O renomado diretor de animações, Marão, estreia em longas-metragens com o filme “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”. Com estreia marcada pela Sessão Vitrine Petrobrás, a animação conta com Rodrigo Santoro, Natália Lage e Guilherme Briggs como vozes originais.

O premiado diretor de curtas-metragens, Marão, faz a sua estreia em filmes longas-metragens com o “Bizarros Peixes das Fossas Abissais“. O filme contará com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes. Sendo assim, o filme estreia no dia 25 de janeiro de 2024.

Estrelando com as vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs, acompanhamos três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica.

O diretor é um nome conceituado e premiado no ramo das animações. Contando com sua estreia na direção de longas, Marão possui 15 filmes, passagem por 667 festivais e 127 prêmios. Além disso, em seu vasto currículo de curtas-metragens, pode-se destacar “Até a China” (2015), “Eu queria ser um Monstro” (2009), “O Anão Que Virou Gigante” (2008), “O Arroz Nunca Acaba” (2005), “Chifre de Camaleão” (2000) e “Cebolas são Azuis” (1996). O último, por sinal, marca sua estreia na direção de curtas de animação.

Sobre sua estreia com “Cebolas são Azuis” e seu início na área de animação, Marão destaca que:

O primeiro filme foi em 1996, mas as primeiras animações foram feitas, como flipbooks, nos bloquinhos do armarinho do meu pai em Nilópolis, nos anos setenta”. 

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Divulgação: Sessão Vitrine Petrobras

E também já projeta seu futuro, continuando no ramo dos longas:

Há novos projetos de longas de animação para o futuro. O próximo será ‘O elevador’, longa de animação 2D também voltado para adultos e jovens adultos, que está em pré-produção e acabou de receber seu primeiro aporte pela Riofilme“.

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Divulgação: Sessão Vitrine Petrobras

Marão tem uma filosofia própria ao trabalhar com animação. O diretor gosta de improvisar e trabalhar de forma artesanal e considera que o curta-metragem é o formato mais nobre da animação mundial. 

Embora tenha acabado de finalizar um longa, sempre considerei o curta metragem o formato mais nobre da animação mundial. Deste modo, produzi meu primeiro longa com a mesma lógica dos curtas: sem model sheet, sem storyboard e sem animatic, improvisando as cenas de um modo teatral, em ordem cronológica. A primeira cena do filme foi a primeira a ser animada e a última cena, foi a última a ser animada

Sobre Marão

Diretor e roteirista Marão;

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Divulgação: Sessão Vitrine Petrobras

Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, bem como realizou 14 curtas-metragens e participou de mais de 300 animações para publicidade, internet, TV e cinema.

Além disso, foi presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante 07 anos e desde 2003 é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Seus curtas foram selecionados para 667 festivais de cinema em mais de 40 países e receberam 127 prêmios. Do mesmo modo que Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi. E também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE).

Bizarros Peixes das Fossas Abissais

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Divulgação: Sessão Vitrine Petrobras

O longa tem feito uma linda trajetória em festivais internacionais e nacionais. Onde recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Assim como, recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa. Fazendo parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (Cuba).

É um título estranho para um filme estranho. A protagonista traça uma jornada heróica em busca de algo. No caso, a heroína percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa

Explica o diretor que também assina o roteiro do longa. A jornada funciona apenas para possibilitar bizarras situações de humor nonsense durante todo o filme. Assim, envolvendo um trio que inclui uma mulher cuja região glútea se metamorfoseia em um primata ao pronunciar a frase “Minha Bunda É Um Gorila“. Voltada para o público jovem adulto, essa é uma comédia estilizada de super-heróis bizarros.

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Divulgação: Sessão Vitrine Petrobras

Bizarros Peixes das Fossas Abissais tem exibições confirmada nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Sinopse:

Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano.

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Divulgação: Sessão Vitrine Petrobras