Começou ontem, dia 3 de dezembro, a 20ª edição da Bienal do Livro Rio, que está acontecendo no Riocentro, na Barra da Tijuca. O maior festival de cultura do Brasil terá atrações voltadas a todas as idades e contará com ações de prevenção e protocolos sanitários. Também é necessário apresentar o comprovante de vacinação no momento da entrada, sendo também indispensável o uso da máscara. 

“Que história queremos contar a partir de agora?” é a frase que inspira essa edição do festival, que tem o objetivo de trazer trocas e reflexões sobre questões contemporâneas, diante do debate de forma plural e democrática. 

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events, responsável pela Bienal ressalta:

“Estamos entregando uma edição muito especial nesta edição, tirada do papel com toda a responsabilidade que o momento impõe, mas trazendo toda a energia do reencontro e a potência das conexões entre com o universo literário e as diferentes linguagens e temas. Nosso propósito de estimular a leitura para transformar o país está ainda mais presente, com uma programação plural e de bastante qualidade”.

Bienal do Livro Rio

Na Bienal do Livro Rio deste ano, são 85 editoras e 140 selos confirmados. Dessa forma, o evento também conta com livrarias, distribuidoras e lojas de e-commerce, como a Submarino. A programação envolve debates sobre juventude, poesia, política, desenvolvimento sustentável, jornalismo investigativo, feminismo, adaptações audiovisuais, cultura geek e pop, LGBTQIAP+, ancestralidade, saúde mental e as tendências do mercado literário. Além disso, também há uma programação voltada a música e streaming.

Para todos os públicos

O “Espaço Metamorfose” é voltado aos pequenos leitores e é patrocinado pela Petrobras Cultura. O local traz uma exposição que é inspirada nas mudanças do mundo e da leitura. Sendo assim, o é cenário interativo, possibilitando aos visitantes uma viagem literária com múltiplas linguagens. 

As crianças com deficiência visual têm uma visita guiada pelo espaço e haverá também tradução simultânea em libras em todas as sessões da programação.

Bienal do Livro Rio

Marcos de Veiga Pereira, presidente do SNEL, fala sobre a importância de promover algo assim, dentro de um contexto social e cultural, no retorno dos eventos feitos de maneira presencial: “Nos últimos meses, as pesquisas de mercado têm confirmado a reconexão das pessoas com os livros, o que só reforça a missão e a razão de ser do evento: o incentivo à leitura no Brasil. A Bienal é a grande festa do livro e é muito marcante que esse seja um dos primeiros eventos culturais de grande porte neste momento de transição para dias melhores.” e complementa “Estamos muito felizes em poder continuar ampliando a representatividade do evento junto ao público, à comunidade e à indústria editorial, levando adiante a leitura como instrumento fundamental para o fomento da educação, da cidadania e da pluralidade de vozes no país”.

A Bienal do Livro Rio vai até o dia 12 de dezembro. Por isso, se você quer saber mais detalhes sobre a programação e ingressos, acesse: https://bienaldolivro.com.br/