Acontece em Belo Horizonte essa semana o Science Day, evento que tem como objetivo principal, despertar o interesse de estudantes em diferentes áreas da Ciência, da Tecnologia, da Engenharia, das Artes e da Matemática. O evento Science Days está sendo realizado em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva. A grande expectativa ficou por conta da presença de cientistas americanos da Nasa e de outras áreas da Tecnologia. Voltado para estudantes do ensino médio, no evento estavam disponíveis oficinas, stands e palestrantes de projetos do ‘New Space’; um movimento internacional que recebe investimentos de organizações e empresas privadas na nova corrida espacial.

De acordo com a organização, no primeiro dia 25 escolas confirmaram presença e mais de 500 alunos compareceram em cada turno, totalizando mil alunos no primeiro dia. O chamamento para a participação foi pelo site do evento, onde as escolas podiam cadastrar suas turmas para participar.

Convidados

O evento Science Day contou com vários convidados, como é caso de Jefferson Michaelis que é Presidente Fundação Michaelis e Conselheiro da KSCIA / International Space Academy dos EUA. Além dele também estiveram no evento Gabe Gabrielle, Engenheiro (Kennedy Space Center/NASA), Dr. Kumar Krishen (Tecnólogo Chefe do Johnson Space Center (JSC)), Israel Treptow, Darcton Damiao, Aline Veloso (Agência Espacial Brasileira), Patricia Feingold, entre outros grandes nomes.

Entre as oficinas mais curiosas estavam a de confecção de aviõezinhos de papel e competição de catapulta.

Stands

Além das palestras e atividades, outro ponto interessante que o evento proporcionou foram os stands temáticos. Um dos stands mais visitados foi da Fundação Michaelis, onde os visitantes poderiam conhecer objetos oriundos do trabalho astronáutico. Fragmentos de solo lunar, comida de astronauta, material de isolamento térmico dos ônibus espaciais, além disso, uma atividade colaborativa com os alunos, chamada de “Oficina Cartão Postal Espacial Science Days”. Cada aluno poderia desenhar em um cartão postal algo que imaginasse ser possível quando o ser humano fosse para outros planetas. Posteriormente, esse cartão será levado pela fundação para o Keneddy Center, nos Estados Unidos, onde serão embarcados na próxima missão da Blue Origin para fora do planeta terra. De acordo com a educadora Carla Michaelis, os cartões ganharão um selo comprovando que foram de fato levados para o espaço e serão entregues aos mesmos alunos no próximo evento.

Outro stand que fez muito sucesso foi da Phoenix Technology. A empresa criada com a intenção de alcançar o espaço (literalmente), e é pioneira na área de marketing espacial, tecnologia e inovação. A Phoenix desenvolve veículos suborbitárias remotos, ou seja, cápsulas de carga remotas, espaçonaves não tripuladas e satélites de comunicação. De acordo com o CEO da empresa, Jonathan Reis Assunção, atualmente a empresa mantém seus lançamentos em Franco da Rocha, SP. Porque questões de autorização o local é o mais adequado para o lançamento naquela região, além de ter características especiais que facilitam o trabalho. Juntamente com seu sócio, Freddy Souza, a empresa promete em breve fazer o lançamento de uma capsula para pesquisa contendo células tronco. Além disso, seu último lançamento foi a Missão SAP – Envio de celular para o espaço com sistema de reembolso. Você pode conferir o vídeo clicando aqui.

Educação

Na área de educação, um dos pontos fortes do evento é a proposta de discussão sobre intercâmbio educacional. Dessa forma, a parceria com a Academia Espacial Internacional que já levou diversos estudantes ao coração do programa espacial americano: o Kennedy Space Center, da NASA. Além disso, a presença do consulado americano ajudou trazendo informações sobre os requisitos para estudar nos Estados Unidos. Bate-papo com universidades e academias americanas também foi uma das atividades mais procuradas pelos interessados em estudar fora do país.

Por fim, o evento é uma oportunidade para alunos que ainda não decidiram qual caminho profissional seguir. Os alunos puderam conversar com especialistas, com profissionais e educadores das mais diversas áreas da ciência e tecnologia, enfim, abrindo o leque de opções para quem ainda não sabe o que quer ser quando crescer.

Matéria escrita por Mário Guedes com colaboração de Marília Neves