O pai está de volta, quase 2 anos depois, brTT volta para o CBLOL. Um dos maiores players brasileiro no League of Legends disputará a taça do 2º split com a LOS. Ao todo, o “pai” possui 6 títulos e agora está em busca de mais um, será que ele vai conseguir parar a super Loud e conquistar mais uma taça em sua carreira?

Felipe Gonçalves da Rocha, mais conhecido como brTT, é jogador profissional de League of Legends e influencer. O jogador iniciou sua carreira em 2010 e esteve em atividade até 2021, pós pandemia, brTT decidiu dar um tempo na sua carreira de pro-player, mas sempre deixou a esperança nos fãs de que retornaria ao campeonato um dia. E esse dia chegou, no dia 01 de Junho, brTT retorna aos palcos da Arena CBLOL.

Começou sua carreira de proplayer no Dota e CS

Apesar de ter virado pro-player em 2010, Felipe Gonçalves não iniciou sua carreira no League of Legends, mas sim no Dota e no Counter Strike. Competindo paralelamente entre os dois jogos, brTT percebeu que seria melhor jogar apenas uma modalidade, com isso, ele acabou escolhendo o Dota, ao qual esteve em atividade pelo jogo até o ano de 2012.

paiN Gaming em 2012

brTT na paiN Gaming
Reprodução

No ano de 2012, brTT recebeu o convite do capitão da época “MiT”, para entrar no time de League of Legends da paiN Gaming. Devido a sua experiência no Dota, brTT conseguiu se adptar em pouco tempo no jogo e integrar o time dos tradicionais, na função de atirador. No entanto a primeira competição profissional do TT no LoL não foi pela paiN Gaming, o time optou em jogar com o atirador manaJJ, devido a sua experiência, mas a organização buscou um time improvisado para o brTT. Então, para jogar o Intel Extreme Masters, a paiN montou o Noob da Net para ele, junto com alguns amigos virtuais, o time conseguiu se classificar em quarto lugar para o presencial e ironicamente eliminou o time da paiN Gaming.

Em abril do mesmo ano, brTT passou a integrar oficialmente o time da paiN após a saída do manaJJ, ao qual se tornariam bicampeões do Go4LOL. Devido a essa conquista, a paiN conseguiu conquistar a primeira colocação na Riot Games e se classificar para o Campeonato Brasileiro de Legue of Legends, nosso querido CBLOL.

Portanto, no ano de 2013, a paiN Gaming venceu a primeira edição do Brazil Gaming League Arena e mais uma vez conseguiu a classificação para o CBLOL. Nesse ano os tradicionais se tornaram campeões do CBLOL, jogando contra a CNB, antigo time do brTT no Dota. Após a vitória do time, a paiN Gaming anunciou o Gaming House, conceito que reúne os jogadores e coachs em uma casa para os treinos. Hoje é bem comum o Gaming House entre as organizações.

brTT entra para a Vivo Keyd em 2014

Após alguns anos na paiN Gaming, o atirador é anunciado pela Vivo Keyd em 2014, junto com dois imports coreanos, o jungle Winged e o midlaner SuNo. A chegada dos novos jogadores, proporcionou ao brTT alguns títulos, sendo eles: Brazil Gaming League Arena #3, Selecter Cup, X5 Mega Arena e o CBLOL.

Após a saída de Winged e SuNo na Keyd, os novos nomes que jogaram com o brTT foram Takeshi e Revolta. Juntos, ele conseguiu outros títulos com a Keyd, sendo eles:  XTreme League of Legends, a Brazil Gaming League (BGL) e a Arena Go4Gold. No entanto, em dezembro Revolta se afastou do cenário e com isso rafes passou a ser o jungler da Keyd. Nessa época, brTT e rafes precisou trocar as suas posições nos jogos. Porém, Felipe não obteve tanto sucesso na selva e acabou voltando para a sua posição inicial, a de atirador.

brTT retorna a paiN Gaming

Após a saída dos coreanos no time dos tradicionais, brTT volta a negociar com a paiN Gaming. E foi no ano de 2015 que brTT começou a jogar com o suporte francês Dioud pela paiN. Como também foi no mesmo ano que o CBLOL adotou o formato que conhecemos até hoje, separados em dois split e com vaga para os campeonatos internacionais. Nesse ano, a paiN conseguiu uma equipe sólida e trazer o toplaner Mylon para a equipe, então brTT e os tradicionais conquistaram um título do CBLOL. Tornando-se bicampeões do campeonato brasileiro.

