Com mais de 2 mil filmes por ano, Bollywood consolida sua presença e amplia seu alcance global
Bollywood é a indústria cinematográfica da Índia e uma grande potência cultural. Além dos sucessos de bilheteria no próprio país, os filmes indianos conquistam, ano após ano, mais espaço no mercado internacional.
As produções de Bollywood têm ganhado destaque em plataformas de streaming com alcance mundial, muitas vezes com longas e séries originais desenvolvidos em parceria com esses serviços. A Índia também acumula coproduções bem-sucedidas com outras nações, ampliando suas redes de colaboração.
A força do audiovisual indiano também impressiona pela escala de produção. Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), Bollywood é a indústria mais produtiva do mundo. Desde 2005, mais de 1000 filmes são realizados anualmente. Além disso, em 2022 e 2023 os números ultrapassaram 2.400 e 2.500 obras, respectivamente.
A seguir, confira como Bollywood vem expandindo seu alcance global e reafirmando-se como uma força cultural mundial.
Presença nos streamings
Nos últimos anos, as plataformas de streaming têm investido em produções originais de Bollywood, incluindo filmes e séries. De acordo com informações do The Hollywood Reporter, a Netflix produziu 40 obras indianas em 2021. Já em 2025, o número caiu para 25 projetos — redução que não indica perda de relevância, mas uma estratégia para priorizar títulos de maior orçamento.
Vale ressaltar também o sucesso de RRR: Revolta, Rebelião, Revolução (2022), distribuído pela Netflix. O longa de S. S. Rajamouli permaneceu por quatro meses no ranking de audiência do streaming e venceu o prêmio de Melhor Canção Original no Oscar.
Ademais, o Prime Video também aposta no audiovisual da Índia. Um dos seus maiores destaques é a série Felizes para Sempre (2019). A obra desafiou paradigmas ao abordar as nuances e tensões dos casamentos indianos. A trama agradou à crítica e ao público e sua primeira temporada alcançou 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Parcerias com outros países
Após o sucesso de Quem Quer Ser um Milionário? (2009), longa britânico inspirado em Bollywood e vencedor de oito estatuetas do Oscar, o Reino Unido busca estreitar suas relações com a Índia. Recentemente, as duas nações firmaram uma parceria para a realização de filmes em conjunto. A partir de 2026, três obras de Yash Raj Films, empresa cinematográfica indiana, serão produzidas na Inglaterra.
Além de movimentar a economia britânica com cerca de 10.000 novas vagas de emprego, a iniciativa fortalece a troca cultural entre os países e contribui para a expansão da audiência global de produções indianas. Aliás, também pode facilitar a presença da Índia nas principais premiações do cinema mundial.
LEIA MAIS: Amanhecer na Colheita | O que o trailer revela sobre o novo capítulo da saga “Jogos Vorazes”
Artistas de Bollywood conquistam espaço em Hollywood
Diversos atores consagrados em Bollywood têm se destacado no mercado norte-americano e, com isso, levado o cinema indiano a novos públicos. Um dos exemplos é Priyanka Chopra Jonas.
A artista iniciou sua carreira como atriz na Índia e, posteriormente, participou de franquias internacionais como Matrix e Baywatch e, atualmente, é protagonista de Citadel, série original do Prime Video. Após consolidar sua carreira em Hollywood, Priyanka retornará ao cinema indiano em Varanasi, novo longa de S. S. Rajamouli. Seu nome certamente deve atrair uma audiência global para o filme.
Irrfan Khan também foi fundamental para a popularização internacional de Bollywood. O ator, falecido em 2020, participou de produções de grande repercussão, como As Aventuras de Pi (2012), Quem Quer Ser um Milionário? (2009) e a franquia de Jurassic World.
Com todas essas movimentações, Bollywood se reafirma como uma potência mundial no mercado cinematográfico.
Imagem de capa: IMDb/Reprodução
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.