Entre os dias 2 e 4 de agosto, a efervescente cena audiovisual LGBTQIAPN+ do Estado de Santa Catarina estará em exibição na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá (CE), com a realização da primeira edição do Circuito Transforma – Circuito Nacional de Cinema LGBTQIAPN+ Catarinense.

Em primeiro lugar, com sua programação gratuita, o circuito conta com três sessões de curtas-metragens onde serão exibidos um total de treze produções. Assim, abordando assuntos relacionados à sexualidade, gênero e à cultura queer de Santa Catarina. Vale lembrar, que as sessões contem classificação indicativa, de 12, 14 e 16 anos.

Ainda, a seleção inclui filmes de ficção e não ficção, documentários e animações, que receberam reconhecimento em festivais renomados tanto nacional quanto internacionalmente.

Especialmente na Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do segmento audiovisual LGBTQIAPN+ na região Sul do Brasil.

“O Circuito Transforma surge da necessidade de a gente ampliar o acesso ao audiovisual LGBTQIAPN+ produzido em Santa Catarina. A Transforma tem se mostrado uma vitrine importante para esses filmes, porém com circulação limitada.

Mesmo sendo um modelo para outros eventos, deve se observar quais filmes estão sendo produzidos, quais longas estão sendo exibidos e quais curtas estão sendo premiados. Dessa forma, buscamos atingir novos públicos e levar a nossa produção audiovisual LGBTQIAPN+ que está em constante crescimento”, afirma Arthur Gomes, realizador do evento.

Por fim, as sessões de curtas-metragens acontecem entre os dias 2 e 4 de agosto (sexta, sábado e domingo), às 19h. Para retirar o ingresso gratuito, basta chegar no local de exibição, com 30 minutos de antecedência.

Leia também: História LGBTQIA+ nos Games — Parte 1