Começou nesta quarta-feira, 16 de outubro, a Feira do Livro de Frankfurt. O evento é uma das maiores feiras literárias da Europa e vai até o dia 20 de outubro. E o Brasil marca presença através do projeto Brazilian Publishers. O projeto é uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL), ApexBrasil e o Ministério de Relações Exteriores.

Desse modo, nos quatro dias do evento, uma delegação de 28 editoras estará presente no espaço do Brazilian Publishers. O público poderá conhecer obras, participar de painéis, palestras e rodas de conversa. Entre as empresas convidadas estão a Faro Editorial, Global Editora, assim como a Ciranda Cultural.

Um dos destaques da programação é o “Caipirinha Hour”. O evento conta com música ao vivo e culinária típica alemã, sendo portanto, uma oportunidade de networking descontraído. O “Caipirinha Hour” acontece no dia 17 de outubro, às 16h30. Além disso, o lançamento do livro “Catálogo de Livros e Direitos Autorais” é outro evento muito aguardado, uma vez que representa uma oportunidade de visibilidade e negócios para as editoras.

Abertura

Crédito: PublishNews

A abertura oficial da Feira do Livro de Frankfurt aconteceu na noite de terça-feira (15). O tom político foi menos enfático do que o do ano passado. Dessa forma, o foco foi ressaltar o viés democrático do evento. Em seu discurso, Juergen Boos destacou a importância da leitura, ao citar a frase do italiano Umberto Eco: “Quem não lê, aos 70 anos, terá vivido só uma vida. Quem lê terá vivido 5 mil anos. A leitura é a imortalidade antecipada”.

Nos discursos seguintes, foram feitas menções discretas aos conflitos que acontecem ao redor do mundo. A pergunta central foi: em um mundo repleto de crises, qual é o papel de uma feira do livro? A expectativa é que o evento seja repleto de debates enriquecedores e engajados sobre questões políticas e sociais, tendo a literatura como cenário principal.