A 1ª Bienal do Livro do Paraná, sediada na cidade de Curitiba de 10 a 19 de outubro, anunciou mudança de local para o Jockey Club do Paraná e cancelamento da participação de dois autores confirmados
A 1ª Bienal do Paraná produzida pela Cocar Produções Editoriais, com Lis Alves como coordenadora-geral do evento. Segundo o site oficial, são dez autores com presença confirmada. Entre eles, Itamar Vieira Junior e Aline Bei.
Pedro Bial e Thalita Rebouças, previamente confirmados no evento, anunciaram que não estarão mais presentes. O anúncio foi feito por meio da comunicação oficial da Bienal.
O evento deveria ter começado no dia 29 de setembro, no entanto, apenas alguns dias antes do início do evento, a organização anunciou a mudança do endereço, do Viasoft Experience para o Jockey Club do Paraná.
Essa mudança, entretanto, é apenas uma série de dificuldades que o planejamento da Bienal vem enfrentando. As complicações envolvem trocas na organização, problemas na captação de recursos e falta de patrocínio governamental.
LEIA MAIS: O fenômeno Aline Bei na literatura brasileira contemporânea
Falta de patrocinadores
A idealizadora da Bienal, Lis Alves, afirmou ao site PublishNews que a Bienal tem apoio das “Secretarias de Cultura, Turismo e Educação, tanto do Estado, quanto do município”. Porém, o evento apresentou dificuldades financeiras, com falta de patrocínios e apoiadores
Porém, para o portal Plural Curitiba a assessoria de imprensa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) respondeu que não existe vínculo ou apoio ao evento. Igualmente, a assessoria da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec) afirmou que não há qualquer envolvimento.
No site oficial do evento, consta que o mesmo é apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e o Ministério da Cultura, apoio do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe PR), realização pela Cocar Produções Editoriais e associação com a plataforma de divulgação de eventos Fever.
Além dos mencionados, não constam outros patrocinadores, sejam de âmbito público ou privado.
Mudança de endereço
Alves relatou à Folha de São Paulo que o evento sofria dificuldades na captação de recursos por meio da Lei Rouanet. Essa seria a explicação para a mudança na localização da Bienal, do Viasoft para o Jockey Club. O primeiro foi confirmado e divulgado inicialmente como sede do evento. Segundo a idealizadora, dificuldades na negociação levaram à alteração.
De acordo com seu depoimento feito à Folha, o pagamento pela locação do espaço seria feito por meio de depósitos que “entram só final de setembro e parte em dezembro”. O locador não aceitou negociações para o pagamento.
Agora, a 1ª Bienal do Livro do Paraná será no Jockey Club do Paraná. A estrutura será montada em uma área aberta, com tendas. Ademais, o espaço total teve uma redução dos 11 mil metros quadrados oferecidos pelo Viasoft para cerca de 3,5 mil do Jockey Club.
O início turbulento do evento
O primeiro projeto da Bienal tinha o planejamento para o período de 29 de setembro a 5 de outubro. Porém, este projeto acabou arquivado, por conta de disputas judiciais. Sob liderança de Lis Alves, a curadoria contava com as produtoras Bia Reiner e Camille Bittencourt.
No entanto, Bittencourt deixou o cargo em setembro de 2024, alegando falta de pagamento e outros problemas. Apesar disso, ela teve seu incluído em uma proposta enviada em novembro, sem sua ciência ou autorização. O caso chegou ao Ministério da Cultura e resultou no arquivamento do projeto.
Além disso, a equipe passou por trocas constantes. Pelo menos seis curadores se alternaram desde o começo da iniciativa. Atualmente, o site oficial não traz informações sobre quem responde pela curadoria.
O que esperar da Bienal?
Apesar das incertezas, a Bienal segue confirmada para outubro. Serão 10 dias de evento, de 10 a 19 de outubro, iniciando às 10h e indo até às 22h. A proposta do evento é transformar Curitiba em um epicentro da literatura, trazendo debates culturais, apresentações, espaços interativos e encontros literários.
Entre os nomes anunciados estão Itamar Vieira Junior, Igor Pires, Paola Aleksandra, Jacques Fux, Ian Fraser, Pablo Zorzi, Godofredo de Oliveira Neto, Lina Meruane, Aline Bei e Paula Pimenta.
A programação conta com diferentes painéis, como Vozes Negras, Ideias Presentes, Leituras para o Amanhã, Literatura Para Conectar Mundos e Reconhecer Histórias, Espaço LGBTQIAPN+, Arena Literária e Palco Criança, com conteúdo infantil.
Serviço
Data: De 10 a 19 de outubro de 2025
Horário: Das 10h às 22h
Local: Jockey Club do Paraná — Av. Victor Ferreira do Amaral, Praça Jóquei Pinheiro Filho, 2299 – Tarumã – Curitiba/PR
Mais informações no site oficial do evento
Crédito: Montagem / Reprodução: Bienal do Livro Paraná
Matéria atualizada em 01/10/2025 às 20:33 por Sofia Araujo Loredo, redatora. Alteração: atualização na lista de autores confirmados no evento.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.