Nesta quinta-feira estreou o filme do diretor M. Night Shyamalan, Armadilha, que teve como inspiração a Operação Flagship, realizada pela polícia americana. Estrelam o longa Josh Hartnett, Ariel Donoghue, Saleka Night Shyamalan, Hayley Mills e Alison Pill.
Em Armadilha, Cooper (Josh Hartnett) e a filha adolescente estão em um show de música pop. Até que o pai percebe a presença de policiais no local e descobre que eles estão em busca de um serial killer e toda a situação é uma armadilha.
Shyamalan já descreveu o filme como uma espécie de “Silêncio dos Inocentes” em pleno show da Taylor Swift. Apesar do show da Taylor não estar no roteiro, o diretor se inspirou em um evento real para criá-lo.
Operação Flagship
M. Night Shyamalan teve uma inspiração em uma operação do Departamento de Polícia Metropolitana que em 1985 criou uma estratégia para capturar criminosos foragidos que estavam sendo procurados há algum tempo. Então, decidiram enviar cartas para os últimos endereços conhecidos de cada um deles.
Como um tipo de isca, dentro dos envelopes, um convite surpresa informando que cada um tinha ganho ingressos para assistir à partida de futebol americano entre Washington Redskins x Cincinnati Bengals. Foram entregues cerca de 3.000 convites aos criminosos, que juntos seus crimes somavam 5.000 mandados pendentes.
Operação Flagship a armadilha em forma de jogo
Em 15 de dezembro de 1985, Washington Redskins e Cincinnati Bengals fariam um dos jogos mais importantes da temporada. Isso, pois quem vencesse disputaria os playoffs. Esse fato isolado, já garantia que a procura por ingressos seria muito grande, então provavelmente os criminosos teriam interesse em ver o jogo.
Após a aprovação do U.S Marshal, os convites foram distribuídos para os endereços listados. A responsável pelo envio foi a empresa fictícia Flagship International Sports Television. No entanto, a empresa compartilha mesma sigla com Fugitive Investigative Strike Team, a equipe envolvida na operação.
Nas cartas havia a informação que como parte da promoção da empresa, receberiam dois ingressos para o jogo, além de convites para um brunch antes do pontapé inicial que aconteceria no Washington Convention Center.
Além de outras vantagens, eles ainda concorreriam a 10 ingressos para a próxima temporada e uma viagem com tudo pago para Nova Orleans onde assistiriam ao Super Bowl XX. Das 3.000 pessoas contatadas, 167 responderam positivamente ao convite.
Pistas deixadas
Não eram só os benefícios bons de mais para ser verdade, que faziam parte da operação, os responsáveis deixaram algumas pistas em todo o processo.
Vejam alguns:
- Cartas eram assinadas por Michael Detnaw: Detnaw que significa Wanted ao contrário (‘procurado’ em português);
- Gerente de negócios Markus Cran: quandos os criminosos ligavam para reivindicar o prêmio, eles falam com Cran, que ao contrário é Narc de narcóticos;
- Música de espera: enquanto estavam na ligação, eles poderiam escutar, ao fundo, a música I Fought the Law (‘Lutei Contra a Lei’). Escute a música aqui:
Operação em ação
Já no dia do jogo, 15 de dezembro, equipes de polícias disfarçadas estavam por todo local, como funcionários da Flagship International, lideres de torcidas e até mesmo o mascote do San Diego Chicken. Tudo isso, estando armados por baixo dos disfarces.
Os delegados e os oficiais passaram seis semanas treinando para a operação, o que incluiu três ensaios gerais. Inclusive chamaram agentes de outros estados, evitando que os criminosos reconhecessem alguém de prisões anteriores.
Quando os suspeitos chegaram, os policiais verificaram suas identidades e lhe deram crachás codificados por cores. Também utilizaram códigos, como o termo “double winner” (‘vencedor duplo’), usado para um fugitivo que era considerado perigoso.
Então, policiais disfarçadas como líderes de torcida revistavam discretamente os fugitivos em busca de armas escondidas.
Entre os infiltrados, também estava o chefe de operações de fiscalização do U.S. Marshals, Louie McKinney disfarçado como mestre de cerimônias. Ele tinha uma cartola e durante sua fala, a deixa para que a apreensão começasse era as palavras “para os vencedores”.
No entanto, para facilitar a ação, separam os fugitivos em grupos de 10 e 20, quando McKinney disse o código, 25 membros do Grupo de Operações Especiais devidamente trajados invadiram o local para efetuar as prisões.
Enfim, a operação foi um sucesso, e efetuou o total de 101 prisões, e houve uma cobertura midiática, deixando a Operação Flagship e os U.S Marshal em evidência e com muita popularidade.
Armadilha, disponível somente nos cinemas.
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