O novo livro da escritora Samantha Shannon, considerado um best-seller pelo The New York Times, chega ao Brasil pela editora Plataforma 21. Intitulado “Um Dia de Céu Noturno” a obra se passa no mesmo universo de “O Priorado da Laranjeira”, uma fantasia épica com dragões. Porém, o novo livro se passa 500 anos antes da duologia.

Nesta nova fantasia, a autora entrega aos leitores uma história imersa ao matriarcado repleta de guerras, dragões e romances LGBTQIAP+.

Sobre o Best-seller “Um Dia de Céu Noturno”

Divulgação | VR Editora – Plataforma 21

Primeiramente, em “Um Dia de Céu Noturno” você acompanhará a história de Glorian, irmã do Priorado Tunuva Merlim, a sucessora da linhagem do rainhado. E de Dumai Wulf, pertencente ao povo do Leste e amantes de dragões. Desde o nascimento, as três protagonistas se preparam para defender o mundo do retorto no Inominável, um maligno e ancestral dragão vermelho conhecido como wyrm.

Contudo, no decorrer das 672 páginas, Samantha mostra aos leitores a origem do Priorado como uma fortaleza sagrada que tem o objetivo de unificar guerreiras para proteger a população dos cuspidores de fogo. No entanto, enquanto elas aguardam pelo inimigo, as novas gerações da irmandade começam a questionar o propósito do grupo e se ele é mesmo necessário.

Depois do despertar do Inominável, Tunuva, Glorian e Dumai precisarão enfrentar o inimigo e cumprir seu dever, enquanto tentam deixar de lado as próprias diferenças. Esperando que os deuses concedam a ajuda dos dragões do Leste, divindades milenares, as mulheres precisam embarcar numa jornada perigosa para sobreviver em meio a uma guerra entre a humanidade e as criaturas de fogo.

Mais de quinhentos anos haviam se passado desde sua fundação – desde que Cleolind Onjeyu, Princesa da Lássia, derrotara o Inominado. A laranjeira fora decisiva na batalha. Quando Cleoling comeu seu fruto, se transformou em uma brasa viva, um veículo da chama sagrada […] o Priorado era seu legado. Uma casa de mulheres criadas como guerreiras que juraram defender o mundo contra as crias do Monte Temível.

 (Um dia de céu noturno, p. 70)

Por fim, o best-seller apresenta um mundo fantástico que busca inspiração em mitologias ocidentais, como a lenda de São Jorge. A obra, assim como outras narrativas contemporâneas, oferece imersão no matriarcado, protagonismo feminino e representatividade LGBTQIAP+.

Além disso, temas de identidade, maternidade e relacionamento sáfico também são abordados. O livro conta com recursos para auxiliar na compreensão da história, incluindo mapas, glossário, lista de personagens e linha do tempo. Vale ressaltar que o livro pode ser lido de forma independente e que o volume final também será publicado pela Plataforma21.

A autora: Samantha Shannon

Divulgação | VR Editora – Plataforma 21

Nascida em Londres em 1991, Samantha Shannon começou a escrever suas história as 12 anos, concluindo seu primeiro romance aos 15. Porém, o manuscrito nunca teve uma publicação. A autora, que estudou Língua Inglesa e Literatura na Faculdade de St. Anne, em Oxford, teve o seu best-seller traduzido para mais de 25 idiomas. “O Priorado da Laranjeira” do mesmo universo de “Um Dia de Céu Noturno”, foi finalista do Lambda Literary em 2020. Um prêmio anual estadunidense destinado a obras literárias com temática LGBTQIAP+.

E aí? Mais alguém interessado em mergulhar de cabeça nas obras da Samantha?