No próximo dia 1º de agosto, Toinho Castro lança o livro “Nada Existe” pela editora Mamakoosa. O lançamento acontece durante a Festa Literária Internacional de Paraty 2025 (Flip), no estande da Escreva, Garota! A obra traz uma narrativa que flui entre memórias afetivas e reflexões sobre o tempo. 

Escrito ao longo de sete anos, o livro nasceu de lampejos criativos inspirados por ruas, imagens e versos que resgatam o Recife da infância e juventude do autor. Memória, amizade e sonho são os temas da obra, onde o autor aborda sua vida entre Natal, Recife e Rio de Janeiro, sempre resgatando as boas lembranças de Recife, onde cresceu:

“Morar longe da cidade onde cresci me mergulhou em uma nostalgia que se transformou em escrita”, explica o autor, que construiu uma prosa poética que alterna entre uma autobiografia e um texto onde o leitor pode se encontrar. 

Sobre o autor

Crédito: Divulgação

Nascido em Natal (RN), tendo vivido durante anos em Recife (PE), Toinho Castro é um multiartista. Radicou-se no Rio de Janeiro e sempre teve uma trajetória marcada pela agitação cultural. Os trabalhos do autor exploram a memória afetiva assim como a potência do cotidiano.

Lançou o livro “Imbiribeira” (2021) e agora lança “Nada Existe” que dialoga com o anterior. O método de Toinho Castro é interessante, uma vez que ele não adota rituais ou metas, guiando-se sempre pela surpresa: “Escrevo porque leio. E escrevo quando a palavra me visita”. […]”Penso que ando escrevendo um único livro”, reflete. “‘Nada existe’ nasce da mesma fonte, dessa busca por capturar o que já não existe mais, exceto na literatura.”