavaleiros do Zodíaco
Onde assistir hoje os Cavaleiros do Zodiaco
Todas as sagas do anime, inclusive sagas Spin off como The Lost Canvas, Soul Of Gold, Santia Sho e Omega estão disponíveis na Crunchyroll. Inclusive a animação 3D mais recente que reconta a saga clássica das doze casas, ela teve sua primeira temporada na Netflix e depois seguiu para Cruncyroll, vale a pena conferir.
A importância de Cavaleiros do Zodíaco
Por fim, falar desses 30 anos de Cavaleiros, também significa falar de sua importância. No Japão ele fez sim sucesso, sendo referência para outros animes da época como Shurato e Samurai Warriors ( igualmente sucessos aqui no Brasil). Ainda assim, o sucesso de CDZ no Brasil é maior do que no Japão, assim como foi um sucesso gigantesco na França e também aqui nos paises da América Latina. Exemplo disso está no fato da América Latina ter conseguido a maior bilheteria do filme Live Action, que foi pensado para o mercado americano, porém acabou sendo um grande fracasso.
O anime de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil abriu portas para toda cena para os fãs de anime e também dublagem, pois ali grandes vozes ficaram eternizadas. Como por exemplo Gilberto Baroli dublando Saga de Gêmeos com sua inconfundível gargalhada. E os clássicos gritos de golpes como “Meteoro de Pegasus” “Pó de diamante” entre outros.
Então, após toda essa nostalgia, eu lhe pergunto. Você já sentiu o cosmo?