A jornalista Carla Di Bonito está desenvolvendo seu mais novo projeto chamado Nossos Caminhos
Carla é uma diretora e roteirista radicada no Reino Unido há mais de 30 anos. Aos 53 anos ela resolveu estudar audiovisual, em decorrência disso a cearense produziu seu segundo curta em 2021. Assim, com Luzinete, Carla resolveu que era hora de falar sobre sua história e de sua família.
Dessa forma, Carla começou a reviver seu passado ao contar a história de sua irmã, Luzinete, que faleceu vítima de uma overdose. Agora, a brasileira quer se aprofundar em suas histórias com seu novo projeto chamado Nossos Caminhos.
Segundo ela, o filme é: ” (…) uma carta de amor à minha irmã, minha mãe adotiva e minha avó e a tantas mulheres que, como elas, enfrentam dores e silêncios invisíveis.”
‘Nossos Caminhos’ ainda está em desenvolvimento, mas já conquista prêmios e reconhecimento antes mesmo das filmagens. O roteiro acumula mais de 90 premiações e recebe elogios em festivais como Cannes, Sundance, Berlim, Roterdã, Veneza e Tribeca.
LEIA TAMBÉM: Superman | Filme ganha data de estreia na HBO Max
Entrevista com Carla Di Bonito
Durante entrevista exclusiva concedida ao Geekpop News, a ex-jornalista da BBC falou sobre como tem sido trabalhar nesse projeto tão especial. Nos últimos dias, Carla esteve no Brasil visitando locações para rodar seu filme. Para explicar o motivo de desenvolver esse roteiro, ela conta que a ideia sempre esteve com ela.
“(…) faz parte de mim, é a história da minha própria vida e também da minha irmã, Luzinete.”
A cineasta explica que decidiu produzir “Nossos Caminhos” após o sucesso de “Luzinete”, um curta sobre o último dia de vida de sua irmã que foi exibido em 45 países e venceu 221 prêmios.
“Nossos Caminhos não é uma extensão de Luzinete. Luzinete é uma cena dentro dos Nossos caminhos. É um filme que percorre cinco décadas, iniciando em meados de 1966 (…)”
Além disso, Carla conta que a montagem não será linear e que, por isso, haverão muitos flashbacks. Ela pretende mostrar a transição de tempo através da linguagem, do figurino e do comportamento dos personagens. A cronologia termina em 2018 quando ela entre na faculdade de cinema.
Esse é seu primeiro roteiro para um longa, como tem sido a experiência?
Carla Di Bonito responde que o desafio tem sido enorme. Principalmente por ela não ter uma carreira tão extensa com curtas.
“(…) Eu fiz dois outros curtas. Foram curtas que entraram em festivais importantes. O primeiro, com quase nenhuma experiência, eu consegui receber uma indicação”
Ela também destaca que essa é uma experiência naturalmente desafiadora para homens, mas para mulheres e, nesse caso, nordestinas isso se acentua ainda mais. Somado a isso, Carla acrescenta o fato de se sentir estrangeira em seu próprio país.

“(…) Quando eu venho aqui para o Brasil, primeiro ninguém me conhece, segundo tem aquela coisa ‘ah mas ela mora fora’. Isso eu encontrei aqui no meu próprio estado. Gente, eu continuo sendo cearense. O Ceará não saiu de dentro de mim. O que eu sou, as minhas raízes, não saíram de dentro de mim. Eu tenho sim, a experiência, toda uma bagagem de morar fora. São 40 anos morando fora. Passei por vários países, estou há mais de 30 anos agora no Reino Unido. Então, eu tenho essa experiência, mas eu sou Carla, a pessoa que saiu daqui. Eu tenho um amor enorme, um respeito muito grande pela minha cultura. E é isso que eu quero mostrar.”
Depois do seu curta ‘Luzinete’, essa é a segunda vez que você traz a história da sua família pro roteiro. De que forma vc pretende recontar essa história?
A roteirista explica que o fato de também ser jornalista e já ter feito documentários possibilita que ela conte algumas histórias de maneira muito fiel.
“(…) as vezes até com as mesmas palavras. Tentando até, se possível, recriar a cena na própria locação onde aquela coisa se deu”
Na sequência, ela explica que nem todas as cenas serão dessa maneira. Por isso, haverão adaptações, como no ínicio do filme onde há uma sequência em Quixadá (CE), cidade que ela pôde conhecer há dois anos.
“(…) Eu escolhi Quixadá, escolhi fazer as filmagens no interior por várias razões. Primeiro, para mostrar o meu estádo e, segundo, porque eu preciso recriar uma Fortaleza que hoje em dia não existe mais. Fortaleza está uma metrópole, uma cidade enorme (…) é impossível recriar uma Beira Mar dos anos 70 (…)”.
Continuando, Carla Di Bonito explica que o filme terá cenas espalhadas entre Ceará, Salvador, Itália e Reino Unido.
Um filme com mais de 80% da equipe formada por mulheres
Um dos destaques de ‘Nossos Caminhos’ é que a equipe do projeto é formada majoritariamente por mulheres. Carla, conta que a escolha não foi proposital, mas que as mulheres já são protagonistas desta história desde o roteiro e que percebeu isso quando terminou de escrever e foi reler.
“É bem impactante ter isso, principalmente, em um país onde as mulheres são muito silenciadas (…) É uma luta contínua. Tem muitas outras funções técnicas onde a mulher está cada vez mais ocupando espaço.”
Expectativa com o público brasileiro
“(…) Se eu conseguir passar a mensagem que eu quero, fazer com que as pessoas pensem um pouco mais sobre tosa essa questão. São várias que o filme aborda desde adoção, rejeição, negligência, abuso, superação (…) São tantas nuances, tem a imigração. Então, eu espero realmente que o público sinta o que todo mundo sente quando vê o Luzinete, por exemplo, porque é bem impactante. É essa coisa que eu quero trazer. Existem cenas muito forte, não porque eu quero chocar simplesmente por chocar (…) eu quero levar ao público, o cinema como cura. É isso, se alguém se identificar já está maravilhoso!”
Confira a entrevista com Carla Di Bonito na íntegra no Youtube
Sinopse
Após a morte da irmã por overdose, Carla, jornalista brasileira em Londres, enfrenta traumas do passado e resgata suas origens. ‘Nossos Caminhos’ é um drama sobre reconciliação, força feminina e a coragem de contar histórias silenciadas.
Por fim, Nossos Caminhos de Carla Di Bonito ainda está em desenvolvimento e não tem data de estreia prevista.
Imagem de capa: Adaptação (@carla.di.bonito / Boto Films)
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.