O concurso cosplay da CCXP já tem seus finalistas, o evento divulgou a lista com 12 candidatos. Foram 391 inscritos de todo o Brasil, sendo que 167 passaram para a segunda etapa online do concurso.
Os finalistas foram eleitos por votação popular e júri técnico no site do eventos entre os dias 30 de setembro e 12 de Outubro. Os finalistas irão se apresentar no último dia do evento, 04 de dezembro. De acordo com a assessoria, a maioria dos finalistas se inspiraram no mundo dos games para elaborar seus cosplays.
Os doze concorrentes participarão do tradicional desfile, e entre eles serão eleitos cinco melhores cosplayers, a “CCXP Master Cosplay”, que é a categoria que elege o grande vencedor do evento, e que levará como prêmio um par de ingressos Full Experience para o evento CCXP23 (no valor de R$ 24 mil) e um automóvel 0km. As demais categorias serão “Best Costume”, “Best Performance”, “Best Inventividade” e “Best Destaque”. Todos receberão como prêmio quatro figuras colecionáveis exclusivas da Iron Studios e um par de ingressos Epic Experience para o evento CCXP23. O quinto colocado, além do Epic Experience para o ano seguinte, ganhará um colecionável da Iron Studios. Todos receberão um troféu da respectiva categoria.
Entre os doze concorrentes, ao menos dois são de Minas Gerais. Melânya Silva, de Nova Lima e Júlio César, de Contagem, ambas as cidades são da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Inclusive, Shirou, como Júlio é conhecido, recebeu o prêmio de “Master Cosplay” em 2018 com o personagem Link, da franquia Zelda.
Conheça Melânya Fiaux, a finalista de Nova Lima (MG)
Melânya Silva Fiaux Berling, mais conhecida como Mel, é de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A jovem tem 33 anos, é professora de inglês, locutora e dubladora profissional. Mel começou sua trajetória como cosplayer em 2006, quando tinha somente 17 anos de idade. Na fase de votação no site da CCXP ela usou seu cosplay de Princesa Peach, da franquia de jogos Super Mario Bros. Nós conversamos com a Mel sobre como recebeu a notícia, as expectativas, e o sentimento de estar entre as 12 finalistas. Veja o que ela nos disse sobre sua classificação para a final:
“A gente sempre fica naquela expectativa, não tem jeito né? Mas quando eu vi o tanto de gente incrível concorrendo eu jurava que não teria chance. Já tinha até aceitado. Mas hoje 12h em ponto eu recebi a notificação da página da CCXP me marcando. Ali eu já sabia que tinha passado, mas ainda não estava acreditando. A ficha só caiu depois de ver a foto da minha Peach lá no meio daqueles cosplayers incríveis. Eu não achava que seria possível passar numa final dessas, eu me dediquei muito esse ano e trouxe a minha personagem favorita da vida. Sabia que se fosse, teria que ser com ela. E consegui! Agora é dedicar esse tempo pra ajustar e melhorar as coisas pra apresentação final. Estou muito feliz.”
Além de Minas Gerais, o evento teve participantes de Tubarão (SC), Maceió (AL) e Fortaleza (CE). Além de participar do evento, todos os 12 escolhidos terão gastos com hospedagem, passagem e alimentação pagos pela organização. De acordo com a CCXP, o Sudeste e o Nordeste lideram com cinco e quatro representantes respectivamente. Além de Júlio “Shirou”, outra finalista já ganhou o prêmio anteriormente. Jaqueline Fernandes, conhecida como “Jeyke”, por duas vezes já recebeu o prêmio máximo da CCXP e no ano passado levou o prêmio da categoria ‘Best Costume’. Nessa edição ela estava vestida de Kiyohime, do jogo Onmiyoji.
Conheça todos os finalistas:
Com a expectativa de receber mais de 300 mil pessoas, a CCXP acontece entre os dias 01 e 04 de dezembro no São Paulo Expo.
SERVIÇO CCXP22
Datas: de 1º a 4 de dezembro.
Local: São Paulo Expo
Para outras informações, acesse o site do evento: www.ccxp.com.br.