A paiN nessa época também disputou o International Wildcard, no Chile, campeonato que garantiu a tão sonhada vaga no Mundial de League of Legends. O time conseguiu derrotar os adversários e se qualificou como a segunda equipe brasileira representante no Mundial. Infelizmente, brTT e seu time não fez uma boa estreia no Worlds, com duas derrotas seguidas. Mas no último jogo do primeiro turno, contra a Flash Wolves, os tradicionais conseguiram realizar uma boa partida e garantir a vitória para o Brasil.

Já a segunda vitória da paiN Gaming com brTT, Kami e Mylon no time veio no segundo turno contra a CLG. O time brasileiro veio com o Draven do brTT, considerado o melhor campeão do atirador, os tradicionais conquistaram a vitória. Sendo assim, uma das melhores campanhas de um time brasileiro no campeonato (naquela época).

Reserva na paiN

Com os novos reforços na paiN Gaming, o brTT acabou sendo reserva em sua lane. TaeYeon assumiu a posição de atirador no time e isso fez com que o TT ficasse o resto do ano de 2016 como reserva. Em novembro, quando seu contrato venceu, o jogador optou em não renovar com a paiN Gaming e ele esteve em aberto para novas negociações. Então, um mês após o fim do seu contrato com a paiN, brTT é anunciado como o novo atirador da RED Canids.

brTT na Red Canids
Reprodução | brTT na Red Canids

Jogando pela RED Canids, brTT voltou a jogar com o suporte Dioud, ao qual já tinha jogado quando ainda estava com a paiN Gaming. No primeiro split, brTT fez uma ótima campanha, o time da RED Canids buscou focar no título nacional. Derrotando seu antigo time, brTT chega a final do split para jogar contra a Vivo Keyd. Sendo assim, esse foi o primeiro titulo presencial do brTT no CBLOL.

Com o título nacional, a Red Canids conseguiu a vaga para o MSI, campeonato internacional do primeiro semestre do ano. Nesse ano, o brTT brilhou em um dos jogos com o Twitch, também um dos melhores champs da carreira do atirador, infelizmente a Red Canids foi eliminada do MSI. Além disso, o champ Twitch possui uma das falas no jogo em homenagem ao pai, “ow.. chega mais fala na moral aí honrei a tatuagem ou não honrei?

brTT no Flamengo Esports

No ano de 2017, brTT foi contrato pelo Flamengo Esports, time ao qual concedeu mais um título em sua carreira. O time rubro-negro montou um time com brTT, MiT e SirT para jogar o Circuito Desafiante, ao qual conseguiu se classificar em segundo lugar no campeonato. Nos play-offs, o Flamengou venceu a T Show e garantiu a vaga na final do Circuito Desafiante. No entanto, o time do brTT não conseguiu ganhar e perdeu a vaga direta para o CBLOL.

A única chance da vaga do Flamengo no CBLOL era atráves da Série de Promoção e o time teve uma série acirrada contra a Team One. Mas quando se trata de brTT nada é supresa, o atirador chamou a responsabilidade do time e conquistou a vitória no quinto e último jogo. Devido ao bom desempenho na partida, brTT garantiu a vaga do Flamengo no CBLOL.

