“A República Popular de Terranova” é o lançamento de Felipe Kato. Ambientada no ano de 3084, a saga é uma ficção futurista que retrata a vida em um governo pautado na censura e corrupção.
Na República Popular de Terranova, o avanço da tecnologia permitiu a criação de vias aéreas, ciborgues, nanorrobôs, portais interdimensionais entre outras evoluções.
No entanto, a sociedade é uma falsa utopia. Por mais que existam inúmeros projetos científicos criados pelo bem da sociedade, o governo esconde uma trama repleta de corrupções, manipulações e autoritarismos.
A obra acompanha a jornada de Thomas K., um jornalista que trabalha em um veículo de comunicação independente, um dos poucos que sobraram. Ao ser notificado judicialmente sobre um débito bilionário, ele procura entender de onde veio essa dívida e como resolver o problema.
Leia também: Distopia e luto: O romance de Michael Maia que desafia a morte
Porém, o que Thomas descobre é uma série de injustiças cometidas pelo governo, tornando-o vítima de uma traição que o manterá preso em um centro de reeducação para punir os dissidentes.
Ao mesmo tempo, a obra conta a história da filha de Thomas, Sussana. Membro do Movimento da Revolução Solidária (MRS), um grupo clandestino que arquiteta um plano para expor as fraudes da república visando desencadear uma guerra civil.
Leia um trecho:
“Precisamos garantir a ordem e o bem-estar social de alguma forma –
respondeu ele com uma indiferença desconcertante. – O controle é
necessário. Sem ele, a sociedade entra em caos. A tributação é
apenas uma forma de manter a ordem. As pessoas já não se importam de
pagar mais, mesmo que não vejam retorno. Elas aceitam, elas se
conformam como se fosse parte da natureza das coisas. Mesmo lendo as
notícias, elas buscam motivos para acreditar em um salvador, pra
reafirmar a própria falsa esperança. E a República… bem, a
República apenas cobra.”
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.
Crédito: Adaptação / Divulgação