O evento Anime Friends 2022 marcou o retorno do maior evento de animes do país. Como de costume de outras edições, vários artistas japoneses marcaram presença. Bem como dubladores brasileiros conhecidos por dar voz a personagens inesquecíveis do passado e do presente. A Geekpopnews esteve presente no evento e durante as coletivas de imprensa, fez algumas perguntas para eles, confira agora:
Takumi Tsusui
Takumi Tsutsui é um ator Japonês de 58 anos, conhecido aqui no Brasil por dar vida ao herói ninja Jiraiya de 1988. A série Tokusatsu, passou aqui no Brasil em 1989, pela extinta Tv Manchete, e marcou a infância de muita gente. O ator já esteve diversas vezes aqui no Brasil, em outras edições do Anime Friends, sendo a última em 2019.
Durante a entrevista de imprensa, realizada com o interprete Matheus Santos, Takumi ao ser perguntado sobre sua experiência com os fãs brasileiros . Ele respondeu: “Aqui no Brasil o público jovem fã de Jiraiya é imenso, no Japão apenas os mais velhos conhecem o herói, fico muito feliz de ver crianças curtindo e fazendo cosplay de Jiraiya aqui”.
O ator voltou a interpretar o ninja em 2015, em um episódio especial do super sentai Shuriken Sentai Ninninger. A série foi adaptada para o ocidente como Power Rangers Ninja Steel, e o episódio especial também foi adaptado. Mas com o nome do personagem alterado para SkyFire, pois Jiraiya nunca havia aparecido antes. A respeito disso, nós da GeekPopNews, perguntamos se o ator gostou da adaptação de Jiraiya em Power Rangers. Ele respondeu: “Gostei de ver o personagem em Power Rangers, pois assim as crianças do ocidente puderam conhecer o ninja Jiraiya”.
O Tokusatsu no Brasil, possuí uma força tão grande, que a Sato Company, que detêm os direitos de Jaspion, Kamen Rider, Jiraiya, entre outros títulos aqui no país. Anunciou a produção de um filme brasileiro do Jaspion há alguns anos. Nós da GeekpopNews perguntamos para o ator se ele gostaria de participar de um projeto brasileiro igual a esse. Contudo ,como um filme do ninja Jiraiya, seja atuando ou na produção. O ator disse: ” Com certeza, se fosse convidado gostaria de participar”.
Hiroshi Watari
Hiroshi Watari é um ator japonês de 59 anos, conhecido aqui no Brasil, por interpretar os heróis japoneses, Sharivan e Spielvan, além disso, também atuou como Boomerman, em Jaspion. O ator já esteve no Brasil, no primeiro Anime Friends em 2003, retornando ao Brasil em 2004 para o Ressaca Friends, igualmente com o ator Takumi Tsutsui. Ele começou sua carreira primeiramente como duble, atuando por debaixo das fantasias de monstros e heróis. Por isso, ele é considerado por muitos fãs, como uma das lendas dos seriados japoneses, e até hoje atua nesse meio.
Durante a coletiva de imprensa, realizada com o interprete Matheus Santos. Watari ao ser perguntado sobre as diferenças das produções de Tokusatsu de sua época com as de hoje, disse o seguinte: “Antigamente as cenas precisavam de mais trabalho em cada parte para acontecer, contudo, hoje devido aos efeitos especiais em computação, o jeito de produzir Tokusatsu é bem diferente.
Watari após muitos anos voltou a interpretar Sharivan, no filme Sharivan: Next Generations (2014). Nele o ator volta a interpretar Den Iga, e quer mostrar a um novo personagem como se tornar um verdadeiro detetive especial. Para que assim, possa usar verdadeiramente a armadura e se tornar o novo Sharivan. Com relação a isso, nós da Geekpopnews perguntamos ” Você gostaria de voltar a dar vida ao Spielvan, assim como fez no último filme de Sharivan, e “passar o bastão” para um nova pessoa?. O ator respondeu: “Gostaria muito de voltar a interpretar Spielvan mais uma vez, e continuar com o personagem, mas se a produtora exigisse, sim, passaria o bastão”
Matsuko Mawatari
Matsuko Mawatari é uma cantora japonesa de 55 anos, conhecida mundialmente por compor e cantar as músicas do anime Yu Yu Hakusho de 1992. Ela canta a famosa abertura Hohoemi no Bakudan, conhecida aqui no Brasil com a versão em português chamada sorriso contagiante, lançado junto com o anime, na Tv Manchete em 1997.
Durante a coletiva de imprensa, com a tradução de Monica Veloso. Nós da GeekpopNews, perguntamos a cantora se ela recebeu algum convite para fazer uma música especial para comemorar os 30 anos do anime Yu Yu Hakusho, lá no Japão. Ela respondeu ” Até o momento não recebi nenhum convite, contudo, nos 25 anos do anime, eu fiz uma música para um game de Yu Yu, e também visitei algum dos locais que estavam expondo comemorações do anime.“
Matsuko, já esteve no Anime Friends de 2015, e agora retornou ao país para o evento, que marca a despedida de sua carreira artística como cantora, cantando ao lado da banda Yu Yu 20. Composta pelos cantores que fizeram a versão brasileira da música na época da Tv Manchete. Com relação a despedida de sua carreira e a mensagem que queria dizer aos brasileiros, ela disse o seguinte: ” Agradeço muito aos brasileiros e todo carinho que sentem por mim, e deixo a mesma mensagem que passo na música Hohoemi no Bakudan, que todos possam encarar a vida de forma boa, e que pessoas boas e ruins irão passar por ela, mas isso é parte da vida“.
Guilherme Briggs
Os eventos do Anime Friends, sempre foram reesposáveis por trazer dubladores que emprestam sua voz a grandes personagens de anime. Inclusive sendo nesses eventos, que os dubladores começaram a realmente ganhar cada vez mais fãs. Esse é exatamente o caso de Guilherme Briggs, dublador de 51 anos, hoje considerado uma das maiores referências da dublagem brasileira. No mundo dos animes ele ficou conhecido por dar voz ao Mewtwo em Pokemon, Spike em Cowboy Bepop, e mais recentemente Brook em One Piece.
A respeito de Brook, durante a coletiva, perguntaram a ele como foi a experiência de dublar esse personagem. Ele respondeu: ” Foi incrível a experiência de dublar o Brook, fiquei impressionado, pois o personagem é uma caveira que toca música, e possuí um passado triste, procurei conhecer toda história dele, e quero continuar dublando ele ao longo dos demais episódios desse anime”.
Fora dos animes, Briggs tmbém dublou vários atores e figuras do cinema, com destaque para o ator Henry Cavill, Jim Carrey, Harrison Ford e os personagens Buzz Lightyear, e Optimus Prime. Sobre esse último nós da Geekpopnews perguntamos como foi o convite e a experiência de dublar Optimus Prime nos filmes. Ele respondeu: ” Na época o diretor original do longa, Michael Bay, pediu para fazer testes com os dubladores que já faziam a voz do Optimus, então eu fui e deu super certo, gosto muito do personagem”.
Considerações finais
Por fim, agradecemos o convite da Anime Friends, para realizar sua cobertura e participar da coletiva de imprensa. Esperamos continuar acompanhando esse evento, que a cada ano mostra toda a força da cultura pop japonesa que existe no Brasil.
Para mais novidades do mundo dos animes, então já sabe: fique de olho no portal e no nosso Instagram!