Foi um alívio. Teve uma hora que eu estava 7-0, acabei morrendo. Eu botei a mão na cabeça, passou um filme de quanto eu estava me dedicando, o tanto de pessoas falando mal de mim… Claro que era uma torcida gigantesca apoiando a gente, muitos cobrando. Eu não julgo ninguém por isso. Naquele momento, eu não sabia o que fazer. Eu perguntei pra mim mesmo: “Será que é isso? Eu devia ter aposentado mesmo, porque eu tô jogando muito mal?”. Mas coloquei a cabeça no lugar, saí com a vitória, e foi sensacional

brTT em entrevista ao GloboEsports em 2018 após garantir a vaga do Flamengo no CBLOL
brTT no Flamengo Esports
Reprodução

Foi nesse ano de 2018, que o brTT alcançou a marca de mil abates em sua carreira. Mas foi apenas em 2019 que o brTT conquistou o título do CBLOL pelo Flamengo Esports. Além disso, após esse título, brTT se tornou o primeiro jogador pentacampeão do CBLOL e o primeiro a disputar duas vezes o Mundial.

Hexacampeão do CBLOL

Após vencer pelo Flamengo, brTT retorna para a paiN Gaming, ao qual jogou novamente ao lado do midlaner Kami. As expectativas com o retorno do maior atirador no time dos tradiconais estavam altas, no entanto, a paiN não conseguiu emplacar no split do CBLOL.

Já para o segundo split em 2020, a paiN reformulou o seu time, mantendo brTT como atirador, Tinows no mid e adicionando Robô no top, esA como suporte e CarioK na jungle. O novo time da paiN terminou a fase de grupos em primeiro lugar, como também o time chegou a final e jogou contra a INTZ. Infelizmente, os tradicionais não conquistaram o título.

Com o fim do split em 2020, muito torcedores cogitaram na aposentadoria do brTT, porém, o jogador renovou seu contrato com a paiN Gaming e para o ano de 2021, os tradicionais mantiveram a lineup, mudando apenas o suporte, com a saída do esA, o coreano Luci passou a jogar com o brTT.

O primeiro split da paiN foi um pouco conturbado, devido a mudança na botlane e as derrotas no ínico da fase de grupos, mas o time conseguiu se manter firme a se classificar para os pay-offs. Com adição de mais times na competição, a paiN Gaming jogou as quartas contra a Loud e aplicou o primeiro reverse sweep no Brasil.

Nas semi-finais, brTT enfretou sua antiga equipe, o Flamengo Esports e derretou os rubo-negros garantindo a sua nona final em um campeonato. A final, realizada em Abril, a paiN Gaming tornou campeã e deu a brTT o sexto título do CBLOL, tornando também o jogador com mais títulos no campeonato. Além disso, o atirador ultrapassou a maior campeã, a INTZ, que possui 5 títulos.

Pausa na carreira

Com 6 títulos de CBLOL na carreira e atuando desde 2010 como jogador profissional, foi apenas no fim de 2021 que o brTT anunciou uma pausa na carreira. Durante o Prêmio CBLOL, premiação que contempla os jogaores do LoL, brTT anunciou que sua carreira entraria em hiatos, mas que ainda não seria a sua aposentadoria no campeonato. O jogador continuou como influencer da paiN Gaming. Porém em 2023, Felipe “brTT” Gonçalves anunciou sua saída na organização dos tradicionais para ser a nova adição na equipe de influencers do Fluxo. O jogador durou apenas alguns meses na organização.

brTT na LOS

Time das LOS com o brTT
Reprodução | Time das LOS com o brTT

Em 2023, brTT voltou a stremar o jogo como também a fazer co-stream do CBLOL e durante o 1 split de 2024, TT demonstrou seu interesse em voltar a jogar o CBLOL. Então, com muitas especulações devido ao seu interesse, os torcedores estavam ansiosos para saber se o maior atirador brasileiro voltaria para o competitivo. E a resposta veio em maio, com o anúncio oficial das escalaçoes do CBLOL com o brTT atuando pela LOS. Agora, a comunidade está ansiosa para rever brTT brilhando nos palcos do CBLOL e tentando mais um título para a sua carreira. A sua estreia na LOS será no dia 01 de Junho contra a INTZ. Você pode assistir os jogos pelos canais oficiais do CBLOL na Twitch, Youtube ou TikTok.

Matéria atualizada em 31/05/2024 às 14h25min.