Que o trabalho de Jodie Foster é um escândalo não é novidade pra ninguém. Agora, que o combo de Foster, Kali Reis e a diretora Issa López é mais ainda é o que podemos esperar para a quarta temporada de True Detective: Terra Noturna. Em coletiva de imprensa, as protagonistas e a diretora da produção da HBO Max garantem que a temporada foi produzida com muito amor, dedicação, frio e culto a diferentes ancestralidades.
Jodie Foster, Kali Reis e Issa López estiveram presentes na coletiva de imprensa da produção de True Detective que aconteceu hoje (01), na CCXP 2023. Respondendo a perguntas previamente selecionadas, elas se demonstraram bastante empolgadas com temporada que está por vir. Principalmente tendo em mente que a produção irá se diferenciar das outras temporadas da franquia e de outras séries também:
“O gênero tem regras a serem seguidas e que não se podem fugir. Só que essa produção se diferenciará [das outras] nos detalhes”.
Issa López
Culto à ancestralidade
A diretora mexicana ainda destacou que suas raízes latinas irão estar presentes na produção que se passa no Alaska: “Eu acredito que essa foi a coisa mais latina que eu já fiz! Não importa onde a história se passa, o que importa é o espírito. A latinidade vem da forma que eu falo, da comida que eu como. Tudo é latino!”.
Ela ainda conta que, quando pensou na personagem de Reis, a Detetive Navarro, ela tinha certeza que ela seria latina. Por isso, fez questão de lhe dar um pai dominicano para que a personagem, que faz parte da comunidade nativa da região, também tenha o sangue latino.
A ancestralidade nativa do Alaska também teve um grande papel. A Clarice, de O Silêncio dos Inocentes, contou que considera o sucesso das filmagens possível em razão de um ritual que fizeram no primeiro dia: “Já de início, fizemos uma cerimônia do credo local de plantar uma árvore. Toda a equipe deu as mãos e rezou preces de acordo com suas próprias crenças e fazendo pedidos. Toda produção tem algo que da errado, e acredito que muita coisa de ruim não aconteceu graças a isso!”.
Produção de True Detective com muitas mulheres
Em resposta a fã que questionou sobre quais são as implicações em ser atriz e diretora da produção, Jodie Foster afirma estar muito feliz, principalmente por ser um cenário que lentamente está sendo dominado por mulheres.
“Quando eu era criança, eu não via muitas diretoras mulheres comandando grandes produções [nos Estados Unidos]. Eu cresci achando que eu não poderia fazer isso. Hoje, as mulheres se tornaram técnicas, se fizeram presente em mais coisas… E agora, as maiores produções são feitas por mulheres!”
Jodie Foster
A diretora Issa López completou dizendo que, diferentemente de Foster, ela via muitas referências de diretoras em seu país natal, o México. No entanto, elas eram poucas em meio a tantas produções. “Estou muito feliz de estar fazendo parte de um momento em que as mulheres estão taking over!”, contou ela animada.
Essência da série
Durante a coletiva, Jodie descreveu sua personagem, a Detetive Danvers, como alguém que não estava muito consciente de si e de seus arredores. Em contrapartida, descreveu a personagem de Reis, a Detetive Navarro, como alguém super consciente e que precisava controlar o tanto que estava ciente de seus arredores.
“Ela [minha personagem] tem amor em seu coração, eu a amo. Ela é honesta e também um ‘pé no saco’, mas realmente se importa com as pessoas. O mundo mudou em formas que ela não entende e ela acompanhar. Honestamente, para mim, a parte mais interessante foi ajudar uma nova voz nas telas”. Kali Reis, que não tem muitas produções em seu portfólio, já chegou “chegando” em sua terceira participação no audiovisual. “A voz principal da série é a da personagem de Reis, e e muito bom fazer parte desse processo da chegada de mais novo grande nome”, conta Foster.
As atrizes também contaram que a essência da série é o encontro das duas detetives de modo que, ao mesmo tempo em que resolvem um mistério, resolvem o mistério das próprias almas.
Sobre True Detective: Terra Noturna
True Detective: Terra Noturna acompanha a investigação das detetives Liz Danvers (Jodie Foster) e Evangeline Navarro (Kali Reis) do caso de seis homens que operam a Estação de Pesquisa Ártica Tsalal desaparecerem sem deixar rastros. Na trama, elas precisam confrontar a escuridão de suas próprias mentes e escavar mistérios e terrados mas terras de gelo.
Nesse sentido, a série conta com a direção de Lissa López, que já roteirizou a comédia Puxando as Cordas, com produção da HBO Max. O elenco também conta com John Hawkes (Mar em Fúria), Christopher Eccleston (Doctor Who), Fiona Shaw (Killing Eve), Finn Bennett e Anna Lambe (Trickster).
A estreia está prevista no streaming para 14 de janeiro de 2024.
Por fim, para mais novidades, continue nos acompanhando pelo site e pelas nossas redes sociais.