A espera finalmente acabou! Hoje, dia 23 de julho de 2021,  aconteceu a Cerimônia de Abertura oficial das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Seja você um amante dos esportes ou não, é inegável que o evento que dá início aos Jogos Olímpicos sempre foi considerado um show a parte por ser um espetáculo emocionante e rico em cultura. Como de costume, a cerimônia foi recebida com muita expectativa e entusiasmo ao redor do mundo, ganhando grande repercussão nas redes sociais. Confira a seguir alguns dos destaques do evento.

Apesar do cronograma de algumas modalidades esportivas como futebol e softball já estarem na ativa desde o início da semana, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo só aconteceu oficialmente nesta sexta-feira, às 20h do horário local, equivalente às 8h da manhã do horário de Brasília. Por questões sanitárias, o evento ocorreu sem a participação do público, e a pandemia de Covid-19 certamente também refletiu na própria apresentação da cerimônia, que começou com uma homenagem aos atletas que tiveram que se reinventar e encontrar meios de treinar e manter a preparação para as Olimpíadas, mesmo em meio ao isolamento social. “Distantes, mas não sozinhos” foi a mensagem principal dos minutos iniciais da abertura, que foram protagonizados pela atleta japonesa de boxe Arisa Tsubata, que permaneceu correndo sozinha em uma esteira durante a coreografia. Logo após, ocorreu o protocolo oficial de hasteamento da bandeira e execução do hino do país-sede, Japão.

As delegações dos países que competem nos jogos esse ano também participaram da festa ao som de uma trilha sonora composta por músicas de videogames japoneses; no entanto, por medidas de segurança, alguns comitês optaram por apresentar um número reduzido de atletas, como foi o caso do Brasil, que selecionou como porta-bandeiras a judoca Ketleyn Quadros, primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica individual nas Olimpíadas, e o medalhista olímpico de vôlei de quadra Bruno Rezende. O desfile das delegações seguiu a ordem do alfabeto japonês, e o Brasil foi o 151º país a se apresentar. Nossos representantes, vestindo as cores da bandeira, levaram o samba nos pés calçados por chinelos para o desfile, e foram um dos assuntos mais comentados do momento na internet. As palavras “Samba”, “Havaianas” e “Chinelo” apareceram nos trending topics das redes sociais em meio a memes, publicações e comentários sobre a cerimônia. Bem brasileiro, né? 

A cerimônia teve diversas performances simbolizando a história, cultura e tradição japonesa, como uma coreografia dedicada aos bombeiros voluntários do país. 1824 drones iluminaram o céu do Estádio Olímpico de Tóquio, encantando a todos com um show de tecnologia. Assim como aconteceu na abertura de algumas edições anteriores dos jogos, um coral de crianças se apresentou ao som da famosa música “Imagine”, composta por John Lennon e Yoko Ono; enquanto isso, cantores e cantoras de todos os continentes também fizeram uma participação especial através de telões, sendo John Legend o representante das Américas. A performance de cinco artistas reproduzindo os pictogramas dos Jogos Olímpicos que simbolizam os esportes e modalidades disputadas também foi muito comentada nas redes sociais, assim como outro grande destaque: a mensagem tema dessas Olimpíadas – “Mais rápidos, mais altos, mais fortes. Juntos.”

Imagem: @Olympics via twitter

O evento também serviu para confirmar os indícios de que as Olimpíadas de Tóquio seriam pautadas na sustentabilidade. Após a notícia de que as medalhas da competição foram forjadas a partir de materiais provenientes de aparelhos eletrônicos reciclados, as camas feitas de papelão, e os pódios feitos de plástico reciclável; a temática também ganhou seu lugar na Cerimônia de Abertura: a parte superior da tocha olímpica foi produzida por resíduos de alumínio recuperados das habitações provisórias construídas para as vítimas do tsunami de 2011, e a madeira usada para construir os Aros Olímpicos foi tirada das árvores plantadas pelos atletas olímpicos nos últimos jogos sediados no Japão, em 1964.

Imagem: @TimeBrasil via twitter

Já se encaminhando para o final do evento, a bandeira olímpica foi carregada por seis atletas que serviram como profissionais da saúde em suas comunidades durante a pandemia; e homenagens às vítimas do vírus e aos trabalhadores essenciais também foram prestadas. Logo após, o juramento olímpico foi realizado, as pombas da paz sobrevoaram o estádio e, por fim, a tão aclamada Pira Olímpica foi acesa através da tocha carregada pelas mãos da tenista Naomi Osaka em um palco inspirado no Monte Fuji. 

Resumir um evento tão longo e rico em detalhes em poucos parágrafos certamente não é fácil, mas a conclusão é apenas uma: as Olimpíadas Tokyo 2020/21 oficialmente começaram. Conta pra gente quais foram as suas partes favoritas da Cerimônia de Abertura e quais esportes vocês vão acompanhar nas próximas semanas, e vamos torcer!