OPINIÃO
Nesse início de semana, dia 25, o Anime Friends começou a segunda bateria de anúncios para o AF 2024, junto a estes anúncios uma antiga/nova polêmica envolvendo tokusatsu e os seus fãs retornou aos holofotes. E sobre isso que discutiremos nessa matéria.

Desde o anúncio de que não teria o Ressaca Friends, no final de 2023, devido a reformas no local onde o evento acontece, A Maru Division e a equipe do Anime Friends prometeram que esse ano seria extravagante. Porém, com o início dos anúncios e as diversas expectativas criadas pela produção, o evento tá sendo uma reprise de todos os eventos anteriores. Alguns fãs de tokusatsu estão descobrindo que tais expectativas podem não ser atendidas.

Yasuhiro Ishiwata

Go/Blue Flash
Divulgação: Maru Division

Nesta segunda-feira, dia 25, o AF anunciou que Yasuhiro Ishiwata, o Go/Blue Flash de Choushinsei Flashman (1986), estará presente. A polêmica inicial gira em torno das datas de sua participação, já que o ator estará presente apenas na sexta-feira (19) e domingo (21), o que não agradou à maioria dos fãs. Sábado, geralmente, é o dia mais movimentado do evento, e seria bom tê-lo participando também. Além disso, os fãs mais jovens de tokusatsu não receberam bem esse anúncio, já que a equipe do AF criou expectativas altas com seus anúncios de fim de ano para o evento e até agora não as cumpriu.

Porém, a polêmica realmente explodiu ontem (27), quando o AF revelou seu segundo anúncio de tokusatsu para o evento: Mayumi Yoshida, a Lu/Pink Flash de Choushinsei Flashman (1986). Ao que tudo indica, mais anúncios relacionados a Flashman estão por vir, o que causou certa revolta entre os novos fãs de tokusatsu nas redes sociais, como no X (antigo Twitter). Parece que o AF quer celebrar os 35 anos de Flashman no Brasil neste evento e está utilizando as expectativas dos fãs para aumentar o hype.

Mayumi Yoshida

 Lu/Pink Flash
Divulgação: Maru Division

E assim, com tudo isso acontecendo, uma antiga pergunta que os fãs mais novos fazem voltou: “O Anime Friends se importa com os fãs mais novos de tokusatsu?”. Ao que parece, a resposta é não. O evento parece ter se voltado para um público mais velho, que acompanhou as séries antigas na Rede Manchete.

Enquanto isso, os novos fãs sentem que estão sendo usados como alavanca para impulsionar o evento deste ano, apenas para serem “esquecidos” depois. Realmente, parece que algo está acontecendo, e diversas páginas voltadas ao gênero parecem ignorar isso e não gostam das reclamações sobre a situação.

A última vez que o Anime Friends trouxe algum ator relativamente novo de tokusatsu foi em 2018 e 2019. As atrações naquela época foram Ayame Misaki, a Escape de Tokumei Sentai Go-Busters; Yuma Ishigaki, o novo Gavan; e Ayaka Komatsu, a Sailor Venus do live-action de Sailor Moon. Após isso, ocorreu a pandemia mundial e muita coisa mudou desde então. Se naquela época o tokusatsu não era muito assistido, agora houve um aumento no público.

Anime Friends 2023
Imagem: Maru Division

Quase todo mês, a Sato Company adiciona algumas séries Kamen Rider das eras Heisei (1989-2019) e Reiwa (desde abril de 2019) ao Prime Video. A desculpa de que essas séries não estão disponíveis oficialmente no Brasil não se sustenta mais. Além disso, os Kamen Riders atuais estão sendo dublados ou estão em processo de dublagem.

O filme “Kamen Rider Zero One: Real x Time” (2020) possui uma dublagem brasileira oficial e “Kamen Rider Build” (2017) até teve um evento de exibição da sua dublagem. Ao que parece, a Sato Company, mesmo recebendo algumas críticas sobre sua forma de divulgação, está contribuindo mais para o tokusatsu do que alguns canais especializados.

Entretanto, outro ponto interessante é o fato de um evento como o Anime Friends não trazer mais atrações relacionadas aos Power Rangers. Seria algo relativamente mais fácil do que trazer atores de tokusatsu. E nem precisaria ser um ator americano de Power Rangers; poderia ser um dos atores brasileiros que participaram da franquia. Seria atrativo, já que, desde a sua estreia, a série teve algum impacto no Brasil e, atualmente, seus quadrinhos estão sendo publicados novamente no país. Muitos eventos pequenos, em comparação com o Anime Friends, conseguem trazer esses atores. Não custaria nada à Maru Division considerar isso.

  • Masahiro Inoue
  • Ryota Ozawa
  • Youi Koike
  • Hidenori Tokuyama

Por fim, parece estar ocorrendo aqui um gatekeeping em relação ao que pode ou não ser falado sobre tokusatsu no Brasil. Verificando algumas páginas, o que se percebe é que não é permitido expressar reclamações sobre tais anúncios. A resposta é sempre a mesma: “É preciso ajudar o tokusatsu a se multiplicar no Brasil.” ou “Os atores novos estão muito ocupados.” Há até mesmo comentários ofensivos dos fãs mais antigos para com os fãs das novas séries. Tudo isso se agrava ainda mais, já que alguns membros da equipe do evento parecem concordar com os fãs mais antigos, aliado a uma divulgação fraca, o que aumenta cada vez mais a falta de informação sobre o que ocorrerá no evento.

Isso é totalmente contrário ao que alguns eventos internacionais de cultura pop estão fazendo. Recentemente, a Power Morphicon anunciou que estará trazendo Masahiro Inoue, de Kamen Rider Decade, assim como Ryota Ozawa e Yui Koike, de Kaizoku Sentai Gokaiger. Atores novos de tokusatsu estarão em uma convenção de Power Rangers e isso está sendo muito bem recebido pelos fãs americanos. Além disso, a Florida SuperCon anunciou que Hidenori Tokuyama, de Engine Sentai Go-Onger, será uma das atrações.

Assim, o que pode ocorrer futuramente é o desinteresse dos novos fãs, já que, mais uma vez, suas expectativas não serão atendidas. Com isso, eles podem desistir da ideia de divulgar o evento e manter o tokusatsu como algo que sempre foi: algo de nicho e à margem dos outros fandoms.

Resta aos fãs aguardar pelos novos anúncios e torcer para não se decepcionarem com todo o hype criado. Espero muito que não aconteça. Acredito que a empresa organizadora do evento e a equipe do Anime Friends finalmente ouçam os fãs, caso contrário, o tokusatsu voltará a ser algo totalmente irrelevante no evento.

Matéria opinativa de Marcus Vinicius.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.