O Dia Nacional do Engenheiro é comemorado em 11 de dezembro. Essa data foi escolhida para homenagear esses profissionais que projetam e desenham os diferentes tipos de construções e produções de maneira geral. Os engenheiros são aqueles que erguem prédios, casas, monumentos e projetam máquinas, sendo profissionais que contribuíram para a Revolução Industrial.
Em honra a esses profissionais, trouxemos aqui quatro dicas de livros com personagens engenheiros, proporcionando uma visão envolvente e inspiradora do mundo da engenharia. Explore narrativas que celebram a mente brilhante por trás das construções icônicas e máquinas revolucionárias, elevando a engenharia a novas alturas.
Sobre o livro “The Kiss Quotient”
Um romance escrito pela Helen Hoang. The Kiss Quotient, é um livro que conta a história de Stella Lane, uma economista que tem a síndrome de Asperger. Certo dia ela decide contratar um profissional, o Michael Pahn, para ajudá-la a entender e superar a falta que ela sente em viver as experiências de um relacionamento.
Com charme e juventude, Michael, um engenheiro, é contratado para ensinar a Stella como se comportar em um relacionamento. Devido ao espectro, ela enfrenta dificuldades em desenvolver interações com outras pessoas, especialmente quando se trata de sentimentos. No entanto, ele não imaginava que a sua vida iria virar de cabeça para baixo quando conhecesse ela.
Quanto mais tempo ele passa com ela, mais encantado fica com o jeito e inteligência dela. Com essa interação, Stella vai acabar descobrindo mais sobre si e sobre o amor. Logo, ambos vão desenvolvendo um relacionamento e por fim, vão acabar se apaixonando.
Sendo assim, o que era para ser apenas uma descoberta ou um trabalho extra, acaba se tornando amor. Esse livro tem uma mistura de romance impecável, mostrando a química entre os personagens e as peculiaridades da vida de uma pessoa que tem o espectro autista e como pode vir a ser a vida de um engenheiro.
Sobre o livro “Jogo do amor/ódio”
O livro foi escrito pela Sally Thorne. A trama da história fala sobre Lucy Hutton, uma engenheira que sonha em ser editora e sobre Joshua Templeman, um engenheiro que adora o trabalho administrativo. Logo, o enredo começa de cara com um Enemies To Loves, mas no fim de tudo, eles acabam se apaixonando.
Lucy e Joshua se odeiam até pelo ato de respirar. Eles são engenheiros, mas trabalham em uma editora. No entanto, ambos demonstram esse ódio um pelo outro livremente. Essa repulsa se dá porque a Lucy não consegue entender a forma de trabalho que o Joshua realiza. Já ele, detesta a desorientação que cai sobre ele quando Lucy veste suas roupas cheias de cor.
Diante disso, ambos terão a chance de ter uma promoção dentro da editora, e assim travaram uma guerra entre si para conseguir essa chance. Mas no decorrer dessa história, vão começar a sentir uma tensão forte entre um pelo outro e irão no fim de tudo acabar descobrindo que o que ambos sentem não seja apenas ódio.
Jogo do Amor/ódio teve sua adaptação lançada no ano de 2021 em 10 de dezembro. Para aqueles que gostam de um Enemies To loves, a obra promete e entrega. É uma leitura divertida e cativante.
Sobre o livro “O Engenheiro da Morte”
O livro foi escrito pelo autor brasileiro Marcio Pitliuk, um grande especialista em escritos sobre a perseguição dos judeus. Em seu livro, ele retrata acontecimentos que marcaram o mundo sobre as ações de Adolf Hitler. Além disso, Marcio consegue brilhantemente juntar realidade e ficção, tornando a obra um clássico de excelência para a atualidade.
De um lado tem-se o Carl Farben, um engenheiro químico que trabalha para uma grande empresa alemã e acaba aceitando desenvolver um produto que levará diversas pessoas à morte, a fim de conquistar a riqueza e o conhecimento que tanto almeja. Do outro lado da história, está Martina Kaufmann, uma jovem culta, religiosa, estudiosa e judaica.
Martina, era uma mulher sonhadora e tinha o pai como exemplo. No entanto, devido à guerra dos alemães contra os judeus, ela precisa viver se escondendo e fugindo. Diante de tanta perseguição, ela acaba se tornando alguém que anseia por justiça do passado que sofreu.
A obra é um romance que aborda a história do Engenheiro Carl Farben. Durante todo o período da guerra dos alemães contra os judeus, ele conquistou riqueza com o desenvolvimento do gás Taifun B. Logo, quando a Alemanha decretou rendição, ele e sua esposa tomaram a decisão de fugir para o Brasil. Mas, mesmo assim, não conseguiram escapar do destino que os aguardava.
Sobre o livro “Rebouças”
O livro conta a história da vida dos irmãos Rebouças, os primeiros homens negros a se tornarem engenheiros no Brasil. A obra possui uma riqueza de informações que são preciosas para que se possa compreender a trajetória dos irmãos em um período em que a desigualdade social era grande no país.
Os Rebouças desde cedo eram incentivados a estudarem pelo seu pai Antônio Pereira Rebouças, um grande advogado que recebeu seu título de Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro por Dom Pedro I. Assim, desde cedo, os irmãos eram incentivados a estudarem e valorizarem o conhecimento.
De um lado temos o Antônio, que se interessou pela construção de estradas de ferro, do outro lado, tem-se o André, que despertou interesse na construção de portos. Além disso, os irmãos estudaram juntos o curso de engenharia e fizeram suas especializações nas áreas de interesse na Europa.
O livro tem 110 páginas, é dividido em oito capítulos e é uma excelente obra por não só trazer à tona a vida dos grandes engenheiros que marcaram a histórias de diversas construções no Brasil, mas, sim, por mostrar a importância do curso de engenharia em um período em que o Brasil estava em um crescente fortalecimento econômico.