O renomado diretor de animações, Marão, estreia em longas-metragens com o filme “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”. Com estreia marcada pela Sessão Vitrine Petrobrás, a animação conta com Rodrigo Santoro, Natália Lage e Guilherme Briggs como vozes originais.
O premiado diretor de curtas-metragens, Marão, faz a sua estreia em filmes longas-metragens com o “Bizarros Peixes das Fossas Abissais“. O filme contará com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes. Sendo assim, o filme estreia no dia 25 de janeiro de 2024.
Estrelando com as vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs, acompanhamos três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica.
O diretor é um nome conceituado e premiado no ramo das animações. Contando com sua estreia na direção de longas, Marão possui 15 filmes, passagem por 667 festivais e 127 prêmios. Além disso, em seu vasto currículo de curtas-metragens, pode-se destacar “Até a China” (2015), “Eu queria ser um Monstro” (2009), “O Anão Que Virou Gigante” (2008), “O Arroz Nunca Acaba” (2005), “Chifre de Camaleão” (2000) e “Cebolas são Azuis” (1996). O último, por sinal, marca sua estreia na direção de curtas de animação.
Sobre sua estreia com “Cebolas são Azuis” e seu início na área de animação, Marão destaca que:
“O primeiro filme foi em 1996, mas as primeiras animações foram feitas, como flipbooks, nos bloquinhos do armarinho do meu pai em Nilópolis, nos anos setenta”.
E também já projeta seu futuro, continuando no ramo dos longas:
“Há novos projetos de longas de animação para o futuro. O próximo será ‘O elevador’, longa de animação 2D também voltado para adultos e jovens adultos, que está em pré-produção e acabou de receber seu primeiro aporte pela Riofilme“.
Marão tem uma filosofia própria ao trabalhar com animação. O diretor gosta de improvisar e trabalhar de forma artesanal e considera que o curta-metragem é o formato mais nobre da animação mundial.
“Embora tenha acabado de finalizar um longa, sempre considerei o curta metragem o formato mais nobre da animação mundial. Deste modo, produzi meu primeiro longa com a mesma lógica dos curtas: sem model sheet, sem storyboard e sem animatic, improvisando as cenas de um modo teatral, em ordem cronológica. A primeira cena do filme foi a primeira a ser animada e a última cena, foi a última a ser animada“
Sobre Marão
Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, bem como realizou 14 curtas-metragens e participou de mais de 300 animações para publicidade, internet, TV e cinema.
Além disso, foi presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante 07 anos e desde 2003 é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Seus curtas foram selecionados para 667 festivais de cinema em mais de 40 países e receberam 127 prêmios. Do mesmo modo que Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi. E também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE).
Bizarros Peixes das Fossas Abissais
O longa tem feito uma linda trajetória em festivais internacionais e nacionais. Onde recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Assim como, recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa. Fazendo parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (Cuba).
“É um título estranho para um filme estranho. A protagonista traça uma jornada heróica em busca de algo. No caso, a heroína percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa“
Explica o diretor que também assina o roteiro do longa. A jornada funciona apenas para possibilitar bizarras situações de humor nonsense durante todo o filme. Assim, envolvendo um trio que inclui uma mulher cuja região glútea se metamorfoseia em um primata ao pronunciar a frase “Minha Bunda É Um Gorila“. Voltada para o público jovem adulto, essa é uma comédia estilizada de super-heróis bizarros.
Bizarros Peixes das Fossas Abissais tem exibições confirmada nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
Sinopse:
Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano.