Retrato sobre a elite mostra as consequências da decadência

O livro de estreia de Marcelo Vincintin traz um olhar diferenciado sobre a elite econômica brasileira. Em “As Sobras de Ontem”, da Companhia das Letras, o autor mostra dois personagens que vivem a decadência financeira e social. Egydio é o herdeiro de uma empresa de navegação, que cumpre pena em prisão domiciliar, após ser alvo de uma força-tarefa da Polícia Federal. Já Marilu é uma pessoa gananciosa em busca da imagem perfeita. 

O autor não busca em nenhum momento conquistar a simpatia dos leitores pelos personagens. Muito pelo contrário, busca mostrar exatamente onde o caráter deles se corrompeu. E isso talvez seja o que mais cativa o leitor. A narrativa transita entre a paródia e a crítica em um cenário que lembra muito os últimos anos no Brasil.

Sobre o autor

Marcelo Vincintin nasceu em São Paulo, em 1981. Formou-se em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP, com MBA pelo INSEAD, na França. Nos últimos quinze anos, trabalhou em diversas empresas no Brasil e exterior. Fundou em 2015 a empresa de energia solar Axis Renováveis. Estreou na literatura com “As sobras de Ontem” (2020).