Para comemorar o Dia do Rock, vamos falar sobre Beck: um anime que homenageia os diferentes estilos do rock, além de apresentar uma grande história. 

O anime de 2004 se resume bem nas palavras da banda AC/DC: é um longo caminho para chegar ao topo se você quiser o rock n’ roll.

Durante sua jornada, a animação não perde tempo e sabe como saborear e apreciar muito bem os grandes estilos do gênero e os seus derivados, seja o rock clássico, britânico, indie, grunge, hard rock e até mesmo o nu metal.

Assim, Beck apresenta a história de Tanaka Yukio, um jovem colegial de 14 anos e tem o apelido de Koyuki. O jovem não tem nenhum interesse na vida ou no mundo. Porém, tudo muda quando, certo dia, o jovem salva Beck, um cachorro bem diferente e que pertence ao guitarrista Minami Ryuusuke.

Após esse encontro, a nova amizade faz com que Koyuki expanda seus horizontes e encontre no Rock uma nova motivação. Agora, o rapaz deve encarar de frente essa jornada enquanto enfrenta os desafios da juventude e da música.

Grandes inspirações

Imagem: Reprodução

Um dos pontos mais altos do anime está na sua qualidade musical e como essa casa tão bem com sua história, harmonizando muito bem os dois ao mesmo tempo que vai apresentando diversos clássicos do rock.

Assim, entre referências mais sutis e outras nem tanto, o anime ora homenageia de forma mais aberta, como o vocal de Zack de la Rocha e a guitarra de Tom Morello (Rage Against The Machine), ora traz a pegada de The Who, Beatles e The Offspring, além de menções honrosas ao pessoal do Rolling Stones, Nirvana e Red Hot Chilli Peppers.

E vale ainda ressaltar que todas essas homenagens não são jogadas na história, mas são de fato bem contextualizadas e congruentes a trama.

Portanto, o anime não só agradará os fãs de rock como irá trazer por diversas vezes uma sensação de orgulho e respeito ao estilo musical (e ao de vida). E quanto a quem não é fã, a animação entrega uma grande variedade de estilos, os quais ao serem tocados pelos instrumentos, dão ao público a curiosidade e a vontade de ouvir as bandas.

“O que sua guitarra canta?”

Imagem: Reprodução

A pergunta é feita no anime e não deixa de ser uma excelente metáfora entre a guitarra e o anime: ambos caminham e evoluem respeitando os eventos da trama.

E, por falar em trama, sua história conquista. Além de envolvente e de desenvolver no seu tempo, ela também respeita o crescimento de seus personagens e dos eventos que os rodeiam. Ainda, a história apresenta arcos são tão bem desenvolvidos no episódios de modo a serem espontâneos, imprevisíveis e com atitudes congruentes ao de seus personagens.

Outro ponto está no background dos personagens, o qual é interessante: não é entregue sem explicação de uma vez, mas sim trabalhado aos poucos. Como uma música que caminha até seu refrão, os personagens entregam suas personalidades ao passo de sua dinâmica consigo mesmo e com o meio social.

E por sinal, o fato das personalidades se apresentarem e evoluírem do começo ao fim alimenta satisfatoriamente o carisma com do público com o anime.  

Além dessas, o anime trabalha muito bem com relações pessoais, seja entre amigos ou entre colegas de classe, até no florescer de um romance. Assim, o público acompanha o amadurecimento não só dos personagens, como também se afeiçoa mais e mais com eles, criando um forte laço de carisma enquanto se torce para que outros fiquem juntos no final.

Portanto, o anime sabe trabalhar simultaneamente com diversos núcleos, e não somente o principal, ao mesmo tempo em que desenvolve situações menores com micronúcleos, os quais impactam no resultado de eventos e no desenvolvimento dos personagens.

Com vocês, Beck!

Imagem: Reprodução

O anime valoriza lindamente cada cena, seja na animação, nos efeitos sonoros e até mesmo no tempo em que as coisas ocorrem.

A animação pode ser vista como robusta, porém, por se tratar de uma animação de 2004, chega a ser incrível a forma como os instrumentos se sincronizam a música em si. Em outras palavras, apesar de robusta, ela esconde nos detalhes um conteúdo belíssimo.

Por outro lado, quando se trata de trama, o anime trabalha com fatores tão realistas de uma sociedade atual, abordando temas não somente juvenis, mas sim quanto ao desenvolvimento para a vida adulta. Dessa maneira, a trama acerta em cheio nas relações sociais que rodeiam o protagonista, soldando significados de amizade, coragem e amor.

Confira a opening e o ending do anime:

Para mais novidades do mundo dos animes, então já sabe: fique de olho no portal e no nosso Instagram!