2026 está chegando! E a equipe do GeekPop News deseja que seja um ano de grandes leituras! O ano promete ser especial com eventos literários, novos lançamentos, tanto de novas obras quanto de novas edições dos clássicos. E, para iniciar o ano, trazemos para você, leitor, uma lista de livros que entram em Domínio Público em 2026. 

Uma obra entra em domínio público 70 anos após a morte do autor. Esse prazo começa a contar a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao falecimento. Em caso de coautores, o prazo conta a partir da morte do último deles. Obras de autoria desconhecida entram em domínio público 70 anos após a primeira publicação. 

Autores falecidos em 1955

Thomas Mann é um dos nomes mais aguardados para 2026. O escritor que faleceu em 12 de agosto de 1955 é ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1929, e suas obras são pilares da literatura moderna. “A Montanha Mágica”, “Morte em Veneza”, “Doutor Fausto”, assim como a tetralogia “José e Seus Irmãos”, são alguns dos clássicos que passam a estar disponíveis em 2026.

Já o poeta e dramaturgo francês Paul Claudel morreu em 23 de fevereiro de 1955. A expectativa é que sua peça de teatro “O Anúncio a Maria” seja disponibilizada. José Ortega y Gasset, filósofo, ensaísta e ativista político espanhol, uma das figuras centrais do pensamento espanhol, é autor de “A Rebelião das Massas”, um dos livros mais importantes do século XX. Como ele faleceu em 18 de outubro de 1955, a obra também deverá entrar em domínio público em 2026.

Personagens mundialmente famosos

O critério de domínio público varia de acordo com a legislação do país de origem da obra. Nos Estados Unidos, a regra dos 95 anos após a publicação nos EUA para obras antigas. Portanto, alguns personagens famosos que apareceram pela primeira vez em 1930 serão liberados para versões em todo o mundo. 

Imagem da personagem Betty Boop
Crédito: Site Public Domain Shop

Pluto (Disney), o cãozinho de estimação de Mickey, que apareceu pela primeira vez em 1930, terá seus primeiros registros liberados. Além disso, Betty Boop, que também estreou neste ano, deverá ter seus primeiros curtas disponíveis. Do mesmo modo, o herói western O Cavaleiro Solitário, popular inicialmente no rádio, ficará disponível para o público.

Créditos: Van Vechten Collection at Library of Congress | Disney