Matemática pode ser muito mais do que contas complicadas. Pensando nisso a escritora e pedagoga Caroline Vaz faz uma ligação entre matemática e literatura no livro “As Minhas Férias Sem Matemática“. A proposta é possibilitar tanto as crianças, aos pais e aos professores, conseguir inserir e contextualizar a matemática com o mundo real. Assim, tudo pode ficar mais fácil se conseguir descomplicar as questões da matemática.

Sobre “As Minhas Férias Sem Matemática”

O livro de 32 páginas mostra que a matemática não é apenas uma matéria da escola que trabalha com números. Para a autora, a matemática está em todos os lugares, não apenas nos números, mas também nas formas e no ambiente:

“Matemática vai além dos números; é geometria, é sobre o espaço entre objetos, é sobre se localizar, é sobre o lugar que moramos, sobre medidas, sobre compartilhar, dividir, e tantas outras coisas. Está na comida, nas brincadeiras, nos passeios, em uma caminhada, está em literalmente todo lugar.”

Caroline Vaz

Dessa forma, a autora usa recursos literários para levar a criança a entender que a matemática está ao seu redor e busca associar os conceitos da matéria ao mundo que o cerca e as atividades do dia-a-dia, inclusive as que ele mais gosta. Tudo isso com uma linguagem mais simples. Essa associação pode facilitar na hora de estudar, uma vez que o aluno passa a enxergar a matéria como parte da rotina.

O aprendizado da matemática logo nos primeiros anos da vida escolar é essencial para o desenvolvimento do aluno, uma vez que, essa compreensão é necessária para se adaptar aos demais componentes curriculares da matéria, que serão estudados nos próximos anos. Sendo assim, o livro é uma boa alternativa para descomplicar a matemática, que é um dos maiores desafios não apenas para os alunos, mas também para toda a comunidade escolar.

Capa de "As Minhas Férias Sem Matemática" | Crédito: Editora Asinha (Ases da Literatura)
Capa de “As Minhas Férias Sem Matemática” | Crédito: Editora Asinha (Ases da Literatura)

Sobre a autora

Caroline Vaz é pedagoga, psicopedagoga, pós-graduada em matemática no ensino fundamental. É especialista em didáticas e ensino e além disso, atua como coordenadora curricular. Ela se dedica a discussão de métodos de ensino na área da matemática, contribuindo para o desenvolvimento de novas diretrizes para a disciplina. Durante sua trajetória profissional, viu as dificuldades, tanto das crianças, quanto dos professores para o aprendizado da matemática. “As Minhas férias sem Matemática” traduz bem o trabalho ao que Caroline se dedica, buscando analisar a disciplina de um diferente ponto de vista.

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza